Triângulo retângulo
3 participantes
Página 1 de 1
Triângulo retângulo
A reta de equação y = √3x + 2 intercepta os eixos cartesianos nos pontos A e B. Considere o triângulo retângulo ABC, de hipotenusa AC, sendo C um ponto do eixo x. A medida de AC é:
Resposta: 8/3 √3
Resposta: 8/3 √3
be_osc- Jedi
Re: Triângulo retângulo
Primeiro, descubra em que pontos a reta intercepta o eixo x e y:
Y=\sqrt{3}(0)+2 ,LOGO, A(0,2)
0=\sqrt{3}X+2 , LOGO, B=([-2\sqrt{3}/3], 0)
formaremos um triângulo retângulo cujo um dos catetos é AB, para descobrir tal medida, faça distância entre pontos:
AB²=4\sqrt{3}/3
Em seguida, desenhe um triângulo retângulo, indicando AC como a hipotenusa e AB como um dos catetos, para descobrirmos o valor de AC, basta descobrirmos um dos ângulos, e para tal, basta fazermos que m(coeficiente angular) = tangente do ângulo formado pela reta e o eixo x, logo:
tg\Theta = \sqrt{3} portanto: \Theta = 60°
Agora que se tem um ângulo e um lado, basta aplicar lei dos senos, e tu acharás facilmente a resposta.
Fiz meio correndo aqui por conta do tempo apertado, mas caso ainda haja dúvida, poste um comentário que eu resolvo melhor ela por completo.
formaremos um triângulo retângulo cujo um dos catetos é AB, para descobrir tal medida, faça distância entre pontos:
Em seguida, desenhe um triângulo retângulo, indicando AC como a hipotenusa e AB como um dos catetos, para descobrirmos o valor de AC, basta descobrirmos um dos ângulos, e para tal, basta fazermos que m(coeficiente angular) = tangente do ângulo formado pela reta e o eixo x, logo:
Agora que se tem um ângulo e um lado, basta aplicar lei dos senos, e tu acharás facilmente a resposta.
Fiz meio correndo aqui por conta do tempo apertado, mas caso ainda haja dúvida, poste um comentário que eu resolvo melhor ela por completo.
SanchesCM- Jedi
Cara, eu estou fazendo o final por trigonometria básica, mas tá dando 8/3. Estou imaginando um triângulo retângulo ABC, com hipotenusa em AC e ângulo de 60 oposto a AB. Sen60 = √3/2 = CO/HIP = 4√3/3AC. Daí, AC = 8/3.
be_osc- Jedi
Aí é que tá, o AC, por ser a hipotenusa, está oposto ao ângulo de 90 graus, daí vai ficar assim:
\frac{AC}{sen90}=\frac{AB}{sen30}
\frac{AC}{2}=AB
AC=2AB
SendoAB = \frac{4}{\sqrt{3}} TEREMOS:
8\sqrt{3}/3
Sendo
SanchesCM- Jedi
Segue um desenho para ajudar:
Reta y = √3.x + 2 ---> m = √3 ---> Reta faz 60º com eixo x e passa por B(0, 2)
xA = - 2/tg60º ---> xA = - 2.√3/3
Reta perpendicular, passando por B ---> m' = - √3/3 ---> y - 2 = (-√3/3).(x - 0) ---> y = 2 - (√3/3).x
Para yC = 0 ---> xC = 2.√3
AC = xC - xA ---> AC = 2.√3 - (-2.√3/3) ---> AC = 8.√3/3
Reta y = √3.x + 2 ---> m = √3 ---> Reta faz 60º com eixo x e passa por B(0, 2)
xA = - 2/tg60º ---> xA = - 2.√3/3
Reta perpendicular, passando por B ---> m' = - √3/3 ---> y - 2 = (-√3/3).(x - 0) ---> y = 2 - (√3/3).x
Para yC = 0 ---> xC = 2.√3
AC = xC - xA ---> AC = 2.√3 - (-2.√3/3) ---> AC = 8.√3/3
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado! Eu consegui responder depois, esqueci de avisá-los. Por algum motivo não estou recebendo as notificações por email, estou tendo que procurar as respostas diretamente no site.
be_osc- Jedi
O Gmail mudou automaticamente as mensagens do fórum para a aba "promoções"... Já desfiz.
be_osc- Jedi