Leis de Newton
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Leis de Newton
(UFJF-MG) Na figura a seguir, representamos uma esfera de massa m, presa ao teto de um vagão e em repouso em relação a este. O vagão desloca-se em movimento retilíneo com uma aceleração a para a direita em relação ao solo. Do ponto de vista de um observador em repouso em relação ao solo, qual das alternativas seguintes representa CORRETAMENTE as forças que atuam sobre a massa m?
Por que não é a B?
Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?
Por que não é a B?
Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?
pauloaires20- Padawan
Lindy Brito gosta desta mensagem
Re: Leis de Newton
Bom dia,
"Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?"
Não, na situação observada a massa m está em equilíbrio estático, faça a decomposição dos vetores indicados na alternativa B e veja se o somatório é nulo.
"Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?"
Não, na situação observada a massa m está em equilíbrio estático, faça a decomposição dos vetores indicados na alternativa B e veja se o somatório é nulo.
Emanoel Mendonça- Fera
A força resultante na esfera é horizontal para a direita. O gabarito correto é o item A.
Veja que agem apenas duas forças na esfera a tensão do fio e o peso. No item B, apesar de a resultante ser para a direita foi adicionada uma terceira força que não existe (quem produz essa força F horizontal?).
Como exercício proponho que você decomponha a tensão do fio para o item A na horizontal e na vertical e verifique que na vertical a resultante é zero e na horizontal existe resultante para a direita. Ou seja, a resultante de todas as forças que agem na esfera é para a direita, porém você se confundiu com uma força inexistente.
Obs: você deveria ter colocado o gabarito no enunciado conforme determinam as regras do fórum!
Veja que agem apenas duas forças na esfera a tensão do fio e o peso. No item B, apesar de a resultante ser para a direita foi adicionada uma terceira força que não existe (quem produz essa força F horizontal?).
Como exercício proponho que você decomponha a tensão do fio para o item A na horizontal e na vertical e verifique que na vertical a resultante é zero e na horizontal existe resultante para a direita. Ou seja, a resultante de todas as forças que agem na esfera é para a direita, porém você se confundiu com uma força inexistente.
Obs: você deveria ter colocado o gabarito no enunciado conforme determinam as regras do fórum!
Rory Gilmore- Monitor
Jisoo gosta desta mensagem
Um adendo, a força que faz a massa "m" ser jogada para atrás é de caráter não - inércial, isto é, não é possível identificar o agente que aplica a força, por isso no referencial da questão a resultante é para direita, mas para um referencial estático em relação ao vagão a massa "m" está parada, desde que o vagão mantenha sua aceleração constante.
Colega pauloaires20, me desculpe se não fui muito preciso na minha explicação.
Emanoel Mendonça- Fera
Muito obrigado!! Me ajudou na questão e desculpe-me por esquecer o gabaritoRory Gilmore escreveu:A força resultante na esfera é horizontal para a direita. O gabarito correto é o item A.
pauloaires20- Padawan
Me ajudou sim! Muito obrigado pela explicação amigo.Emanoel Mendonça escreveu:Um adendo, a força que faz a massa "m" ser jogada para atrás é de caráter não - inércial, isto é, não é possível identificar o agente que aplica a força, por isso no referencial da questão a resultante é para direita, mas para um referencial estático em relação ao vagão a massa "m" está parada, desde que o vagão mantenha sua aceleração constante.
pauloaires20- Padawan
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos