PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MÚLTIPLOS E DIVISORES

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por MakiseKurisu 28/6/2020, 9:59 pm

Durante a Segunda Guerra Mundial, para decifrarem as mensagens secretas, foi utilizada a técnica de decomposição em fatores primos. Um número N é dado pela expressão 2^x.5^y.7^z, na qual x, y e z são números inteiros não negativos. Sabe-se que N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7. 
O número de divisores de N, diferentes de N, é
a) x. y. z
b) (x+ 1).(y + 1)
c) x . y . z - 1
d) (x + 1).(y + 1).z
e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1


Eu sei a resposta, minha dúvida está nessa sentença: " Sabe-se que N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
1) Se não interfere na resposta, porque foi colocado? Só para "confundir" o aluno?
2) Como N não seria múltiplo de 7, sendo que possui, pelo menos, um fator 7 na sua decomposição?


Última edição por MakiseKurisu em 29/6/2020, 12:07 am, editado 1 vez(es)

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por Medeiros 28/6/2020, 10:22 pm

significa que na expressão dada temos z=0.

vc sabe a resposta! Qual é?

a minha resposta é [(x+1).(y+1) - 1], equivalente à alternativa (e).
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por MakiseKurisu 28/6/2020, 11:25 pm

Medeiros escreveu:significa que na expressão dada temos z=0.

vc sabe a resposta! Qual é?

a minha resposta é [(x+1).(y+1) - 1], equivalente à alternativa (e).
Repare que não me referi à primeira condição do enunciado (Na qual x, y e z são números inteiros não negativos), mas sim à segunda "N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
E sim, a resposta correta é a alternativa e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1.

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por Mateus Meireles 28/6/2020, 11:26 pm

Olá, MakiseKurisu.

Existe uma resolução em vídeo que sugere que esse problema deveria ter sido anulado. Dê uma olhada.



Abs.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por Medeiros 28/6/2020, 11:51 pm

MakiseKurisu escreveu:Repare que não me referi à primeira condição do enunciado (Na qual x, y e z são números inteiros não negativos), mas sim à segunda "N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
E sim, a resposta correta é a alternativa e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1.
Entendi, sim, a sua pergunta (as duas) e foi a elas que respondi. Após, cobrei a informação do gabarito que vc alegou saber e, descumprindo normas do fórum, não forneceu.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por MakiseKurisu 28/6/2020, 11:57 pm

Medeiros escreveu:
MakiseKurisu escreveu:Repare que não me referi à primeira condição do enunciado (Na qual x, y e z são números inteiros não negativos), mas sim à segunda "N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
E sim, a resposta correta é a alternativa e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1.
Entendi, sim, a sua pergunta (as duas) e foi a elas que respondi. Após, cobrei a informação do gabarito que vc alegou saber e, descumprindo normas do fórum, não forneceu.
Sua resposta não respondeu à minha dúvida. Minha dúvida era referente ao N ser múltiplo de 7, que o enunciado diz não ser. Não ficou claro a sua resposta (bom, pelo menos eu não entendi). Agora se você acha que respondeu, encerro minha discussão por aqui. Entretanto, me desculpe por ter descumprido a norma do fórum no tópico, mas eu disse a resposta correta na mensagem anterior.

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por MakiseKurisu 29/6/2020, 12:07 am

Medeiros escreveu:
MakiseKurisu escreveu:Repare que não me referi à primeira condição do enunciado (Na qual x, y e z são números inteiros não negativos), mas sim à segunda "N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
E sim, a resposta correta é a alternativa e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1.
Entendi, sim, a sua pergunta (as duas) e foi a elas que respondi. Após, cobrei a informação do gabarito que vc alegou saber e, descumprindo normas do fórum, não forneceu.
Assisti ao vídeo que o rapaz enviou, e agora eu fui capaz de entender o que você quis dizer. Me desculpe, mas precisava de mais algumas explicações para que eu entendesse e o vídeo deixou claro. De qualquer forma, obrigada pela tentativa e desculpe o mal entendido.

MakiseKurisu
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 157
Data de inscrição : 15/03/2017
Idade : 25
Localização : Brasil-SC-Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por Medeiros 29/6/2020, 12:29 am

MakiseKurisu escreveu:
Medeiros escreveu:
MakiseKurisu escreveu:Repare que não me referi à primeira condição do enunciado (Na qual x, y e z são números inteiros não negativos), mas sim à segunda "N é múltiplo de 10 e não é múltiplo de 7.". 
E sim, a resposta correta é a alternativa e) (x + 1).(y + 1).(z + 1) - 1.
Entendi, sim, a sua pergunta (as duas) e foi a elas que respondi. Após, cobrei a informação do gabarito que vc alegou saber e, descumprindo normas do fórum, não forneceu.
Sua resposta não respondeu à minha dúvida. Minha dúvida era referente ao N ser múltiplo de 7, que o enunciado diz não ser. Não ficou claro a sua resposta (bom, pelo menos eu não entendi). Agora se você acha que respondeu, encerro minha discussão por aqui. Entretanto, me desculpe por ter descumprido a norma do fórum no tópico, mas eu disse a resposta correta na mensagem anterior.

Makise,

negação não é um bom caminho para quem estuda -- a postura do estudante é "por que?". Minha resposta tinha 3 linhas:
-- na primeira linha respondi, sim, sua dúvida;
-- na segunda linha incentivei-a ao acatamento às normas do fórum;
-- na terceira linha forneci minha resposta à questão e comentei coincidir com determinada alternativa.

Nem todos entendem de primeira e não há demérito nisso. Fórum é ambiente de discussão, aproveite; e se algo não ficou claro, diga que ainda não entendeu, objete, pergunte, solicite esclarecimentos,

boa semana.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

MakiseKurisu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: MÚLTIPLOS E DIVISORES

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos