PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpretação de texto

2 participantes

Ir para baixo

Interpretação de texto Empty Interpretação de texto

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 31 Out 2018, 16:39

Hoje o homem vive simultaneamente em todas as regiões da Terra. Dói-lhe o mundo inteiro como se fosse uma extensão sensível do seu corpo; os postes telegráficos e as ondas de rádio são as células nervosas deste imenso organismo a transmitir-lhes impressões e dores em forma de notícias. A primeira página de um jornal é o gráfico desta vida nervosa suplementar, estampando diariamente a curva de nossas tristezas universais, somando as parcelas do mundo em nosso comportamento mental e dividindo a nossa mal distraída atenção pelos quatro recantos da Terra. Nunca a unanimidade humana foi tão grande. Estamos interessados em tudo e todos. Das experiências termonucleares às pesquisas sobre a dor reumática. Das multidões esfomeadas da Índia à pobre menina brasileira que roubou um pão. Das reviravoltas políticas da África às usinas de alumínio do Canadá. Por isso mesmo, mereço este dia de praia e de sol, fechado por algum tempo nesta felicidade deslumbrada feita de orgânico egoísmo. Hoje eu não sofreria nem por mim mesmo. Nosso destino é morrer. Mas é também nascer. O resto é aflição de espírito.
(Paulo Mendes Campos. Unanimidade.)


O sentimento que mais se identifica com o “tom” manifestado pelo narrador, na maior parte do texto, é o de

A desespero.

B indiferença.

C alegria.

D amargura.

E insegurança.

gabarito e dúvida:

Alguém??
Interpretação de texto 503132

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de texto Empty Re: Interpretação de texto

Mensagem por dd0123 Sex 02 Nov 2018, 19:58

Olá
Eu marcaria "indiferença" mesmo porque o texto é um exemplo de muitos outros que comentam sobre como as pessoas pouco se deixam influenciar pelo que veem, e se o acesso a essas múltiplas informações ao mesmo tempo podem motivar a frieza a tudo isso, afinal, ao mesmo tempo em que você lê sobre a fome em algum lugar, você lê (e até se interessa mais) sobre o casamento da família real britânica, por exemplo..

"...Estamos interessados em tudo e todos. [...] Por isso mesmo, mereço este dia de praia e de sol (ou seja não se abala com nada), fechado por algum tempo nesta felicidade deslumbrada feita de orgânico egoísmo. Hoje eu não sofreria nem por mim mesmo. Nosso destino é morrer. Mas é também nascer. O resto é aflição de espírito." --> só falta ele terminar com um "e daí?"
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos