PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paralelogramo

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Paralelogramo Empty Paralelogramo

Mensagem por JEABM Ter 12 Mar 2019, 11:38

Trapézio são quadriláteros que tem um par de lados paralelos, certo? Então podemos considerar que paralelogramos são trapézios especiais?
Gab: sim

Dúvida...
Para mim seria não, pois para ser paralelogramos tem q apresentar dois pares de lados opostos paralelos e o trapézio só tem um...

Apenas o trapézio isosceles seria considerado um parelologramo...

JEABM
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 771
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 38
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Elcioschin Ter 12 Mar 2019, 11:52

Um trapézio tem um par de lados paralelos

Um paralelogramo tem dois pares de lados paralelos, logo tem um lado paralelo e é um trapézio especial.

Já um trapézio comum NÃO pode ser um paralelogramo.
Um trapézio isósceles NÃO é um paralelogramo; um trapézio isósceles é aquele em que os lados não paralelos são iguais.

......A _________ B
......./................\
....../..................\
...../....................\
..C/_____________\ D

AB // CD e AD = BC
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71794
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por JEABM Ter 12 Mar 2019, 11:56

Obg entendi...então td paralelogramo é um trapézio, pois os paralelogramos tem dois pares de lados paralelos...

JEABM
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 771
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 38
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Medeiros Qua 13 Mar 2019, 03:40

Entendo que o paralelogramo tem lados paralelos e iguais dois a dois. O trapézio é um quadrilátero mas não é um paralelogramo.
E tem uma forma de trapézio pouco usual (o segundo no desenho abaixo).
Paralelogramo Scree248
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por JEABM Qua 13 Mar 2019, 16:03

Hehehehe...
O paralelogramo é um trapézio ou n?
Pelo q o mestre Elcioschin falou eu concordei, pq se ele tem um lado paralelo já é considerado trapezio, mas pela definição de paralelogramo n seria ... pq tem 2 pares de lados paralelos...agora estou em dúvida
Kkkkkk

JEABM
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 771
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 38
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Medeiros Qua 13 Mar 2019, 22:53

A opinião do Élcio é superior à minha. Eu apenas digo o que acho e trabalho com base no que acho. Ou seja, não sei qual é a definição FORMAL de paralelogramo e de trapézio -- mas isto nunca me atrapalhou para resolver os exercícios --, a forma como defino PARA MIM me ajuda.

O Élcio tem uma consideração formal, ortodoxa, tipo professor, então a opinião dele deve ser a correta -- embora eu não goste de enxergar um trapézio como paralelogramo.

Teríamos que dar uma pesquisada nas definições, o que não fiz.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por JEABM Qua 13 Mar 2019, 23:38

Obg aos dois pela ajuda...xD

JEABM
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 771
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 38
Localização : Taubaté - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Medeiros Qui 14 Mar 2019, 03:05

Olá Jeabm

agora fui prestar melhor atenção na origem da celeuma; vejo que foi esta questao:
Trapézio são quadriláteros que tem um par de lados paralelos, certo? Então podemos considerar que paralelogramos são trapézios especiais?
Gab: sim
Até então achava que a dúvida era distinguir ou clsssificar entre paralelogramo e trapézio. Vejo que não. Aliás acho a questão falaciosa porque tenta considerar como um atributo substantivo uma característica adjetiva -- o termo "especial". Dou uns exemplos:

a) a mulher (a femea do gênero Homo) tem dois pés e dá leite, a vaca tem quatro pés e também dá leite, então podemos considerar que vacas são mulheres especiais? Gab: sim.

b) uma vaca tem quatro patas. Se considerarmos que o rabo da vaca é uma pata (ainda que atrofiada, vá la), então uma vaca tem 5 patas? Gab: sim.

A questão falha em lógica nos seguintes pontos:

1) a condição de possuir o atributo "especial" não é competente para alterar a natureza do objeto. Ex.: a BMW vai lançar uma série especial do modelo X5 que será limitada a poucas unidades; terá, entre outros, bancos aquecidos, maior conforto, motorização mais potente, etc. Você percebeu? Não importa que é especial, continua sendo um simples automóvel. Ser especial não consegue mudar o principal, não vira uma máquina voadora, um submarino, um ônibus chique com 20 lugares,... Um BMW especial continua sendo apenas um carro BMW, não chega nem a ser um Aston Martin ou um Bentley.

2) a questão considera alguns itens favoráveis à sua indagação e ignora outros existentes e indissociáveis. Não é porque consideramos algo que esse algo seja verdade ou possa vir a sê-lo. A questão ignorou as outras propriedades dos paralelogramos, as quais não são atendidas por trapézios, e considerando de modo mambembe apenas uma característica dos trapézios (porque seus lados paralelos são obrigatoriamente diferentes) generalizou-os para paralelogramos.

Resumindo: um trapézio especial (se tal coisa existir) continua sendo um trapézio, não se transmuta em paralelogramo, não muda de espécie. Na minha opinião a pergunta é um non sense e o gabarito está errado. [E aqui me espanto comigo mesmo ao perceber ter aventado a possibilidade de existir um gabarito certo para algo sem sentido]
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Elcioschin Qui 14 Mar 2019, 10:41

Eu também não gostei da questão: é bem falaciosa

Infelizmente as definições dos livros não são perfeitas. Retirado de um livro do COC:

"Trapézio é um quadrilátero convexo se, e somente se, tiver dois lados paralelos."

Com esta definição não se proíbe que os outros dois lados também sejam paralelos: neste caso, um quadrado, um retângulo, um losango e um paralelogramo poderiam ser considerados trapézios "especiais"

Notem que se a definição fosse de outro modo, a interpretação seria diferente:

"Trapézio é um quadrilátero convexo se, e somente se, tiver apenas dois lados paralelos."

De modo similar um quadrado um retângulo e um losango poderiam ser classificados como paralelogramos "especiais"
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71794
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Medeiros Sex 15 Mar 2019, 03:30

Pois é ... a questão não é pacífica e já percebi que existem duas correntes com defensores de peso em cada uma. Estava quase terminando uma longa resposta mas esbarrei o dedo não sei onde e perdi tudo. Outro dia eu continuo.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Paralelogramo Empty Re: Paralelogramo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos