Dúvida no assunto de trigonometria
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Dúvida no assunto de trigonometria
bom dia, iniciei a pouco tempo o estudo sobre trigonometria e me veio as seguintes dúvidas:
1)no circulo da função seno, temos o início a partir de 0 no eixo das abscissas atingindo o ponto máximo em pí/2, que é 1 e o mínimo em 3pi/2 que é -1, usando como exemplo um ângulo de 30 graus nesse ciclo, temos como imagem no eixo das ordenadas 1/2, mas já na função cosseno, porque é o inverso?
2)poderiam me exemplificar o motivo da imagem ocorrer no eixo x?
3)A minha principal dúvida é, pq o circulo trigonométrico na função cosseno tem início a partir de 1? tendo como pi/2 igual a 0 e 3pi/2 igual a 0 ?
Iniciei hoje o estudo aprofundado do assunto, perdoem-me alguma incoerência nas perguntas acima.
1)no circulo da função seno, temos o início a partir de 0 no eixo das abscissas atingindo o ponto máximo em pí/2, que é 1 e o mínimo em 3pi/2 que é -1, usando como exemplo um ângulo de 30 graus nesse ciclo, temos como imagem no eixo das ordenadas 1/2, mas já na função cosseno, porque é o inverso?
2)poderiam me exemplificar o motivo da imagem ocorrer no eixo x?
3)A minha principal dúvida é, pq o circulo trigonométrico na função cosseno tem início a partir de 1? tendo como pi/2 igual a 0 e 3pi/2 igual a 0 ?
Iniciei hoje o estudo aprofundado do assunto, perdoem-me alguma incoerência nas perguntas acima.
Última edição por GuilhermeSS em Sáb 23 maio 2020, 17:31, editado 1 vez(es)
GuilhermeSS- Jedi
Eduardo Monteles- Iniciante
Re: Dúvida no assunto de trigonometria
No círculo trigonométrico (de raio 1) a origem de contagem dos ângulos, por convenção é o ponto (1, 0) no sistema xOy.
E o sentido convencional positivo é sempre o sentido trigonométrico (sentido oposto ao dos ponteiros do relógio)
Isto vale para todas as funções: seno, cosseno, tangente, secante, cossecante e cotangente.
Considere um ângulo de 30º. Marque, no círculo, o ponto P correspondente a este ângulo.
Por P trace uma perpendicular ao eixo x, no ponto A e outra ao eixo y, no ponto B
O seno do ângulo é o segmento OB ---> sen30º = OB = AP = 1/2
O cosseno do ângulo é o segmento OA ---> cos30º = OA = BP = √3/2
Agora, considere o ângulo de 0º ---> P fica em (1, 0)
sen(0º) = distância de P ao eixo x = 0 ---> sen0º = 0
cos(0º) = distância de P ao eixo y = 1 ---> cos(0º) = 1
E o sentido convencional positivo é sempre o sentido trigonométrico (sentido oposto ao dos ponteiros do relógio)
Isto vale para todas as funções: seno, cosseno, tangente, secante, cossecante e cotangente.
Considere um ângulo de 30º. Marque, no círculo, o ponto P correspondente a este ângulo.
Por P trace uma perpendicular ao eixo x, no ponto A e outra ao eixo y, no ponto B
O seno do ângulo é o segmento OB ---> sen30º = OB = AP = 1/2
O cosseno do ângulo é o segmento OA ---> cos30º = OA = BP = √3/2
Agora, considere o ângulo de 0º ---> P fica em (1, 0)
sen(0º) = distância de P ao eixo x = 0 ---> sen0º = 0
cos(0º) = distância de P ao eixo y = 1 ---> cos(0º) = 1
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Dúvida no assunto de trigonometria
muito obrigado amigos! ficou claro agora
GuilhermeSS- Jedi