PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio Empty Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio

Mensagem por ismael1008,3 Dom 27 Out 2019, 22:12

19.117 - (Faap-SP) Um raio luminoso que se propaga num dado meio incide na superfície de separação desse meio com o ar, fazendo um ângulo de 30º com a normal à superfície. Sabendo-se que o índice de refração do ar é 1,0, que velocidade de propagação da luz no vácuo é 3.10^8 m/s, que o ângulo que o raio refratado faz com a normal é de 45º, determine a velocidade de propagação da luz no dado meio.

Gabarito : 1,5.√2.10^8 m/s

Desculpa pessoal pelo mal jeito com o fórum faz muito tempo que não uso. eu estou achando que o gabarito está errado o meu tá dando 3.√2.10^8 m/s

ismael1008,3
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 783
Data de inscrição : 10/04/2016
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio Empty Re: Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio

Mensagem por Elcioschin Dom 27 Out 2019, 22:58

n(meio).sen30º = n(ar).sen45º

n(meio).(1/2) = 1.(√2/2)

n(meio) = √2

n = c/v ---> v = c/n ---> calcule v
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71876
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio Empty Re: Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio

Mensagem por ismael1008,3 Dom 27 Out 2019, 23:12

Agora eu entendi, eu estava fazendo ao contrário eu achava que ele estava indo do ar para o meio, mas está indo do meio para o AR, questão tranquila só usar snell-descartes. Obrigado Very Happy

ismael1008,3
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 783
Data de inscrição : 10/04/2016
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio Empty Re: Refração - Velocidade da Luz em um Dado Meio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos