Polias e plano e plano inclinado.
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Polias e plano e plano inclinado.
No sistema mostrado na figura, todas as superfícies são lisas, e as polias e fios são ideais. O sistema é largado quando todos os corpos estão em repouso. Sabendo que a cunha de massa m0 não irá se mover, determine a razão . A intensidade da gravidade é g.
senθ =
senθ =
- Resposta:
- 1/5
ewertonaraujo22- Iniciante
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Polias e plano e plano inclinado.
Sim, tenho certeza. Eu ainda não consegui fazê-la, entretanto, creio que o caminho seja calcular a tração T considerando que a força exercida na polia "puxa" o triângulo de massa m0. Tal força é compensada pela componente x da força de reação N do bloco de massa m. Compreende o que quero dizer? Só depois disso faríamos o sistema montado em sua resolução. Se o que digo estiver certo, não sei onde estou errando.
No caso da sua resolução, não se pode adimitir que há equilíbrio no sistema. O mais correto seria: T - Mg = Ma e 3mg/2 - T = ma (considerando que m>M e, portanto, movimenta o sistema). A tração seria descoberta do modo que eu indiquei acima.
De qualquer forma os resultados não batem. Acredito que o raciocínio esteja correto, mas não sei no que mais posso estar errando. Agradeço se puder me ajudar.
No caso da sua resolução, não se pode adimitir que há equilíbrio no sistema. O mais correto seria: T - Mg = Ma e 3mg/2 - T = ma (considerando que m>M e, portanto, movimenta o sistema). A tração seria descoberta do modo que eu indiquei acima.
De qualquer forma os resultados não batem. Acredito que o raciocínio esteja correto, mas não sei no que mais posso estar errando. Agradeço se puder me ajudar.
Caso haja movimento, com ou sem aceleração, com certeza a cunha vai deslizar para a esquerda, já que o enunciado não garantiu que ela está presa ao solo.
Como o enunciado garante apenas que ela não se movimenta, é mais sensato supor o equilíbrio.
Como o enunciado garante apenas que ela não se movimenta, é mais sensato supor o equilíbrio.
Sim, é realmente o mais sensato a se supor. Mas a cunha não necessariamente deslizaria para esquerda, uma vez que a força de tração T do fio de cima e de baixo da polia presa a cunha puxariam ela para direita.
Neste caso ela seria puxada para a direita, o que invalida o enunciado, que diz que ela não se move.