PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia elétrica em capacitores

2 participantes

Ir para baixo

Energia elétrica em capacitores Empty Energia elétrica em capacitores

Mensagem por RAFA&L Sex 26 Jun 2020, 18:42

Quando eu estudei eletrostática eu aprendi que Epot=Vq; mas por quê nos capacitores E=(Uq)/2 ? Talvez a resposta seja óbvia, mas é que comecei a estudar capacitores agora, e me veio essa dúvida. A parte de eletrostática eu entendo... Quanto aos capacitores, imagino que o motivo da fórmula ser dividida por 2 tenha a ver com a questão das duas placas paralelas, mas estou to meio confuso... se alguém puder esclarecer isso..

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Energia elétrica em capacitores Empty Re: Energia elétrica em capacitores

Mensagem por Elcioschin Sex 26 Jun 2020, 19:57

A fórmula do trabalho para deslocar uma carga q entre dois pontos de potenciais U1 e U2 é: T = q.∆U

Outra coisa bem diferente é carregar um condutor qualquer (uma esfera, um capacitor, etc).

À medida em que um condutor está sendo carregado, seu potencial elétrico aumenta, linearmente, com o valor da carga.

O gráfico do potencial U versus a carga Q, portanto, é uma reta, que passa pela origem. 

A energia potencial elétrica W adquirida pelo condutor é dada pela área do triângulo entre o gráfico e o eixo Q:

W = Q.U/2

Lembrando que Q = C.U podemos também escrever: W = (1/2).C.U² = (1/2).Q²/C
.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Medeiros gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo