PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

3 participantes

Ir para baixo

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico Empty Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

Mensagem por Nina Luizet Dom Jul 26 2015, 14:14

Olá  pessoal, estou com uma dúvida na aplicação do efeito fotoelétrico. Inicialmente, irei expor a situação problema:




Considere um metal que esteja passando pelo efeito fotoelétrico em um vagão de um trem, sendo que há uma fonte de luz no teto, com um observador O dentro do vagão e um observador O´ fora do vagão, observando o movimento do automóvel. Einstein propôs em sua teoria da relatividade restrita que um observador fora do trem nota uma maior contração  de uma barra que esteja sendo transportada no interior de tal veículo.



Se submetermos essa barra ao efeito fotoelétrico, é fisicamente válido que o aumento da intensidade luminosa atuante no corpo causaria um maior estímulo na saída de fótons, que ativariam elétrons, que se desprenderiam da barra como fotoelétrons.



Quando o vagão entrar em movimento - a intensidade luminosa é mantida constante - o observador O' nota uma contração na barra, então, para ele um menor comprimento da barra estaria precedido pela redução da quantidade de matéria, ou seja, menos elétrons estão suscetíveis a se tornarem fotoelétrons?. Se isso acontecesse, O' veria menos fotoelétrons que O, não?



Por fim, gostaria de saber se esse meu último questionamento é válido. Se supormos que O' veja menos fotoelétrons serem formados no vagão inicial, poderíamos dizer que se houvesse um outro vagão em repouso na situação, com um material de menor função trabalho, O' veria, em curto intervalo que precede o movimento do vagão inicial, a mesma quantidade de fotoelétrons nos dois vagões? -  caso a redução do comprimento da barra no trem inicial fosse proporcional à função trabalho da outra barra no outro vagão.


Agradeço desde já a ajuda. *Nina* 
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico Empty Re: Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

Mensagem por _TNY_ Qui Jul 30 2015, 19:30

Boa pergunta... :scratch:
_TNY_
_TNY_
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 167
Data de inscrição : 31/01/2014
Idade : 29
Localização : Aparecida - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico Empty Re: Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

Mensagem por Euclides Qui Jul 30 2015, 19:54

Nina: acho que esse raciocínio é falacioso:

você escreveu:Quando o vagão entrar em movimento - a intensidade luminosa é mantida constante - o observador O' nota uma contração na barra, então, para ele um menor comprimento da barra estaria precedido pela redução da quantidade de matéria, ou seja, menos elétrons estão suscetíveis a se tornarem fotoelétrons?. Se isso acontecesse, O' veria menos fotoelétrons que O, não?

se a barra teve tamanho reduzido o que aconteceu com seus átomos? Desapareceram? Encolheram também?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico Empty Re: Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

Mensagem por Nina Luizet Sex Jul 31 2015, 16:52

Obrigada, Euclides.
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Relatividade restrita e efeito fotoelétrico Empty Re: Relatividade restrita e efeito fotoelétrico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos