PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exericio Dinamica

+2
Felipe2000
GabrielMitinho
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido Exericio Dinamica

Mensagem por GabrielMitinho Sáb 04 Abr 2020, 17:40

Exericio Dinamica Dina10
Estava com duvida nesse exercicio. O enunciado é: 
O carro da figura, M=19kg está submetido a uma F=100N constante horizontal. Um bloco m=1kg, desliza por um plano inclinado fixo, sendo teta=37graus seu angulo com a horizontal e g=10m/s^2.Calcule a aceleracao do bloco em relacao ao carro. Despreze atritos.
GABARITO=10,33M/S^2


Última edição por Giovana Martins em Dom 12 Abr 2020, 17:11, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Errado)

GabrielMitinho
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Felipe2000 Sáb 04 Abr 2020, 18:03

Amigo, copie o texto da questão, pois mandar apenas a imagem é contra as regras do fórum.
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Elcioschin Sáb 04 Abr 2020, 18:05

Bem-vindo ao fórum!
Para ser bem atendido, você precisa conhecer e seguir nossas Regras (no alto da página)
Nesta questão você não seguiu a Regra IX: o texto do enunciado deve ser digitado.
Por favor EDITe sua questão original, digitando o texto (a figura pode ficar)
Leia todas as Regras e siga-as nas próximas postagens.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71678
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Giovana Martins Sáb 04 Abr 2020, 18:38

Poste também o gabarito se você tiver.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7603
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Felipe2000 Sáb 04 Abr 2020, 19:07

Não sei se está certo, mas fiz da seguinte forma:

Exericio Dinamica Plano10
F = (M + m) x a
100 = 20 x a
a = 5 m/s²

F' = m x a
F' = 1 x 5
F' = 5 N

F'x = F' x cos37°
F'x = 5 x 4/5
F'x = 4 N

Px = P x sen37°
Px = 10 x 3/5
Px = 6 N

Py anula Fy e N

Força resultante em m e a':

Fm = Px + F'x = 6 + 4 = 10 N
10 = 1 x a'
a' = 10 m/s²
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por GabrielMitinho Sáb 04 Abr 2020, 20:39

O gabarito é 10,33m/s^2

GabrielMitinho
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Obg pelo aviso

Mensagem por GabrielMitinho Sáb 04 Abr 2020, 20:42

Elcioschin escreveu:Bem-vindo ao fórum!
Para ser bem atendido, você precisa conhecer e seguir nossas Regras (no alto da página)
Nesta questão você não seguiu a Regra IX: o texto do enunciado deve ser digitado.
Por favor EDITe sua questão original, digitando o texto (a figura pode ficar)
Leia todas as Regras e siga-as nas próximas postagens.
Desculpe, nao vai se repetir! Já corrigi, caso tambem puder me ajudar com o exercicio fico grato!

GabrielMitinho
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Gabarito é 10,33m/s^2

Mensagem por GabrielMitinho Sáb 04 Abr 2020, 20:43

Felipe2000 escreveu:Não sei se está certo, mas fiz da seguinte forma:

Exericio Dinamica Plano10
F = (M + m) x a
100 = 20 x a
a = 5 m/s²

F' = m x a
F' = 1 x 5
F' = 5 N

F'x = F' x cos37°
F'x = 5 x 4/5
F'x = 4 N

Px = P x sen37°
Px = 10 x 3/5
Px = 6 N

Py anula Fy e N

Força resultante em m e a':

Fm = Px + F'x = 6 + 4 = 10 N
10 = 1 x a'
a' = 10 m/s²

GabrielMitinho
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por marcelindo3301 Sáb 04 Abr 2020, 22:38

Eu cheguei em uma resposta diferente da resposta do gabarito e também tenho algumas discordâncias em relação à resolução do Felipe2000.

Primeiro, não acho correta a afirmação "F=(M+m)*a" pois o bloco menor não vai junto com o maior, imagine a seguinte situação:

Exericio Dinamica Sem_tz13
Supondo que entre os dois blocos não há atrito e o bloco maior fosse acelerado o bloco menor simplesmente "escorregaria" e cairia no na mesma posição que já se encontrava. A equação das forças em situações desse tipo é apenas F=M.a, não F=(M+m).a. 

Segundo, na questão dada pelo GabrielMitinho (kkkk belo nick), há mais uma força (N*sinθ) empurrando o bloco maior. Esta força pode ser melhor visualizada no diagrama a seguir:

Exericio Dinamica Screen63

Dessa forma, a equação fica F + N*sinθ = M*a

Agora imagine, se o bloco menor não tivesse aceleração por estar no plano inclinado, quando o bloco maior começasse ir para a direita o bloco menor vai começaria descer, mantendo sua posição original (como no exemplo primeiro exemplo que dei). Apesar de manter a mesma posição, ele vai ter uma aceleração maior em relação ao bloco maior pois enquanto este último se desloca hcosθ o menor se desloca h. 

Exericio Dinamica Screen64

Para descobrir qual a aceleração do bloco menor basta descobrir o tempo que o bloco maior levar para percorrer a distância hcosθ, nesse mesmo tempo o bloco menor terá percorrido a distância h, assim tendo uma aceleração maior.

Fazendo as contas eu cheguei que a aceleração do bloco menor seria (F + N*sinθ) /(M*cosθ)=a'

sabendo essa aceleração do bloco menor basta somá-la com a aceleração que ele teria caso o plano inclinado fosse preso ao chão, que é g*sinθ.

Somando com a aceleração que ele teria caso o plano inclinado fosse preso ao chão fica (F + N*sinθ) /(M*cosθ) + g*sinθ= a''

Se você substituir os valores vai chegar em a''= 12,92 m/s²

A resposta não bate com o gabarito, talvez eu também tenha pecado em algum aspecto.
marcelindo3301
marcelindo3301
Jedi
Jedi

Mensagens : 369
Data de inscrição : 10/10/2017
Idade : 23
Localização : Gramado, RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Felipe2000 Sáb 04 Abr 2020, 23:23

marcelindo3301 escreveu:Eu cheguei em uma resposta diferente da resposta do gabarito e também tenho algumas discordâncias em relação à resolução do Felipe2000.

Primeiro, não acho correta a afirmação "F=(M+m)*a" pois o bloco menor não vai junto com o maior, imagine a seguinte situação:

Exericio Dinamica Sem_tz13
Supondo que entre os dois blocos não há atrito e o bloco maior fosse acelerado o bloco menor simplesmente "escorregaria" e cairia no na mesma posição que já se encontrava. A equação das forças em situações desse tipo é apenas F=M.a, não F=(M+m).a. 

Segundo, na questão dada pelo GabrielMitinho (kkkk belo nick), há mais uma força (N*sinθ) empurrando o bloco maior. Esta força pode ser melhor visualizada no diagrama a seguir:

Exericio Dinamica Screen63

Dessa forma, a equação fica F + N*sinθ = M*a

Agora imagine, se o bloco menor não tivesse aceleração por estar no plano inclinado, quando o bloco maior começasse ir para a direita o bloco menor vai começaria descer, mantendo sua posição original (como no exemplo primeiro exemplo que dei). Apesar de manter a mesma posição, ele vai ter uma aceleração maior em relação ao bloco maior pois enquanto este último se desloca hcosθ o menor se desloca h. 

Exericio Dinamica Screen64

Para descobrir qual a aceleração do bloco menor basta descobrir o tempo que o bloco maior levar para percorrer a distância hcosθ, nesse mesmo tempo o bloco menor terá percorrido a distância h, assim tendo uma aceleração maior.

Fazendo as contas eu cheguei que a aceleração do bloco menor seria (F + N*sinθ) /(M*cosθ)=a'

sabendo essa aceleração do bloco menor basta somá-la com a aceleração que ele teria caso o plano inclinado fosse preso ao chão, que é g*sinθ.

Somando com a aceleração que ele teria caso o plano inclinado fosse preso ao chão fica (F + N*sinθ) /(M*cosθ) + g*sinθ= a''

Se você substituir os valores vai chegar em a''= 12,92 m/s²

A resposta não bate com o gabarito, talvez eu também tenha pecado em algum aspecto.
Nesse seu exemplo, a força continua, acredito eu, sendo F=(M+m)*a, pois ela está sendo aplicada sobre o sistema formado por (M + m), tendo portanto maior inércia que apenas M, ou seja, apesar de não existir a força de atrito, a força está sendo aplicada no sistema e a aceleração será a = F/(m+M).

Sei não, você pode estar certo e eu viajando, mas é assim mesmo kkkkk.
Felipe2000
Felipe2000
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 29/01/2019
Idade : 23
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Exericio Dinamica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos