PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colesterol

2 participantes

Ir para baixo

Colesterol Empty Colesterol

Mensagem por icaro256 Seg 18 maio 2020, 15:30

Uma membrana constituída somente de fosfolipídios experimenta uma transição nítida da forma cristalina para forma fluída quando é aquecida. Contudo, uma membrana contendo 80% de fosfolipídios e 20% de colesterol experimenta uma mudança mais gradual da forma cristalina para forma fluída, quando aquecida pela mesma faixa de temperatura.
Isto ocorre porque:

Resposta:c)o colesterol estabiliza a membrana em função de seu sistema plano de anéis.
d)o colesterol favorece a compactação íntima das cadeias acilas.



A molécula de colesterol é composta de anéis não aromáticos, ou seja, de geometria tetraédrica (tridimensional), então não entendi a parte do sistema plano. Além disso, não compreendo o que anula a letra d). Se alguém puder ajudar, agradeço.

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por RAFA&L Qui 21 maio 2020, 15:13

Olá Icaro, você esta enganado. O anel aromático é um plano. É meio difícil de explicar sem imagens, pesquise por "geometria do benzeno 3D" no google imagens que você entenderá. Ele [o anel aromático] é plano!
Sobre a d): não sei exatamente te dizer o porque de a afirmação estar errada. Mas pense: o colesterol se espalha por entre os fosfolipídios, não consigo imaginar como isso faria que houvesse uma compactação das cadeias acilas. Lembre-se que cadeias acilas são as duas perninhas dos fosfolipídeos. Se há colesterol entre os fosfolipídios então não acho que deve haver compactação, mas sim distanciamento, pelo menos entre as acilas que não são do mesmo fosfolipídio.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por RAFA&L Qui 21 maio 2020, 15:24

Eu acho que quando a afirmação diz compactação intima ele se refere na compactação das duas acilas de um mesmo fosfolipídio. SE FOR ISSO, então está errada porque o colesterol não faz que essas acilas de aproximem. O colesterol realiza ligações com os fosfolipídeos e deixam a membrana menos* fluida, mas isso não quer dizer que deixe-a mais compacta. Enfim, o que eu sei é isso, espero ter ajudado

*edit


Última edição por RAFA&L em Qui 21 maio 2020, 23:31, editado 1 vez(es)

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por icaro256 Qui 21 maio 2020, 20:27

Os anéis do colesterol não são aromáticos, eles têm geometria tetraédrica, eu acho.

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por RAFA&L Qui 21 maio 2020, 23:47

Você tem razão, os anéis do colesterol não são aromáticos. Não sei porque tomei isso como verdade. Faz tempo que não estudo lipídios...
Mas enfim, vou tentar te ajudar, novamente:
Antes só quero fazer uma observação: note que em minha segunda resposta eu fiz uma edição. O colesterol na membrana torna-a menos fluída. Fiz a resposta muito rápida e acabei me confundindo na escrita.
Bom, feitas as correções, posso dizer que:
Sobre a d): O colesterol torna a membrana menos fluida, mas não mais compacta. Ele dificulta que os fosfolipídios se movimentem na membrana plasmática (lembre-se da denominação "mosaico fluido"), mas isso não quer dizer que o colesterol aproxime as acilas.
Sobre a c): eu, particularmente, também não sei te afirmar ao certo sobre qual a geometria dos anéis do colesterol. Mas sei que eles estabilizam sim a membrana, pois o colesterol realiza ligações intermoleculares com os fosfolipídios, deixando a bicamada mais rígida e menos fluida, como ja dito. Sobre a parta da geometria da molécula, pesquisando eu achei isso em um site: "devido a seus rígidos anéis planos de esteroides [as moléculas de colesterol] diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida. Apesar de não ser de uma fonte muito confiável, não acho que deva ter erros nessa frase.
Espero ter ajudado, e desculpe a confusão quanto a presença, ou melhor, ausência, de aromáticos no colesterol.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por icaro256 Qua 27 maio 2020, 10:54

Obrigado.

icaro256
Jedi
Jedi

Mensagens : 218
Data de inscrição : 05/10/2019
Idade : 23
Localização : Jequié, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colesterol Empty Re: Colesterol

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos