movimento na curva
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movimento na curva
Um engenheiro deseja planejar a curva circular de saída de uma rodovia de maneira que os carros trafeguem por ela sem necessidade de se valerem do atrito transversal ao sentido do movimento para evitar derrapagem. Para isso, ele tem que calcular o raio R dessa curva em função da velocidade v do carro e do ângulo de inclinação θ da curva. O engenheiro utilizou os valores θ= 36,9º e v= 54,0 km/h, que é um valor típico de velocidade com que um carro faz a curva em uma rampa de saída.
Na avaliação do engenheiro, o valor de R deve ser:
a) 18,0 m
b) 19,2 m
c) 23,8 m
d) 30,0 m
e) 32,0 m
Adote:
g = 10 m/s² para a aceleração local da gravidade,
cos(36,9º) = 0,80 e sen(36,9º) = 0,60
Como resolver?
Gabarito: D
Na avaliação do engenheiro, o valor de R deve ser:
a) 18,0 m
b) 19,2 m
c) 23,8 m
d) 30,0 m
e) 32,0 m
Adote:
g = 10 m/s² para a aceleração local da gravidade,
cos(36,9º) = 0,80 e sen(36,9º) = 0,60
Como resolver?
Gabarito: D
Beatriz.macondo- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 126
Data de inscrição : 12/04/2020
Re: movimento na curva
Bom dia,
Existe uma equação pronta pra esse problema, vou apenas aplica-la.
Vmax = √R.g.tg θ
(54 / 3,6)² = 10.R. (6/
225 = 60.R/8
R = 30m
Letra D
Existe uma equação pronta pra esse problema, vou apenas aplica-la.
Vmax = √R.g.tg θ
(54 / 3,6)² = 10.R. (6/
225 = 60.R/8
R = 30m
Letra D
Emanoel Mendonça- Fera
- Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil
Re: movimento na curva
Deixo a demonstração dessa equação
Fcp = Força centrípeta
https://i.servimg.com/u/f17/19/73/34/43/img_2097.jpg" alt="" />
Ncp ("normal centrípeta") faz o papel da força centrípeta. Não deixando o carro derrapar fora da pista
e a Ny (componente vertical da normal) "faz" o papel de peso só que com sentido oposto, não permitindo que o carrinho afunde pra baixo ou pra cima.
Fcp = Força centrípeta
https://i.servimg.com/u/f17/19/73/34/43/img_2097.jpg" alt="" />
Ncp ("normal centrípeta") faz o papel da força centrípeta. Não deixando o carro derrapar fora da pista
e a Ny (componente vertical da normal) "faz" o papel de peso só que com sentido oposto, não permitindo que o carrinho afunde pra baixo ou pra cima.
Emanoel Mendonça- Fera
- Mensagens : 1744
Data de inscrição : 23/06/2017
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Localização : Resende, RJ, Brasil
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