PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre relatividade restrita.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre relatividade restrita. Empty Dúvida sobre relatividade restrita.

Mensagem por pedrovictor48 Seg 10 Dez 2018, 21:16

Minha dúvida é o seguinte: existem dois personagens hipotéticos, ambos com a mesma idade num momento inicial, em seguida, o indivíduo A viaja numa determinada velocidade próxima a da luz, se contarmos o tempo na nave, sendo Xa, então temos que o tempo próprio é Xa, e o tempo dilatado seria o tempo Xb do outro indíviduo, parado. logo, Xb>Xa, correto? Mas o que me impediria de medir o tempo do individuo parado, então eu teria como tempo próprio o Xb, e o Xa seria meu tempo dilatado, como o tempo dilatado tem de ser sempre maior que o tempo próprio pois o fator de lorentz é sempre maior que um, temos uma incompatibilidade, que suposição que eu fiz estaria causando este erro? Ao meu ver eu apenas alternei o referencial. Desde já, agradeço.
Uso como denotação assim: X=L.Y sendo X o tempo dilatado, L o fator de Lorentz, e Y o tempo próprio.

pedrovictor48
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre relatividade restrita. Empty Re: Dúvida sobre relatividade restrita.

Mensagem por paulinoStarkiller Qua 12 Dez 2018, 00:13

Eae, beleza?

Cara, acho que é importante lembrar que o fator de Lorentz não é uma constante e depende da velocidade do referencial em movimento. Vale lembrar que temos dois referencias na fórmula da transformação de Lorentz:

∆t' =  ∆t*√(1 - v²/c²)

em que  ∆t' --> intervalo de tempo medido pelo referencial dentro do corpo em movimento
             ∆t --> intervalo de tempo medido pelo referencial "parado"

Agora indo para a sua pergunta: se o  ∆t' for relacionado a um referencial em repouso oq aconteceria? A resposta é simples: o tempo medido por ele e outro referencial  parado seria o mesmo --> é só botar na fórmula: se v = 0, então  ∆t'= ∆t, logo não há diferença entre o tempo medido entre os dois referenciais.

Qualquer dúvida é só perguntar aí. Espero ter ajudado. Abraços!  Very Happy
paulinoStarkiller
paulinoStarkiller
Fera
Fera

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo