PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola?

2 participantes

Ir para baixo

Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola? Empty Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola?

Mensagem por ceLucas1 Sáb 11 maio 2019, 10:46

O tema era "Aumento da taxa de criminalidade entre os jovens brasileiros".

Digitei exatamente como eu escrevi, inclusive com erros.

"O ECA - Estatuto da criança e do adolescente - tem o objetivo de estabelecer no Brasil, por meio legal, um ambiente propício ao desenvolvimento humano da população infanto-juvenil. O direito à vida, entretanto, mesmo sendo fundamental para a efetivação de todos os outros, encontra-se em estado crítico, acarretado pelo aumento da violência contra crianças e adolescentes. 
À priori, a sociedade brasileira, desde o princípio, é marcada pelas  por inúmeras desigualdades sociais, cujas consequências manifestam-se em grupos com maior dependência do Estado. A infância, se não vivida de forma saudável, causará grandes danos psicológicos ao indivíduo, potencializando as chances desse ingressar em atividades ilícitas. A pobreza torna-se então, uma catalisadora para a generalização do quadro de violência.
Em segundo lugar, índices educacionais pífios contribuem para a alta da criminalidade. A artista estadunidente Janet Jackson, em sua canção "The Knowledge", estabelece uma possível proporção direta entre o poder e a posse de conhecimento. Desacreditados na possibilidade da ascenção social por meio da escolarização, cada vez mais jovens buscam o poder de uma forma ilegal, ao passarem fazer parte de grupos criminosos. Poder 
esse, que é majoritariamente ilusório, trazendo graves consequências como à morte e a prisão.
Depreende-se, portanto, que o Estado deve priorizar deve priorizar a formação educacional básica de crianças e adolescentes, aprimorando o sistema de educação pública. Ademais, é preciso também um melhor suporte psicológico, mormente aos menores em situação de pobreza e/ou miséria, que pode ser ofertado pelo Ministério da Edu Saúde por meio do SUS - Sistema Único de Saúde. Minimizando o estado de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, poder-se-á garantir a totalidade do desenvolvimento destes, a fim de diminuir estatís números estatísticos de violência relacionados a esse grupo".

ceLucas1
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/05/2019
Idade : 22
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola? Empty Re: Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola?

Mensagem por ceLucas1 Sáb 18 maio 2019, 22:42

Alguém poderia ler a redação e me dar um Feedback?

ceLucas1
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/05/2019
Idade : 22
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola? Empty Re: Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola?

Mensagem por monica_geller Sáb 18 maio 2019, 23:28

Oi, Lucas, como está!?


Eu não sou professora, porém eu percebo que você forma frases muito boas, tem idéias ótimas, contudo não consegue fazer a ligação de uma para a outra de maneira eficiente.


um exemplo:

O ECA - Estatuto da criança e do adolescente - tem o objetivo de estabelecer no Brasil, por meio legal, um ambiente propício ao desenvolvimento humano da população infanto-juvenil. O direito à vida, entretanto, mesmo sendo fundamental para a efetivação de todos os outros, encontra-se em estado crítico, acarretado pelo aumento da violência contra crianças e adolescentes. 

Perceba que você retomou falando do direito à vida que não é necessariamente a mesma coisa que um ambiente propício ao desenvolvimento humano e etc. Ficou um pouco desconexo.

Você poderia retomar esse ambiente propício por meio de um pronome, por exemplo, nisso faria até mais sentido com o restante do parágrafo. 

À priori (eu trocaria por primeiramente), a sociedade brasileira, desde o princípio, é marcada pelas  por inúmeras desigualdades sociais, cujas consequências manifestam-se em grupos com maior dependência do Estado. (qual a relação entre infância não vivida de forma saudável que você falará na próxima frase e esses grupos? tente relacionar e falar que é, principalmente nesses grupos que as crianças não possuem uma infância saudável).A infância, se não vivida de forma saudável, causará grandes danos psicológicos ao indivíduo, potencializando as chances desse ingressar em atividades ilícitas. Nota-se, pois, que a pobreza ao influenciar na juventude, pode ser uma catalisadora do quadro de violência.

Eu achei que ficou melhor, o que você achou?

próximo

Em segundo lugar, índices educacionais pífios contribuem para a alta da criminalidade. A artista estadunidense Janet Jackson, em sua canção "The Knowledge", estabelece uma possível proporção direta entre o poder e a posse de conhecimento. Desacreditados na possibilidade da ascensão social por meio da escolarização, cada vez mais jovens buscam o poder de uma forma ilegal, ao passarem fazer parte de grupos criminosos. Poder 
esse, que é majoritariamente ilusório, trazendo graves consequências como à morte e a prisão.


Eu achei esse parágrafo um pouco confuso, você fala da música que traz o poder relacionado ao conhecimento, porém depois você traz um exemplo que os jovens, mesmo sem conhecimento, conseguem poder (mesmo não sendo bom).
Eu tentaria reestruturar esse parágrafo, porém mantendo esse argumento "Em segundo lugar, índices educacionais pífios contribuem para a alta da criminalidade" que eu achei muito bom e é bem útil para várias redações!

olhe esse trecho de um parágrafo com um argumento bem parecido:



"Primeiramente, o gérmen da desigualdade no país é proveniente de uma relação exploratória da qual os portugueses buscavam apenas a obtenção de lucros com a colônia e não o povoamento. A ausência de escolas e faculdades contrastava com a política feroz de exploração. Nesse ínterim, a concentração de terras, riquezas e poder aumentou enquanto que a ausência de investimento na educação permaneceu.Atualmente, conforme dados divulgados pelo Censo Escolar de 2010, pessoas com mais estudos possuem maior renda. Assim, infelizmente, tal problema tornou-se um ciclo - obterá melhor educação quem possui maior renda - e só poderá ser interrompido com políticas efetivas voltadas à educação tão deficiente no Brasil."

(a pessoa que escreveu tem uma letra bem pequena)

Agora sua intervenção:

Depreende-se, portanto, que o Estado deve priorizar deve priorizar (repetição)a formação educacional básica de crianças e adolescentes, aprimorando o sistema de educação pública (detalhe como isso seria feito). Ademais, é preciso também um melhor suporte psicológico, mormente aos menores em situação de pobreza e/ou miséria, que pode ser ofertado pelo Ministério da Edu Saúde por meio do SUS - Sistema Único de Saúde.Dessa forma, minimizando o estado de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, poder-se-á garantir a totalidade do desenvolvimento desses (já foram mencionados, por isso é desses e não destes), a fim de diminuir estatís os números estatísticos de violência relacionados a esse grupo".

Lucas, suas idéias são boas, suas frases são boas, você não tem muitooos erros de gramática, porém você precisa relacionar melhor essas frases e idéias. Use conjunções, elas te ajudarão muito!
Você está no caminho certo e pedir ajuda é um grande passo para crescer em redação!


Nossos amigos poderão dar mais idéias, mas estude coesão textual, leia redações nota 1000 ou selecionadas pela banca da Fuvest. Irá te ajudar muito! 


Boa sorte em seus textos, colega!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola? Empty Re: Poderiam corrigir esta redação que fiz na escola?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos