Dúvida sobre relatividade restrita.
2 participantes
PiR2 :: Física :: Física Moderna
Página 1 de 1
Dúvida sobre relatividade restrita.
Minha dúvida é o seguinte: existem dois personagens hipotéticos, ambos com a mesma idade num momento inicial, em seguida, o indivíduo A viaja numa determinada velocidade próxima a da luz, se contarmos o tempo na nave, sendo Xa, então temos que o tempo próprio é Xa, e o tempo dilatado seria o tempo Xb do outro indíviduo, parado. logo, Xb>Xa, correto? Mas o que me impediria de medir o tempo do individuo parado, então eu teria como tempo próprio o Xb, e o Xa seria meu tempo dilatado, como o tempo dilatado tem de ser sempre maior que o tempo próprio pois o fator de lorentz é sempre maior que um, temos uma incompatibilidade, que suposição que eu fiz estaria causando este erro? Ao meu ver eu apenas alternei o referencial. Desde já, agradeço.
Uso como denotação assim: X=L.Y sendo X o tempo dilatado, L o fator de Lorentz, e Y o tempo próprio.
Uso como denotação assim: X=L.Y sendo X o tempo dilatado, L o fator de Lorentz, e Y o tempo próprio.
pedrovictor48- Iniciante
Re: Dúvida sobre relatividade restrita.
Eae, beleza?
Cara, acho que é importante lembrar que o fator de Lorentz não é uma constante e depende da velocidade do referencial em movimento. Vale lembrar que temos dois referencias na fórmula da transformação de Lorentz:
∆t' = ∆t*√(1 - v²/c²)
em que ∆t' --> intervalo de tempo medido pelo referencial dentro do corpo em movimento
∆t --> intervalo de tempo medido pelo referencial "parado"
Agora indo para a sua pergunta: se o ∆t' for relacionado a um referencial em repouso oq aconteceria? A resposta é simples: o tempo medido por ele e outro referencial parado seria o mesmo --> é só botar na fórmula: se v = 0, então ∆t'= ∆t, logo não há diferença entre o tempo medido entre os dois referenciais.
Qualquer dúvida é só perguntar aí. Espero ter ajudado. Abraços!
Cara, acho que é importante lembrar que o fator de Lorentz não é uma constante e depende da velocidade do referencial em movimento. Vale lembrar que temos dois referencias na fórmula da transformação de Lorentz:
∆t' = ∆t*√(1 - v²/c²)
em que ∆t' --> intervalo de tempo medido pelo referencial dentro do corpo em movimento
∆t --> intervalo de tempo medido pelo referencial "parado"
Agora indo para a sua pergunta: se o ∆t' for relacionado a um referencial em repouso oq aconteceria? A resposta é simples: o tempo medido por ele e outro referencial parado seria o mesmo --> é só botar na fórmula: se v = 0, então ∆t'= ∆t, logo não há diferença entre o tempo medido entre os dois referenciais.
Qualquer dúvida é só perguntar aí. Espero ter ajudado. Abraços!
paulinoStarkiller- Fera