PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material para o embasamento para a fuvest

5 participantes

Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por hgropelli01 Seg 11 Jan 2016, 17:46

Olá, tenho 16 anos, irei cursar o 3° ano do EM em uma escola particular, cujo o sistema é o Objetivo, acredito que tenho uma boa base.Pretendo ano que vem entrar no curso de eng. Aeronáutica da USP São Carlos.
Estou com duvida nos livros para realizar o direcionamento dos meus estudos, 
Matemática:
FME-IEZZI, vale a pena pegar na área de geometria e de combinatória e probabilidade os do Morgado em vez do iezzi?

Física:
Física clássica ou Tópicos de Física, qual que tem a melhor listagem de exercícios e teoria ?

Química:
A parte orgânica de Usberco e Salvador é realmente melhor que de Feltre?
Feltre ou Feltre e setsuo?
Vale a pena partir direto pro química geral 1,2-brady?

Qual apostila de cursinho é mais capacitada para a fuvest(poliedro,etapa,anglo..)?
E para o aprofundamento?
O resto pretendo fazer por meio de apostilas de cursinho e por meio de provas antigas.
Se há livros melhores ou mais adequados quais?
Obrigado

hgropelli01
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 24
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por Alvi Seg 11 Jan 2016, 18:27

Geometria e Combinatória do Morgado, ao invés do Iezzi, só é recomendado pra escolas militares e vestibulares que cobram essa matéria de uma forma muito extensa e pesada.  Você pode estar pensando que o FME não é o suficiente, mas os livros são grandes e são onze livros. É o suficiente, inclusive pro terceiro dia de Exatas.

O povo usa mais o Tópicos, mas eu ouço comentários mais suficientes de quem compra o Clássica. Ia comprar o Tópicos, comprei o Clássica, deve chegar amanhã. Quero Medicina na Unicamp ou na Pinheiros. 

Usberco e Salvador tem sim uma parte de Orgânica boa. Acho a do Feltre suficiente para a FUVEST, uso ele e ao treinar questões anteriores não tenho problemas de abstinência de compreensão de conteúdo. Não, não vale a pena comprar o Brady para a Fuvest, o livro está num nível muito acima do da prova, assim como a Combinatória e a Geometria do Morgado.

A apostila de cursinho reconhecida como a melhor é a do Poliedro. Eu gosto das do COC também.

Eu sinto que, pelo teu post, você tá cometendo um erro de discernimento entre quantidade e qualidade de material. A FUVEST é sim uma prova conteudista, mas você tá dispondo um material de embasamento pra escola militar, e não pra FUVEST. Pra FUVEST esse material (sem os livros de superior) é mais que o suficiente. Se esse é o teu embasamento, então eu suponho que tu tá pretendendo acabar o ano pegando num Sears ou num Halliday pra treinar exercício, e isso não vai te preparar pra FUVEST.

Pra essa prova, o mais interessante é reproduzir os exercícios anteriores e acostumar-se com o modelo da prova, criando um método para resolvê-la, da tua preferência.
Alvi
Alvi
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 25
Localização : Bragança Paulista, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por Fito42 Seg 11 Jan 2016, 18:41

     Recomendo, antes de mais nada, pegar uma prova antiga da 1ª fase (2014 de preferência) e resolvê-la como um simulado, respeitando o tempo e o rigor da prova oficial. Dependendo do resultado vale ou não a pena pegar os livros para as matérias no geral. Na minha opinião, se você acertar menos de 70 questões, aconselho a embasar com as apostilas de cursinho primeiro.
     O seu curso tem como matéria específica do 3º dia da 2ª fase Física e Matemática. Para física as próprias apostilas de cursinho já são o suficiente (Se tiver duvidando, da uma olhada nas provas desde 2010). Já para matemática eu aconselho um estudo mais dedicado, utilizando livros nos assuntos mais recorrentes (levando em conta que a sua base foi boa). A FUVEST gosta basante de geometria plana e trigonometria aplicada na geometria. Para fechar a preparação para a 2ª fase, é indispensável se preparar para o 1º dia. A prova de português é a que mais tira ponto dos candidatos. Então tente fazer várias edições anteriores, ler muito bem os livros e suas análises e treinar redação.
     Para as outras matérias (biologia, química, história, geografia e inglês) eu aconselho a pegar livros se você conseguiu acertar as 70 questões, caso contrário estude bem as apostilas de cursinho. Para humanas procure se manter atualizado com as notícias do Brasil e do mundo.


Respondendo suas perguntas:
1) Acho que não compensa muito pegar um livro só para combinatória e probabilidade. Apesar de sempre cair uma questão desse assunto na 1ª fase e um na 2ª, os problemas não chegam a ser complexos. Um estudo mais básico e um foco em questões e provas antigas já são o suficiente.
2) Os Tópicos são ótimos, mas para a FUVEST acho um exagero. Depois que se oficializou o modelo de 2010, a 2ª fase de física da FUVEST caiu muito de nível. Vale mais a pena focar seu esforço em outro assunto.
3) Química não é sua específica, então as questões mais difíceis serão aquelas da 1ª fase. (as do 2º dia da 2ª fase são relativamente simples). Na minha opinião não vale a pena pegar um livro para estudar todos os conteúdos dessa matéria, apenas os tópicos mais cobrados (Físico-química e reações orgânicas).
4) Sobre as apostilas, eu já tive contato com as do Anglo, Polidero, COC e Objetivo. Falar qual é a melhor é difícil. Cada uma tem uma vantagem em determinada matéria e em determinado conteúdo. O Anglo, ao meu ver, é o melhor em História, mas peca muito na teoria de matemática e física. O Poliedro leva vantagem em biologia e em alguns conceitos de química.


Para finalizar, o grande segredo são as provas antigas. Pegue as provas desde 2007 da 1ª fase e resolva uma por mês. Corrija cada questão com atenção, tire suas dúvidas e tente relacionar a prova de um ano com a do ano seguinte. Você vai começar a notar algumas semelhanças e padrões. No decorrer do ano você vai perceber suas dificuldades com essas provas. Nesse ponto eu aconselho a pegar alguns livros e se "especializar" naquele assunto. No meu caso, por exemplo: enquanto eu fechava as provas de mat, bio e física eu errava umas 4 ou 5 de geografia. Lá para o mês de junho eu foquei quase que totalmente em aprender essa bendita matéria.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

marcosaurelio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por hgropelli01 Seg 11 Jan 2016, 21:00

Sobre as provas da Fuvest: a partir de que ano começo a pegar as provas?Melhor...que ano as provas começam a seguir um padrão em sua formulação, questões..?
Quais são as melhores edições dos livros?
A partir de que ano/edição é melhor pegar os livros?
Muito obrigado pelas respostas

hgropelli01
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 24
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por Fito42 Seg 11 Jan 2016, 22:22

- Na década de 90 a FUVEST iniciou o modelo da 2ª fase em três (ou quatro, dependendo do curso) dias. Um dia para cada prova.
- Em 2003 a FUVEST iniciou o modelo da 1ª fase em apenas um dia. Naquela época a prova tinha 100 questões;
- Em 2007 a FUVEST iniciou o atual modelo da 1ª fase. Prova com 90 questões, sendo algumas interdisciplinares;
- Em 2010 a FUVEST iniciou o atual modelo da 2ª fase. São exatamente três dias de provas: 1º - Português + Redação; 2º - Interdisciplinares; 3º - Específicas.
* De 2010 para cá a FUVEST não alterou o formato das provas (1ª e 2ª fase), só diminuiu o número de questões do 2º dia.

Levando em conta os assuntos cobrados em provas antigas e o estilo de questão, para o treinamento da 1ª fase eu recomendo pegar as edições desde 2007. Para a 2ª fase, eu aconselho pegar desde 2010. 
Para estudar matemática, eu recomendo fazer TODAS as provas da 2ª fase desde 2003. Apesar do formato da prova ser bem diferente, o estilo de questão pouco mudou, assim como português.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por rodrigoneves Seg 11 Jan 2016, 23:06

Pessoal, aproveitando: estou numa situação parecida do amigo que abriu o tópico, também vou para o terceiro ano e quero prestar Fuvest (ainda não escolhi a carreira, mas vai ser uma de segunda etapa física/matemática certamente). No entanto, como já venho pegando uma base boa de física e matemática (até química), o que me preocupa são as questões discursivas de português, história, geografia e biologia. Vocês têm alguma dica de materiais para essas matérias?
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por Alvi Seg 11 Jan 2016, 23:54

rodrigoneves escreveu:Pessoal, aproveitando: estou numa situação parecida do amigo que abriu o tópico, também vou para o terceiro ano e quero prestar Fuvest (ainda não escolhi a carreira, mas vai ser uma de segunda etapa física/matemática certamente). No entanto, como já venho pegando uma base boa de física e matemática (até química), o que me preocupa são as questões discursivas de português, história, geografia e biologia. Vocês têm alguma dica de materiais para essas matérias?

Oi! Eu tô na tua situação, mas no contrário. Preciso me embasar em Física, Química e Matemática, mas estou bem confiante com o resto.

O Português da Fuvest é uma prova muito peculiar, se você observar as segundas fases. Muitas vezes tem questões que são bem chatinhas. Nessa prova de domingo, mesmo, teve uma questão (a da oração do "pai nosso") cuja resolução era extremamente cacofônica - o famoso "dói no ouvido" - mas era ainda sim correta. Pelo modelo de prova deles seguir essa tendência de cobrar partes um tanto quanto obscuras da língua, mas ainda sim corretas, é importante que você faça as provas antigas. Eu sei que parece meio seca a resposta, mas não foge muito disso.

Quanto a Literatura, você tem duas opções: Ler as obras literárias e depois fazer uma análise detalhada tendo em mente que, pelas questões anteriores, você tem que saber dominar os personagens abordados de modo a conseguir analisá-los psicologicamente, no advento de identificar ideologias, pensamentos e estados de espírito não diretamente delineados nas palavras. Outra opção é ler as obras e observar a interpretação de um bom autor, como o William Cereja. Eu gosto de seguir a primeira opção, mas tenho o "Literatura Brasileira" do Cereja na minha cabeceira em caso de dúvidas. Ele é ótimo. 

Quanto a Biologia, especialmente se você tiver uma terceira fase de Biologia, é importante que você tenha pelo menos duas referências na leitura. Ler é o segredo para uma boa formulação de resposta: Você aprende a termologia correta e aprende como aplicá-la. Lendo os livros e treinando nas questões, não tem erro. Quanto a autores, recomendo o Amabis e Martho e a Sônia Lopes. Os dois são ótimos.

A Geografia da segunda fase, especialmente no terceiro dia, é conteudista: Você precisa saber interpretar e identificar regiões em mapas, incluindo questões geopolíticas em mapas. Pra isso, você precisa de um bom livro com boas ilustrações. No rol de autores atual, quem faz isso melhor é o Eustáquio de Sene, e o livro dele é unanimidade em Geografia pra vestibulares grandes. Pra FUVEST, eu diria que das Humanas, Geografia é de longe a mais difícil nas dissertativas. Precisa dominar muito bem todas as partes do conteúdo, e muitos alunos pecam ao estudar Geopolítica demais e esquecer da parte Geográfica pura.
Alvi
Alvi
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 25
Localização : Bragança Paulista, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por rodrigoneves Ter 12 Jan 2016, 00:35

Obrigado, Alvi! Eu acabei não me expressando tão bem, mas quis dizer que vou fazer essas matérias só no segundo dia (no terceiro matemática e física). Mesmo assim, as dicas valem.
Sei que o importante agora é treinar as provas... eu respondi a da primeira etapa de 2014, fui razoavelmente bem. Nos próximos dias vou responder as da segunda etapa, pra começar a ter a ideia da coisa. E depois, seguindo as dicas do pessoal, ir resolvendo outras edições. 
Abraços!
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por jvictor_pereira Ter 12 Jan 2016, 00:50

Ao  hgropelli01,
como a fuvest é um vestibular que tem fases. Eu aconselharia vc estudar pela apostila que vc tem até fazer a 1 fase. Após isso, vc terá total dedicação a 2 fase. Acredito que seja do mesmo esquema da uerj, prova de portugues instrumental + 2 especificas. Nesse caso, vc deverá pegar um livro mais aprofundado caso a apostila não seja tão aprofundada a ponto de vestibular 2fase. Não usa livros de ensino superior eles são de outro foco, tendo livros que extrapolam muito mesmo, até pq vc tem que estar preparado pra fazer o seu vestibular, não seu nivel superior. O livro do Usberco e Salvador é mais simples de entender porem o Feltre é muito pesado, eu optaria por tito e canto ou martha reis.
Se ajudar, darei algumas recomendações:
QUIMICA: Martha Reis ou Tito e Canto
FISICA: Topicos da fisica ou Beatriz Alvarenga e Antonio Maximo
MATEMATICA: Iezzi ou Paiva
BIOLOGIA: Amabis e Martho ou Sonia Lopes
OBS: os primeiros livros citados são os mais "completos" e os ultimos são mais "leves/teoricos" que os primeiros. Depende muito de como está sua base. 

Topicos de fisica é um livro mais aprofundado porem não apresenta a teoria e interessante tão legal quanto o da Beatriz Alvarenga e Antonio Maximo. 
O mesmo vale em quimica que o Martha Reis é mais aprofundado que o Tito e canto. 
Amabis e Martho e Sonia lopes segundo dizem são complementares pois em algumas materias um supera o outro.
O Iezzi é bem complicado, já o Paiva nem tanto.
Espero ter ajudado de algum jeito, boa noite.

jvictor_pereira
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 02/01/2016
Idade : 26
Localização : niteroi,rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Material para o embasamento para a fuvest Empty Re: Material para o embasamento para a fuvest

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos