PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Solubilidade- Unicamp 2001

Ir para baixo

Solubilidade- Unicamp 2001 Empty Solubilidade- Unicamp 2001

Mensagem por Purcell Sáb 15 Ago 2020, 15:45

a) Considerando apenas a constante de solubilidade dos compostos a seguir, escreva a fórmula
do ânion mais indicado para a precipitação do Pb2+. Justifique.
Dados: sulfato de chumbo, Ks = 2 × 10–8 ; carbonato de chumbo, Ks = 2 × 10–13 ; sulfeto de
chumbo, Ks = 4 × 10–28.


b) Se num certo efluente aquoso há 1 × 10–3 mol/L de Pb2+ e se a ele for adicionada a quantidade
estequiométrica do ânion que você escolheu no item a, qual é a concentração final de íons
Pb2+ que sobra neste efluente? Admita que não ocorra diluição significativa do efluente.
– Puxa, acho que por hoje chega. Será que conseguimos prever alguma questão da prova de Química? –
diz Chuá.
– Sei não! – responde Naná. – De qualquer forma acho que estamos bem preparados!

Galera, eu entendi a resolução pela fórmula do Kps e tudo mais, só que não compreendi as considerações (não levar em conta a quantidade de PbS) 
Qual a relevância do 1.10^-3 nesse exercício? E o que quer dizer, de forma prática, que não houve diluição significativa do efluente?
Purcell
Purcell
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos