PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Daltonismo só em um olho?

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Daltonismo só em um olho?

Mensagem por GranTorino Sex 29 Jun 2018, 15:06

Olá! Poderia dizer se existem pessoas que tem uma visão normal em um olho, mas que no outro possuem uma visão daltônica.

Apesar de ter lido relatos de pessoas que sofrem com isso, não achei nenhuma fonte confiável que confirmasse. 

Pergunto porque ao fazer a questão abaixo eu teria marcado alternativa ¨Apenas I está correta¨, caso ela existisse .-.

Na espécie humana, a calvície hereditária é uma característica influenciada pelo sexo. O gene que condiciona a calvície é dominante nos homens e recessivo nas mulheres. O daltonismo é de herança recessiva ligada ao cromossomo X. Um casal não-calvo e de visão normal tem um filho calvo e daltônico.
Considerando os dados apresentados, analise as afirmativas a seguir.

I - A mulher é dupla heterozigota para os genes em questão.
II - É possível que o casal tenha filhas não-calvas, de visão normal em um dos olhos, mas daltônicas do outro.
III - 25% das filhas do casal poderão ser calvas e daltônicas.

Marque a alternativa correta.
a) I e II são corretas.
b) I e III são corretas.
c) II e III são corretas.
d) Apenas III está correta.

RESPOSTA: A


Grato!


Última edição por GranTorino em Sex 29 Jun 2018, 20:36, editado 1 vez(es)
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Daltonismo só em um olho?

Mensagem por Hayzel Sh Sex 29 Jun 2018, 18:23

Eu acho que é possível ter pessoas com apenas um olho daltônico, sim. Mas apenas mulheres, e não homens, por causa da cromatina sexual ou corpúsculo de Barr. Se em todas as células (cones e bastonetes) da retina do olho de uma mulher o cromossomo X ativo for o que tiver o gene para o daltonismo, ela será daltônica desse olho. No outro olho, o cromossomo X inativo pode ser, em maior grau, o que contém o gene do daltonismo, então ela não seria daltônica do outro olho. Nesse caso, a mulher precisaria ser heterozigota para o daltonismo.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Daltonismo só em um olho?

Mensagem por GranTorino Sex 29 Jun 2018, 20:36

Hayzel Sh escreveu:Eu acho que é possível ter pessoas com apenas um olho daltônico, sim. Mas apenas mulheres, e não homens, por causa da cromatina sexual ou corpúsculo de Barr. Se em todas as células (cones e bastonetes) da retina do olho de uma mulher o cromossomo X ativo for o que tiver o gene para o daltonismo, ela será daltônica desse olho. No outro olho, o cromossomo X inativo pode ser, em maior grau, o que contém o gene do daltonismo, então ela não seria daltônica do outro olho. Nesse caso, a mulher precisaria ser heterozigota para o daltonismo.
Perfection divine, Hayzel!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Daltonismo só em um olho?

Mensagem por Giovana Martins Sex 29 Jun 2018, 21:39

Como sempre uma ótima resposta, Hayzel.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Daltonismo só em um olho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos