PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ENEM] Podem atribuir nota a esta redação?

2 participantes

Ir para baixo

[ENEM] Podem atribuir nota a esta redação? Empty [ENEM] Podem atribuir nota a esta redação?

Mensagem por benicl Dom 04 Ago 2019, 18:29

Olá pessoal, essa é uma nova redação feita por mim, que peço humildemente para corrigerem-na. Essa redação não está tão boa, escrevi ela no bloco de notas e passei para a folha, ainda fiz alguns ajustes. Estou lendo meus livros didáticos de filosofia e sociologia com o intuito de enriquecer meu repertório sociocultural.

Pode parecer estranho, mas eu enferrujei por passar só uns três dias sem escrever! Quando eu estava escrevendo todo dia, minha escrita melhorou bastante, algumas redações até levaram notas bem altas. Depois de uma "pausa", tive dificuldades extremas de resolver uma redação sobre esse tema, demorei dois dias para concluí-la. Preciso voltar a escrever uma redação todo dia, ou então tirarei uma péssima nota.

Postarei também a foto da folha escrita para que avaliem a forma que eu estou escrevendo - estou diminuindo ao máximo minha letra, mas tenho medo de que a legibilidade fique comprometida. Mas o bom é que essa é minha primeira redação onde inseri conhecimentos de outras áreas em todos os parágrafos. A citação de Comte ficou comprometida pois eu tive de cortar algumas partes para que o texto coubesse na folha.

Segue o tema e a redação:

[ENEM] Podem atribuir nota a esta redação? 20190810

O lixo e a sociedade de consumo no Brasil

"Na contemporaneidade, o amor humano àquilo que é novo - a neofilia - é o principal fator corroborante da cultura consumista, proveniente, no Brasil, do constante avanço econômico do país desde os anos 1970. Esse aspecto humano, adstrito a outras causas, acarreta em impactos negativos, como a produção de lixo, prejudicial ao meio ambiente. Nitidifica-se, portanto, a impreteribilidade do debate acerca disso e, por meio da racionalidade - virtude essencial do homem para Aristóteles -, propor intervenção capaz de minorar impactos dessa problemática na sociedade brasileira.

Primeiramente, é valoroso citar que o Brasil é um país capitalista e desigual. Conforme pensamento do filósofo francês Baudrillard, o consumismo é um meio de afirmar a diferença de status entre os indivíduos. Sob tal ótica, o cidadão compra aquilo que está em evidência não só por causa de sua neofilia, mas também para obter destaque em uma sociedade com elevadas diferenças socioeconômicas, descartando o antigo, aumentando, assim, a produção de lixo. Nota-se, pois, da intríseca relação entre a geração de resíduos e a cultura consumista, germinada tanto na consciência do ser, quanto naquilo já observado por Jacques Rousseau, ou seja, que é a corrupção do meio de vivência do indivíduo, resposável por corrompê-lo, nesse contexto, um ambiente materialista.

Por conseguinte, o grande volume de lixo decorrente dessa problemática humana é danoso à natureza. Conforme aplicação paradoxo de Karl Popper - em que a tolerância ilimitada a intolerância acarreta na extinção daquela - nesse cenário, as políticas públicas voltadas à contenção de danos provocados por resíduos no meio ambiente estão destinadas ao insucesso caso não sejam tomadas medidas para diminuir a influência da cultura consumista, gérmen de tais impactos negativos.

Diante do exposto, explicita-se a necessidade de intervir, à luz do positivismo de Comte - ação útil e realista -, já que o consumismo é inextinguível na hodierna conjuntura capitalista. Compete aos Ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, por meio das mídias digitais, a criação de campanhas com o intuito de moldar uma nova consciência coletiva capazes de forçarem os cidadãos a repensarem seus hábitos consumistas. Assim, espera-se que a problemática do lixo seja diminuta na sociedade brasileira e em sua natureza."

benicl
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

[ENEM] Podem atribuir nota a esta redação? Empty Re: [ENEM] Podem atribuir nota a esta redação?

Mensagem por benicl Dom 04 Ago 2019, 21:50

Alguém online para corrigir essa redação?

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

[ENEM] Podem atribuir nota a esta redação? Empty Re: [ENEM] Podem atribuir nota a esta redação?

Mensagem por Ullysses Dom 04 Ago 2019, 22:18

1) acarreta em impactos negativos (regência verbal incorreta) - acarreta impactos 

2) Nitidifica-se, portanto, a impreteribilidade do debate acerca disso e, por meio da racionalidade - virtude essencial do homem para Aristóteles -, propor intervenção capaz de minorar impactos dessa problemática na sociedade brasileira. (incoerência; falta de paralelismo) 

3) Nota-se, pois, da intríseca relação 

4) resposável 

5) "ou seja, que é" (pleonasmo)

6) Conforme aplicação paradoxo de Karl Popper - incoerência

7)  tolerância ilimitada a intolerância - não entendi

8 ) tolerância ilimitada a intolerância acarreta na - regência verbal inadequada

9) gérmen - eu evitaria usar termos como esse, já que eles poderiam ser interpretados como pertencentes à linguagem conotativa pelo corretor, sobretudo no caso de serem usados recorrentemente (o que não aconteceu no texto, então, ok)

10) a criação de campanhas com o intuito de moldar uma nova consciência coletiva, capazes de - vírgula indicativa de aposto explicativo

11) capazes de forçarem os cidadãos a repensarem (erro de concordância verbal - O infinitivo impessoal deverá ser usado quando o verbo tiver regência de uma preposição, assumido a função de complemento do substantivo, do adjetivo ou do verbo na oração.

Atualmente, os corretores do Enem são instruídos a retirar 40 pontos devido a desvios gramaticais de mesma natureza na Competência 1. Todavia, na prática, é comum que os corretores não sigam essa regra à risca, desprezando erros menos evidentes.

Está sendo prazeroso acompanhar sua trajetória. Houve uma evolução extrema no quesito coesão e na escolha de alusões nessas últimas redações. Parabéns! Smile 
Aliás, perdão se for contra as regras do fórum perguntar isso, mas de onde você é?
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagem por benicl Dom 04 Ago 2019, 22:36

1. Certo, errei na concordância.

2. Qual o motivo da ausência do paralelismo?

3. Não sabia disso, obrigado por informar.

4. Erro de digitação.

5. Realmente um pleonasmo.

6. Erro de digitação, faltou o "de".

7. É um paradoxo, não adianta uma lei para amenizar um impacto do lixo se não há o combate das causas desse lixo. É como tentar combater a consequência negativa de algo se o que causa esse algo não é repreendido.

8. Esqueci da Crase, Nãooooo!!!

9. Eu nem gosto dessa palavra, mas recomendaram usar. Agora definitivamente a evitarei em meus textos.

10. Realmente esqueci da vírgula após campanhas.

11. Fiquei em duvida nessa hora.

Sou da região Nordeste. Então minha essa redação teria mais de 800? Que bom!

Obrigado pela correção!

Enviado pelo Topic'it

benicl
Iniciante

Mensagem por Ullysses Dom 04 Ago 2019, 23:06

mensagem duplicada

Última edição por Ullysses em Dom 04 Ago 2019, 23:08, editado 1 vez(es)
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagem por Ullysses Dom 04 Ago 2019, 23:06

2)
Nitidifica-se, portanto, a impreteribilidade do debate acerca disso e, por meio da racionalidade - virtude essencial do homem para Aristóteles -propor intervenção capaz de minorar impactos dessa problemática na sociedade brasileira. = "Nitidifica-se a impreteribilidade (substantivo)" + "Nitidifica-se propor (verbo) => falta de paralelismo

Cool Também (nem tinha percebido por causa da incoerência), mas chamei sua atenção devido ao "acarreta em" (aliás, devido à incidência de 2x, você perderia ponto por causa disso, então cuidado)
Acarretar é verbo transitivo direto; logo, dispensa preposição.

9) Pois é, o "germinada" também

A proposta de intervenção também está fraca, já que abrange o problema do consumismo (a causa), mas não o do lixo (a consequência). Pense que é necessário adotar tanto medidas a curto prazo (punitivas e/ou compensatórias) quanto a longo prazo (preventivas). Tenta escrever uma medida punitiva ou compensatória para o lixo e envie aqui para eu avaliar. Te mandei instruções mais detalhadas sobre isso na correção da redação sobre escravidão moderna.
Obs.: eu não fiz cursinho, mas, por questão lógica, sempre escrevia nesse esquema. Confirme com sua professora.

Você poderia trabalhar um pouco mais na tese também. Ao contrário das outras redações, essa não ficou tão evidente.

Desconsiderando os erros de digitação, você provavelmente ficaria com mais de 820. Fica tranquilo! Smile
Ullysses
Ullysses
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo