PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leis de Newton

3 participantes

Ir para baixo

Leis de Newton Empty Leis de Newton

Mensagem por pauloaires20 Qua 17 Jun 2020, 11:01

(UFJF-MG) Na figura a seguir, representamos uma esfera de massa m, presa ao teto de um vagão e em repouso em relação a este. O vagão desloca-se em movimento retilíneo com uma aceleração a para a direita em relação ao solo. Do ponto de vista de um observador em repouso em relação ao solo, qual das alternativas seguintes representa CORRETAMENTE as forças que atuam sobre a massa m? 
Leis de Newton Sem_tz15 
Por que não é a B?
Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?

pauloaires20
Padawan
Padawan

Lindy Brito gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Leis de Newton Empty Re: Leis de Newton

Mensagem por Emanoel Mendonça Qua 17 Jun 2020, 11:30

Bom dia,

"Realizando a soma vetorial das forças, a força resultante horizontal não era pra ficar na direita?"

Não, na situação observada a massa m está em equilíbrio estático, faça a decomposição dos vetores indicados na alternativa B e veja se o somatório é nulo.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por Rory Gilmore Qua 17 Jun 2020, 12:16

A força resultante na esfera é horizontal para a direita. O gabarito correto é o item A.
Veja que agem apenas duas forças na esfera a tensão do fio e o peso. No item B, apesar de a resultante ser para a direita foi adicionada uma terceira força que não existe (quem produz essa força F horizontal?).
Como exercício proponho que você decomponha a tensão do fio para o item A na horizontal e na vertical e verifique que na vertical a resultante é zero e na horizontal existe resultante para a direita. Ou seja, a resultante de todas as forças que agem na esfera é para a direita, porém você se confundiu com uma força inexistente.

Obs: você deveria ter colocado o gabarito no enunciado conforme determinam as regras do fórum!

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Jisoo gosta desta mensagem

Mensagem por Emanoel Mendonça Qua 17 Jun 2020, 13:20

Um adendo, a força que faz a massa "m" ser jogada para atrás é de caráter não - inércial, isto é, não é possível identificar o agente que aplica a força, por isso no referencial da questão a resultante é para direita, mas para um referencial estático em relação ao vagão a massa "m" está parada, desde que o vagão mantenha sua aceleração constante.

Colega  pauloaires20, me desculpe se não fui muito preciso na minha explicação.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por pauloaires20 Sáb 20 Jun 2020, 12:52

Rory Gilmore escreveu:A força resultante na esfera é horizontal para a direita. O gabarito correto é o item A.
Veja que agem apenas duas forças na esfera a tensão do fio e o peso. No item B, apesar de a resultante ser para a direita foi adicionada uma terceira força que não existe (quem produz essa força F horizontal?).
Como exercício proponho que você decomponha a tensão do fio para o item A na horizontal e na vertical e verifique que na vertical a resultante é zero e na horizontal existe resultante para a direita. Ou seja, a resultante de todas as forças que agem na esfera é para a direita, porém você se confundiu com uma força inexistente.

Obs: você deveria ter colocado o gabarito no enunciado conforme determinam as regras do fórum!
Muito obrigado!! Me ajudou na questão e desculpe-me por esquecer o gabarito

pauloaires20
Padawan
Padawan

Mensagem por pauloaires20 Sáb 20 Jun 2020, 12:53

Emanoel Mendonça escreveu:Um adendo, a força que faz a massa "m" ser jogada para atrás é de caráter não - inércial, isto é, não é possível identificar o agente que aplica a força, por isso no referencial da questão a resultante é para direita, mas para um referencial estático em relação ao vagão a massa "m" está parada, desde que o vagão mantenha sua aceleração constante.

Colega  pauloaires20, me desculpe se não fui muito preciso na minha explicação.
Me ajudou sim! Muito obrigado pela explicação amigo.

pauloaires20
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo