PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

3 participantes

Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por Bertun3s Dom 05 maio 2019, 18:33

Alguém poderia corrigir no modelo enem, por favor? Obrigada.

 A imigração se caracteriza pelo egresso do país de origem por diversas possíveis causas. Dentre essas, a busca por melhores condições de vida se faz evidente, principalmente em países que apresentam visível disparidade socioeconômica. Como exemplo, houve a elevada imigração haitiana ao Brasil em 2010, como também há a atual ida do emigrado Sírio à Europa, em busca de reconstrução de vida e refúgio político, respectivamente.

  Essa elevada imigração haitiana deu-se pelo desmedido terremoto ocorrido no país, que impulsionou um massivo egresso ao Brasil. Entretanto, o subdesenvolvimento do país, por vezes, fez com que não houvesse condições necessárias para o tratamento adequado de tais pessoas. Como ilustração, muitos haitianos foram, e ainda são, tratados como escravos no mercado laboral interiorano. Isso, a partir de salários quase nulos e jornadas desgastantes.

  Simultaneamente, com o elevado número de conflitos no Oriente Médio, com destaque para a guerra Síria, milhares de sírios buscam na Europa abrigo político para condição de vida digna. Esses, arriscam a si próprios, principalmente ao mar, para chegada ao destino. Porém, a realidade se faz discrepante, pois encontram impasses associados ao corpo social europeu. Tais, a partir de que a elevada imigração tem conduzido à, intitulada, xenofobia, constituída pela aversão de alguns grupos, em relação a determinadas nacionalidades.

  Portanto, impasses associados à imigração atual não podem ser negligenciados. Por isso, se faz necessário que a Organização das Nações Unidas, juntamente com o poder público do Brasil e de países europeus proponham ações de incentivo à entrada do emigrado no mercado de trabalho com carteira assinada, para garantia dos direitos laborais. Isso, a partir da vigilância do exército a possíveis focos de trabalho escravo. Ademais, a mídia de tais países deve propor campanhas que visem o acolhimento desses estrangeiros pela sociedade para inserção social e combate à xenofobia. Assim, aspirando digna condição socioeconômica dessas pessoas.
Bertun3s
Bertun3s
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Re: Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por SanchesCM Dom 05 maio 2019, 22:22

Olá, só passei para dar uma lida pois estou com o tempo limitado. Farei apenas alguns adendos gramaticais:

01) "Assim, aspirando digna condição socioeconômica dessas pessoas."
O verbo aspirar no sentido de almejar é transitivo indireto, exigindo, portanto, a preposição a antes de "digna condição [...]" (acredito que seja necessário o emprego da crase também nesse caso).

02) "Ademais, a mídia de tais países deve propor campanhas que visem o acolhimento desses estrangeiros [...]"
O verbo "visar" no sentido de almejar também é transitivo indireto, exigindo também uma preposição, ficando assim:
"Visem ao acolhimento"

03)"Por isso, se faz necessário [...]" Atente-se quanto ao uso da partícula "se", ela só poderá iniciar uma oração caso seja uma conjunção condicional, no caso, eu acredito que tu quiseste utilizá-la como um pronome reflexivo. Como é um pronome, atente-se aos usos de colocação pronominal. Na sentença que marquei da sua redação, seria necessário o uso da ênclise, pois a oração é iniciada por um verbo.

04) "Essa elevada imigração haitiana deu-se [...]" Outro adendo quanto a colocação pronominal, o que acontece é o seguinte: o pronome demonstrativo "essa" pode atrair o pronome "se", no caso como o "se" está meio longinho do "essa" pode ser que o corretor até deixe passar, mas é bom ficar de olho nisso.

Apenas destaquei algumas minúcias que, quando aglomeradas, podem acabar com a nota do candidato.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Re: Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por monica_geller Dom 05 maio 2019, 23:52

Olá, Bertun3s!! Vou fazer umas considerações, espero que você não se importe, pois acho que é melhor do que dar uma nota e pessoa não saber o que pode mudar para melhorar.

"(acredito que seja necessário o emprego da crase também nesse caso)"


Sim, nesse caso é necessário o uso!

vou adicionar outras observações:

"
como também há a atual ida do emigrado Sírio à Europa, em busca de reconstrução de vida e refúgio político, respectivamente."

Essa vírgula não é necessária e o S é minúsculo.

"Essa elevada imigração haitiana deu-se pelo desmedido terremoto ocorrido no país, que impulsionou um massivo egresso ao Brasil.

Aqui vai uma opinião minha: eu acho que desmedido não ficou muito bom nesse caso. Você poderia usar "terrível", "forte" e etc. Eu sinto que algumas palavras que você usa não deixam o texto muito dinâmico. Eu já consegui gabaritar algumas redações em vestibulares e tirar mais de 900 no Enem, só por isso estou dando minha opinião, pois eu acho que isso me ajudou!
Por exemplo, em "
 mercado laboral interiorano", eu sinto que ficou um pouco estranho, não sei explicar.  Eu não ia dar minha opinião, mas pensei que se eu posso tentar ajudar, não me custa nada. Caso você se incomode, pode me falar que eu não faço mais isso, ok? Última coisa que quero é incomodar ou deixar alguém mal. Seu texto é muito bom, só precisa de alguns ajustes, eu com 19 anos fazia cada texto que dava medo.

Uma outra coisa que eu falaria, se pudesse, acho que seria bem interessante você trazer a questão dos venezuelanos, pois mostra que você está atenta ao mundo e ao que está acontecendo. A primeira vez que gabaritei uma redação da Unesp eu usei um exemplo de uma notícia do ano da prova. Repeti isso no outro ano e deu certo. Então pode ser uma dica boa para banca Vunesp.


"com destaque para a guerra Síria", nesse caso, o correto é guerra síria, pois seria o mesmo que guerra brasileira. Ou você poderia escrever guerra na Síria.

"com o elevado número de conflitos no Oriente Médio, com destaque para a guerra Síria, milhares de sírios buscam na Europa abrigo político para condição de vida digna"

nessa parte eu acredito que milhares de sírios e guerra síria fica um pouco repetitivo. Você poderia usar refugiados.

nessa parte:

"
abrigo político para condição de vida digna"
eu acho que ficaria melhor "abrigo político e condição de vida digna"

Essa construção 
"
Tais, a partir de que a elevada imigração tem conduzido à, intitulada, xenofobia, constituída pela aversão de alguns grupos, em relação a determinadas nacionalidades."

Eu acho que poderia ser mais dinâmica. Ao ler, fiquei com a impressão que você quis falar que os impasses conduzem à xenofobia. Porém, por que não colocar a xenofobia como um impasse? 

"Porém, a realidade se faz discrepante, pois encontram impasses associados ao corpo social europeu. Um desses obstáculos é a xenofobia - constituída pela aversão de alguns grupos em relação a determinadas nacionalidades - que é acentuada a partir da elevada imigração ao velho continente."

O que acha?

"Portanto, impasses associados à imigração atual não podem ser negligenciados"

eu substituiria impasses por questões, pois você já usou impasses no parágrafo anterior e eu acho que podem considerar repetição (pelo menos sempre puxaram minha orelha com isso, eu vivia/vivo repetindo palavras hehe)

"para garantia dos direitos laborais."

Que tal usar "trabalhistas"? Uma vez que você já usou laboral lá no outro parágrafo. Acho que dá uma diversificada.

"Assim, aspirando digna condição socioeconômica dessas pessoas."

Eu acho que ficou um pouco perdido esse aspirando. Quem está aspirando?

Que tal:

Assim, os imigrantes terão, finalmente, uma digna condição socioeconômica.

Espero que as observações ajudem!

Caso se interesse, vou deixar uma redação nota 1000 de um tema parecido, apenas para te acrescentar (nunca é demais!)

https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/modelo-de-redacao/a-saga-dos-refugiados-o-caminho-entre-a-fuga-e-a-xenofobia

Qualquer coisa estamos aqui! Smile
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Re: Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por Bertun3s Seg 06 maio 2019, 00:10

Obrigada pelas dicas gente, preciso prestar mais atenção nessas questões mesmo!!!
Bertun3s
Bertun3s
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 06/03/2019
Idade : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Re: Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por monica_geller Seg 06 maio 2019, 00:41

imagina!! fico muito feliz sabendo que te ajudei! <3
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI Empty Re: Red. Enem: Movimento Imigratório no Século XXI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos