Energia elétrica em capacitores
2 participantes
Página 1 de 1
Energia elétrica em capacitores
Quando eu estudei eletrostática eu aprendi que Epot=Vq; mas por quê nos capacitores E=(Uq)/2 ? Talvez a resposta seja óbvia, mas é que comecei a estudar capacitores agora, e me veio essa dúvida. A parte de eletrostática eu entendo... Quanto aos capacitores, imagino que o motivo da fórmula ser dividida por 2 tenha a ver com a questão das duas placas paralelas, mas estou to meio confuso... se alguém puder esclarecer isso..
RAFA&L- Estrela Dourada
Re: Energia elétrica em capacitores
A fórmula do trabalho para deslocar uma carga q entre dois pontos de potenciais U1 e U2 é: T = q.∆U
Outra coisa bem diferente é carregar um condutor qualquer (uma esfera, um capacitor, etc).
À medida em que um condutor está sendo carregado, seu potencial elétrico aumenta, linearmente, com o valor da carga.
O gráfico do potencial U versus a carga Q, portanto, é uma reta, que passa pela origem.
A energia potencial elétrica W adquirida pelo condutor é dada pela área do triângulo entre o gráfico e o eixo Q:
W = Q.U/2
Lembrando que Q = C.U podemos também escrever: W = (1/2).C.U² = (1/2).Q²/C
.
Outra coisa bem diferente é carregar um condutor qualquer (uma esfera, um capacitor, etc).
À medida em que um condutor está sendo carregado, seu potencial elétrico aumenta, linearmente, com o valor da carga.
O gráfico do potencial U versus a carga Q, portanto, é uma reta, que passa pela origem.
A energia potencial elétrica W adquirida pelo condutor é dada pela área do triângulo entre o gráfico e o eixo Q:
W = Q.U/2
Lembrando que Q = C.U podemos também escrever: W = (1/2).C.U² = (1/2).Q²/C
.
Elcioschin- Grande Mestre
Medeiros gosta desta mensagem