Números Complexos- (IME-98)
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Números Complexos- (IME-98)
Determine os parâmetros e da transformação complexa, , que leva os pontos , para , , , respectivamente, bem como, para , onde .
não consegui entender o exercício, como assim levar os pontos Z para W? Nunca fiz uma questão parecida. Por favor, me expliquem.
O gabarito traz Z=1+i
não consegui entender o exercício, como assim levar os pontos Z para W? Nunca fiz uma questão parecida. Por favor, me expliquem.
O gabarito traz Z=1+i
Última edição por analuizascrr em Sáb 11 Jan 2020, 08:52, editado 1 vez(es)
analuizascrr- Iniciante
Re: Números Complexos- (IME-98)
É como se isso ai fosse uma função, uma f(x) por exemplo, se você pega um x qualquer no domínio de f e aplica em f, que no caso seria o f(x), então o ponto que era x passou a ser f(x) depois dessa aplicação, então ele foi levado de x para f(x), acho que foi isso que o exercício quis dizer com essa de levar Z para W.
Aí basta substituir os Z's naquela parte a direita e igualar aos seus respectivos W's, primeiro faça Z = 0 e W = i, depois Z = -i e W = 1 e Z = -1 e W = 0, daí você vai encontrar que α = β = δi e γ = -δ, aparentemente não dá pra encontrar valores exatos para eles, mas tudo bem, daí pra encontrar Z tal que W = -2 - i basta substituir esses valores encontrados ali em cima pra simplificar a função e substituir esse W para encontrar Z, que vai ser 1 + i.
A titulo de curiosidade, creio eu que essa função aí é a Transformação de Mobius.
Aí basta substituir os Z's naquela parte a direita e igualar aos seus respectivos W's, primeiro faça Z = 0 e W = i, depois Z = -i e W = 1 e Z = -1 e W = 0, daí você vai encontrar que α = β = δi e γ = -δ, aparentemente não dá pra encontrar valores exatos para eles, mas tudo bem, daí pra encontrar Z tal que W = -2 - i basta substituir esses valores encontrados ali em cima pra simplificar a função e substituir esse W para encontrar Z, que vai ser 1 + i.
A titulo de curiosidade, creio eu que essa função aí é a Transformação de Mobius.
fantecele- Fera
Re: Números Complexos- (IME-98)
Entendii, muito obrigada!
analuizascrr- Iniciante