PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Divisão por termo algébrico dúvida teórica

2 participantes

Ir para baixo

Divisão por termo algébrico dúvida teórica Empty Divisão por termo algébrico dúvida teórica

Mensagem por guilherme.resende2 Seg 21 maio 2018, 07:47

Por que ao dividir os dois membros de uma equação por um mesmo termo algébrico algumas raízes "somem"? Nunca tive essa dúvida antes, pois sei que não se pode dividir por zero, mas estava fazendo um exercício que envolvia fatoração e, distraidamente, (o domínio era R) resolvi dividir x²+4x+3 = x+1 por x+1 e obtive como raiz única x=-2. Nesse caso, é simples de observar que as duas equações x²+4x+3 = x+1  e  (x²+4x+3)/(x+1) = 1 são diferentes por conta do domínio e ao dividir aquela por x+1 foi como se eu dividisse por zero pois uma das raízes era -1.
A minha dúvida é: por que uma das raízes é suprimida? Meu professor disse "dividindo por x+1 o grau da equação "abaixa" e assim você tem uma equação do 1º grau que só tem uma raiz", não consigo aceitar isso como verdade absoluta, no caso que descrevi é fácil de observar, mas se fosse em um caso mais difícil, como evitar que eu divida e uma raiz seja suprimida? Por que acontece isso?
guilherme.resende2
guilherme.resende2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Divisão por termo algébrico dúvida teórica Empty Re: Divisão por termo algébrico dúvida teórica

Mensagem por Elcioschin Seg 21 maio 2018, 11:16

Seu professor está certo. Nunca divida! Eis o modo correto:

x² + 4.x + 3 = x + 1 ---> Raízes do 1º membro: x = -1 e x = -3

(x + 1).(x + 3) = x + 1 --->

(x + 1).(x + 3) - 1.(x + 1) = 0 ---> colocando (x + 1) em evidência:

(x + 1).[(x + 3) - 1)] = 0

(x + 1).(x + 2) = 0 --> Expressão fatorada ---> Temos duas possibilidades:

x + 1 = 0 ---> x = - 1
x + 2 = 0 ---> x = - 2
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72914
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 78
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos