PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meiose

2 participantes

Ir para baixo

Meiose Empty Meiose

Mensagem por monica_geller Seg 08 Abr 2019, 21:07

A Mitose e a Meiose são importantes processos biológicos, pois permitem que o número de cromossomos de uma célula permaneça igual, ou seja reduzido, para possibilitar sua restauração numérica após a fecundação. Com relação aos eventos e aos resultados destes dois processos, é CORRETO afirmar que:


01. ao contrário da Mitose, que ocorre em todas as células, a Meiose restringe-se àquelas da linha germinativa, que produzirão gametas.

02. nos dois processos, ocorre a compactação da cromatina, fenômeno este que, além de facilitar a divisão correta dos cromossomos, impede que o material genético seja atacado por enzimas, presentes no citoplasma, que destroem o DNA.

04. uma mutação que ocorra em uma das cromátides de uma célula somática será transmitida a todas as suas células-filhas, através da divisão mitótica.

08. na Meiose, existe a possibilidade de ocorrer o fenômeno de recombinação, que é a troca de segmentos entre quaisquer dois cromossomos, gerando, com isso, alta variabilidade genética para os indivíduos envolvidos.

16. a Meiose compreende duas etapas de divisão cromossômica, sendo que, após a primeira, o número de cromossomos das células-filhas é metade do das células-mães.

32. a Mitose é o sistema de reprodução dos organismos nos quais não existe a presença de sexo nem a formação de células germinativas.

64. se considerarmos, em uma mesma espécie, duas células-filhas, uma originada por Mitose e a outra por Meiose, a primeira conterá metade do número de cromossomos e o dobro da quantidade de DNA da segunda.




A resposta é 75, porém para mim seria 74, pois meiose também produz esporos e não apenas gametas. Alguém poderia me explicar porque a 1 não pode ser considerada errada?

Agradeço desde já, pessoal! Smile


Última edição por monica_geller em Seg 08 Abr 2019, 21:44, editado 1 vez(es)
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por nqueireza Seg 08 Abr 2019, 21:30

Acho q é porque não consideram esporos como células

nqueireza
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/03/2019
Idade : 22
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por monica_geller Seg 08 Abr 2019, 21:46

oiii você de novo haha

então, eu fiquei confusa porque alguns lugares consideram.
Achei esse item 1 um pouco estranho.

Vamos ver se mais alguém nos dá alguma idéia hahah

de qualquer, muito obrigada, viu?
Você tem me ajudado muito!
monica_geller
monica_geller
Jedi
Jedi

Mensagens : 419
Data de inscrição : 28/03/2019
Idade : 28
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Meiose Empty Re: Meiose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos