PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material didático para FUVEST

+7
marvinbn
1Guy
RAFA&L
dd0123
JoseMayer
marcosprb
fiolicfm
11 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Material didático para FUVEST

Mensagem por fiolicfm Sex 25 Out 2019, 19:32

Fala galera, tudo bem? espero que vcs estejam tendo um excelente dia.
Estou me preparando para a fuvest esse ano, especificamente para Medicina em Pinheiros. Como é possível que não consiga, já estou planejando um conjunto de materiais didáticos para me preparar para a prova do ano que vem. Nessa situação eu não faria cursinho(minha cidade não tem curso pra fuvest), tendo o dia inteiro pra estudar em casa.
Estava separando uns materiais aqui e gostaria de saber opinioes de vcs sobre minhas escolhas. Dou preferência para materiais bons em física, quimica, biologia e portugues (materias da 2a fase). Por enquanto minha lista é essa:
Matematica: Iezzi
Quimica: Peter Atkins.
Biologia: Campbell.
Fisica:Coleção Tópicos de Física.
Português: William Cereja
Geografia: Eustáquio
História, Filosofia, Sociologia: aceito sugestões, mas acho q vou usar o material do poliedro.
Ps: Já li gente falando que os livros do Campbell e Peter Atkins possuem mais do que é necessário para a prova, mas professores meus me recomendaram esses livros em relação ao Amabis e o Feltre.
O que acham?

fiolicfm
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/10/2019
Idade : 25
Localização : Brasília, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por marcosprb Sex 25 Out 2019, 19:53

Olá. Seja bem vindo.
Sua lista está boa sim, mas, apesar de não ter usado o Atkins, me parece uma escolha um pouco exagerada. É um livro de ensino superior, e normalmente quem usa em nível de ensino médio são alunos que estão se preparando para IME-ITA.
Você já leu o guia de como passar em medicina na USP do resumov ? A Suzane explica sobre os livros que ela utilizou (e de acordo com ela, as apostilas de humanas do poliedro são meio exageradas)
Para humanas, deixo as seguintes recomendações de video aulas
História Geral:Canal história online. Além do youtube, o professor tem uma plataforma com resumos e listas de exercícios (tudo gratuito)


História Geral/Brasil e filosofia: Canal parabólica



Para sociologia, ambos os canais citados tem playlists abordando o tema. Acredito que o História online tenha um pouco mais de profundidade ( e tem as listas de exercícios) mas fica a seu critério.

Em matemática, eu trocaria o Iezzi pelo Aref, por ser mais didático e auxiliar no estudo autodidata. Mas qualquer uma das coleções é excelente.

Caso queira assinar algum curso online, eu recomendo a Vestcursos.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por JoseMayer Sex 25 Out 2019, 20:11

Oie,

Estou me preparando p/ a FUVEST desse ano desde esse mesmo período (setembro/dezembro) do ano passado. Usei toda a coleção da Poliedro em humanas, biológicas, exatas e linguagens e aqui vai uma dica beeeeem em consonância com a Susane que o marcosprb citou: os livros de humanas são PÉSSIMOS. Geografia é o melhorzinho e mais abragente, mas, de resto, nenhum de História/Sociologia/Filosofia vale a pena da coleção deles. Tive que usar alguns da biblioteca da minha escola para estudar história aos 45 do segundo tempo, quando percebi que nas provas estava com um péssimo desempenho, mas, mesmo assim, consegui aprender mais nas video-aulas do História Online e na coleção de História que peguei da biblioteca (se quiser o nome, chama-se Oficina de História e é dividido em 3). Os demais livros deles não tive problemas e achei o material de natureza bem adequado ao conteúdo abordado na FUVEST, principalmente biológicas.

Enfim, ainda assim, seria legal você testar as coleções que você achar mais interessante de humanas, porque tende a variar bastante de aluno p/ aluno, mas espero que a dica o ajude.

JoseMayer
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 21
Localização : Campo Grande-MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por fiolicfm Sex 25 Out 2019, 20:42

Oi marcos,
Cheguei a ler um pouco do material da susane, inclusive alguns livros da minha lista (como o eustaquio) conheci através dela. Gosto bastante das sugestões dela de assistir video aulas, mas as vezes acho q pecam por não aprofundarem tanto, dai acabo preferindo livro msm.
Quanto ao material de quimica,poderia dar uma sugestao? A susane fala de martha reis, mas já ouvi dizer que não é tão bom. Tambem estava interessado no livro do feltre, mas meu professor disse que os livros dele bons são os antigos, da década de 90, e fico com medo de serem desatualizados.
Sobre matemática: Vc acha que o livro do Aref é bom para exercicios? Tambem tenho os livros do poliedro de matematica para exercicios de vestibulares mais recentes. Me falaram que o livro dele de Geometria é fraco.

fiolicfm
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/10/2019
Idade : 25
Localização : Brasília, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por fiolicfm Sex 25 Out 2019, 20:49

JoseMayer
os livros do poliedro de humanas são uma porcaria mesmo. Ainda bem que eu acho as materias tranquilas rs.
Você acha que as videoaulas de humanas são aprofundadas o suficiente pra prova? a maioria que eu vejo é muito resumido.
Se você puder me indicar um material de quimica ficaria grato.

fiolicfm
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/10/2019
Idade : 25
Localização : Brasília, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por marcosprb Sex 25 Out 2019, 20:58

fiolicfm escreveu:Oi marcos,
Cheguei a ler um pouco do material da susane, inclusive alguns livros da minha lista (como o eustaquio) conheci através dela. Gosto bastante das sugestões dela de assistir video aulas, mas as vezes acho q pecam por não aprofundarem tanto, dai acabo preferindo livro msm.
Quanto ao material de quimica,poderia dar uma sugestao? A susane fala de martha reis, mas já ouvi dizer que não é tão bom. Tambem estava interessado no livro do feltre, mas meu professor disse que os livros dele bons são os antigos, da década de 90, e fico com medo de serem desatualizados.
Sobre matemática: Vc acha que o livro do Aref é bom para exercicios? Tambem tenho os livros do poliedro de matematica para exercicios de vestibulares mais recentes. Me falaram que o livro dele de Geometria é fraco.
Olha, eu acredito que as aulas do canal história online tem um nível bem interessante já. Existe o livro ''História Geral e do Brasil'' do Vicentino caso queira aprofundar em algum assunto.
Pra química, eu faço o curso do Alexandre da Vestcursos. É bastante aprofundado. Excelente pra Fuvest/Unicamp e embasamento IME-ITA

Em relação à matemática, os arefs tem exercícios muito bons não só qualitativamente mas também quantitativamente (e muuitos exercícios resolvidos, que ajudam demais no entendimento)
Você pode utilizar paralelamente os livros e resolver os exercícos da apostila do poliedro
obs: para geometria plana e espacial pode utilizar os iezzi mesmo, que são mais completos.
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por JoseMayer Sex 25 Out 2019, 21:21

As video-aulas do HO são ótimas para a prova. A FUVEST tem algumas fases bem específicas de provas (não falo aqui das fases do vestibular em um ano, mas das fases entre os anos e o estilo de prova deles em relação às 90 questões de conhecimentos gerais). Se você pegar de 1980-2000 vai ver um estilo de prova de humanas bem conteudista, que exige, com pouca contextualização, que o aluno saiba da maior parte das características do período citado no enunciado (muitas vezes já fizeram a sacanagem de colocar apenas séculos e décadas). Nesse "período" da prova, o conhecimento das aulas do HO são suficientes p/ responder. Acredito que, de 2000 para 2019 o estilo mudou bastante e envolve muito mais a conjuntura das épocas e situações socio-históricas ou geopolíticas, "facilitando" o trabalho do aluno na prova. Nesse sentido o HO também se destaca, já que as aulas deles buscam trazer imagens, textos, hábitos e culturas, diálogos com legislações, enfim, uma contextualização geral do que eles abordam nas aulas. Além de fundamental para a FUVEST, ajuda bastante também no ENEM.

Quanto a Química, gostei bastante do material do Poliedro, mas acho que ele é um pouco menos aprofundado do que a FUVEST realmente exige. No capítulo de equilíbrios, por exemplo, há uma descriçãozinha do que é e como funcionam esses sistemas e, daí, eles já partem para a seção de exercícios resolvidos, abordando aquelas questões de tabelinha que eu passei dias p/ aprender. Basicamente, se você tem um professor que trabalha com o material, a coleção de Química deles é boa, mas se não, pode ser pouco didática. Usei apenas a coleção de 2015 deles, mas sei que a de 2018 mudou algumas coisas do material e passaram a abordar mais questões, como aqueles princípios de espectro eletromagnético do átomo de Bohr e situações mais contextualizadas historicamente (o que não tinha em peso na de 2015). Mesmo assim, sob a questão da via didática, se você for estudar sozinho é melhor usar um livro usual de ensino médio (Feltre, Martha Reis e afins). São bem abrangentes, contextualizam bem os temas, apresentam a Química de forma ampla (coisa que o livro pré-vestibular faz em pouquíssima quantidade pelo curto tempo de preparação que o aluno tem) e elucidam bem a matéria. Quanto aos exercícios de teste para esses livros, é legal ir direto às questões de vestibular e evitar aquelas do material, e nisso a coleção da Poliedro é ótima. As listas dos capítulos deles chegam a ter 120 exercícios que abordam toda a matéria, e acredito que essa quantidade é interessante para aperfeiçoar a técnica já na situação dos vestibulares e menos na situação da escola e do ensino médio propriamente dito.

JoseMayer
Iniciante

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 21
Localização : Campo Grande-MS, Brasil

Marcos Brandão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por marcosprb Sex 25 Out 2019, 21:59

JoseMayer escreveu:As video-aulas do HO são ótimas para a prova. A FUVEST tem algumas fases bem específicas de provas (não falo aqui das fases do vestibular em um ano, mas das fases entre os anos e o estilo de prova deles em relação às 90 questões de conhecimentos gerais). Se você pegar de 1980-2000 vai ver um estilo de prova de humanas bem conteudista, que exige, com pouca contextualização, que o aluno saiba da maior parte das características do período citado no enunciado (muitas vezes já fizeram a sacanagem de colocar apenas séculos e décadas). Nesse "período" da prova, o conhecimento das aulas do HO são suficientes p/ responder. Acredito que, de 2000 para 2019 o estilo mudou bastante e envolve muito mais a conjuntura das épocas e situações socio-históricas ou geopolíticas, "facilitando" o trabalho do aluno na prova. Nesse sentido o HO também se destaca, já que as aulas deles buscam trazer imagens, textos, hábitos e culturas, diálogos com legislações, enfim, uma contextualização geral do que eles abordam nas aulas. Além de fundamental para a FUVEST, ajuda bastante também no ENEM.

Quanto a Química, gostei bastante do material do Poliedro, mas acho que ele é um pouco menos aprofundado do que a FUVEST realmente exige. No capítulo de equilíbrios, por exemplo, há uma descriçãozinha do que é e como funcionam esses sistemas e, daí, eles já partem para a seção de exercícios resolvidos, abordando aquelas questões de tabelinha que eu passei dias p/ aprender. Basicamente, se você tem um professor que trabalha com o material, a coleção de Química deles é boa, mas se não, pode ser pouco didática. Usei apenas a coleção de 2015 deles, mas sei que a de 2018 mudou algumas coisas do material e passaram a abordar mais questões, como aqueles princípios de espectro eletromagnético do átomo de Bohr e situações mais contextualizadas historicamente (o que não tinha em peso na de 2015). Mesmo assim, sob a questão da via didática, se você for estudar sozinho é melhor usar um livro usual de ensino médio (Feltre, Martha Reis e afins). São bem abrangentes, contextualizam bem os temas, apresentam a Química de forma ampla (coisa que o livro pré-vestibular faz em pouquíssima quantidade pelo curto tempo de preparação que o aluno tem) e elucidam bem a matéria. Quanto aos exercícios de teste para esses livros, é legal ir direto às questões de vestibular e evitar aquelas do material, e nisso a coleção da Poliedro é ótima. As listas dos capítulos deles chegam a ter 120 exercícios que abordam toda a matéria, e acredito que essa quantidade é interessante para aperfeiçoar a técnica já na situação dos vestibulares e menos na situação da escola e do ensino médio propriamente dito.

Interessante essa análise sobre história, Jose.
Você vai prestar fuvest para qual curso ? Vai fazer unicamp tb ?
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por dd0123 Sex 25 Out 2019, 22:19

olá. caindo de paraquedas aqui, gostaria de saber se vcs estão confiante esse ano e, se não passarem, se irão continuar estudando.
no caso, não sei se josemayer também prestará para medicina..
prestarão somente as paulistas?
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por marcosprb Sex 25 Out 2019, 22:47

dd0123 escreveu:olá. caindo de paraquedas aqui, gostaria de saber se vcs estão confiante esse ano e, se não passarem, se irão continuar estudando.
no caso, não sei se josemayer também prestará para medicina..
prestarão somente as paulistas?
Esse ano eu nem vou prestar. Basicamente estraguei meu ano de estudos por uma grande falta de vontade de estudar que tive no começo do ano e passei meses sem estudar:/
Estou voltando agora aos estudos e pretendo fazer algumas mudanças na minha metodologia pra não comenter o mesmo erro novamente..
Pretendo ser aprovado no ano que vem, com foco em engenharia na usp/unicamp, mas se não for eu vou continuar estudando, afinal de contas, não vejo alternativa melhor
e você dd0123, vai fazer as paulistas esse ano ?
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Marcos Brandão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Material didático para FUVEST Empty Re: Material didático para FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos