PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica

3 participantes

Ir para baixo

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica Empty UFLA - interpretação de gráficos dinâmica

Mensagem por Liss Collins Qua 18 Jul 2018, 09:18

Oi, gente!
Eu não entendi o gabarito dessa questão. Porque não poderia ser a letra B?  :scratch:
Obrigada desde já!

Uma caixa de massa M está sobre um plano inclinado, perfeitamente polido, que forma um ângulo de 30° com a horizontal. Uma força F horizontal é aplicada na caixa para mantê-la em repouso. Considerando P o peso da caixa, N a normal do plano inclinado na caixa e F a força horizontal, indique a figura que representa de forma CORRETA as forças do sistema físico descrito. 
UFLA - interpretação de gráficos dinâmica Dinami10
Spoiler:
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica Empty Re: UFLA - interpretação de gráficos dinâmica

Mensagem por Aluna59 Qua 18 Jul 2018, 10:08

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica 410

a Normal na mesma direção de Py e o ângulo de 30º como OPV fazendo referência ao eixo tracejado
(não sei se deu pra visualizar legal)

Última edição por Aluna59 em Qua 18 Jul 2018, 10:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : o paint é dificil)
Aluna59
Aluna59
matadora
matadora

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica Empty Re: UFLA - interpretação de gráficos dinâmica

Mensagem por Elcioschin Qua 18 Jul 2018, 11:40

Infelizmente o desenho, embora correto, foi feito ao contrário: a inclinação do plano, a partir do ponto mais alto deve ser da esquerda para a direita (e o desenho mostra da direita para a esquerda).
Além disso, faltou a força F (horizontal, para a esquerda)

Façam o desenho correto, invertido, e sejam O a origem dos eixos e A o ponto mais baixo do plano.
Prolonguem o eixo Y- para baixo, até encontrar a base horizontal do plano, no ponto E ---> OÊA = 60º

O ângulo entre a força F e o a Normal N no eixo Y+ é igual a 60º ---> Alternativa A
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Liss Collins Qua 18 Jul 2018, 15:03

Olá, amigos
Ainda está confuso para mim sobre esse ângulo de 60º, como assim faz esse ângulo com o eixo ali?
Não entendo ainda como a letra A dispôs a organização disso.. no plano eu entendi, mas agora ali na alternativa não
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Qua 18 Jul 2018, 16:24

Você fez o desenho correto, conforme expliquei. Sem ele você não entenderá.

NO desenhe deve constar apenas o peso P vertical, a força F horizontal e a reação normal N, perpendicular ao plano.
Se fez, poste o seu desenho para conferirmos.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Liss Collins Qua 18 Jul 2018, 16:37

UFLA - interpretação de gráficos dinâmica Dinami10
Poderia conferir meu raciocínio?
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagem por Elcioschin Qua 18 Jul 2018, 16:54

Seu desenho tem um erro, pois não atende o enunciado, nem ao que eu expliquei:

"Uma força F horizontal é aplicada na caixa para mantê-la em repouso."

E eu escrevi isto na minha última mensagem:

"NO desenhe deve constar apenas o peso P vertical, a força F horizontal e a reação normal N, perpendicular ao plano."

Note que sua força F não é horizontal: ela é paralela ao plano inclinado.

Além disso:

1) Você decompôs a força P em Px e Py ---> Isto não é necessário e só complicou o desenho
2) Você não prolongou o eixo Y- até encontrar a base horizontal do plano no ponto E como eu tinha sugerido, para mostrar que OÊA = 60º

Faça as correções e poste novamente, notando que o ângulo entre F e o plano inclinado é igual a 60º
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo