PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ddp entre 2 pontos ;circuito

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Rovans Ter 03 Set 2019, 18:47

Calcule a ddp entre A B ,na imagem abaixo.

https://i.servimg.com/u/f78/20/03/08/53/20190910.jpg    ↓ (msm imagem)
Ddp entre 2 pontos ;circuito  20190910

Gab: 2V

Ñ estou sabendo lidar com esse  vão de A e B(por mais q de pra tirar esse bracinho do A e fazer o 12v de cima com o 8v de baixo em série) .... Ainda sim,sobrará um bracinho  do B meio q vazio   ....Ñ sei se o ponto B está em curto , ñ sei se passa corrente por ali....Então ñ sei mt bem como prosseguir :/   Se fosse só o bracinho até ia,mas aquele 8v e 3 resistência me deixaram em dúvida .


Última edição por Rovans em Sáb 07 Set 2019, 01:08, editado 2 vez(es)
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Elcioschin Ter 03 Set 2019, 19:03

Malha externa: 12 - 8 = (2 + 2 + 2 + 2).i ---> i = 0,5 A

Queda de tensão em cada resistor: u = r.i ---> u = 2.0,5 ---> u = 1 V

Para facilitar, ligue o terminal negativo do gerador (E = 12 V) à Terra ---> U(-) = 0 V ---> U(+) = 12 V

Tensão no nó à esquerda de A ---> Ua = 12 - 1 ---> Ua = 11 V

Tensão no polo positivo do receptor inferior de 8 V ---> Ur(+) = Ua - 1 ---> Ur(+) = 10 V

Tensão no polo negativo do receptor inferior de 8 V ---> Ur(-) = Ur(+) - 8 ---> Ur(-) = 2 V

Tensão no nó direito entre os dois resistores e no polo negativo do receptor central:
Ud = 2 - 1 ---> Ud = 1 V

Tensão no polo positivo do receptor central e no terminal B ---> Ub = Ud + 8 ---> Ub = 9 V

Uab = Ua - Ub ---> Uab = 11 - 9 ---> Uab = 2 V
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Rovans Ter 03 Set 2019, 19:21

Mestre,

Suas dádivas de eng elé me deixaram com algumas dúvidas:
O senhor não ultilizou os 8v e a resitência de 3 p/ o cálculo da corrente total...Só pôde fazer isso pq ñ passa corrente entre B e D ? Nem com o recepetor ali p/ pegar a corrente?Mesmo se ñ passar , os 8V entre B e D ñ faz diferença na quantidade de produção da corrente  ?
(de resto entendi ; só ñ entendo como a corrente está funcionando nesse  treco.)


Já vi um exemplo do Renato Brito q diz ñ passar corente nessas regiões,assemelhando-a à àgua parada numa correnteza;dizendo assim q ñ teria fluxo ali(ñ teria correnteza;no circuito,portanto ñ teria corrente elé) ,mas ñ entendi mt bem o motivo real.Corrente não é i = é *n * t ?
Só de ter elétrons já ñ produziria uma corrente elétrica?Pq tenque estar em mov
.O senhor poderia me explicar o processo ?
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Elcioschin Ter 03 Set 2019, 21:36

Não circula corrente no ramo do meio porque o circuito está aberto entre A e B. Não há como os elétrons passarem de A para B ou vice-versa, porque o ar é isolante, neste caso.

Um exemplo similar na hidráulica, com água correndo dentro de tubulações, é quando entre A e B existe uma válvula fechada: não existe modo da água passar de A para B ou vice versa.

O fato do circuito estar aberto entre A e B, não significa, necessariamente, que não exista ddp entre A e B: nesta questão a ddp vale Uab = 2 V
Isto significa que, se ligarmos um fio entre A e B, vai circular uma corrente entre A e B.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Rovans Ter 03 Set 2019, 22:12

Obrido mestre,
Maaaaas,só pra sanar o questionamento:
Sobre isso q vc falou , se o treco entre B e D tivesse + voltagem q os outros(sendo ,assim,um gerador) e produzindo corrente para o lado direito, ainda ñ teria corrente ?Ou já devo considerar?

É meio bobo,mas só vejo essas chaves abertas com receptores,ñ sei se há um motivo para tal.Então é + pra ter certeza msm,caso apareça. Smile
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Elcioschin Ter 03 Set 2019, 22:23

Não entendi sua dúvida:

1) Não existe ponto D na figura

Não interessa se existe mais algum equipamento no ramo do meio (gerador, receptor, resistor, transformador, indutor, etc,). 
Enquanto entre A e B não houver, pelo menos um fio, NÃO pode haver corrente circulando neste ramo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71805
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ddp entre 2 pontos ;circuito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos