Gerador e receptor
3 participantes
Página 1 de 1
Gerador e receptor
Se bloquearmos o eixo do motor (receptor) de um circuito com um gerador em série com o receptor e com uma lâmpada (todos em série), a ddp da lâmpada aumenta (já que a parcela E' não será mais gasta pra girar o motor) e ela brilha mais do que com o motor livre. Esse raciocínio está certo?
Última edição por Hayzel Sh em Sex 11 maio 2018, 21:29, editado 1 vez(es)
Hayzel Sh- Estrela Dourada
Re: Gerador e receptor
Ao meu ver está correto sim, afinal, o receptor consome a potência (energia por unidade de tempo) fornecida pelo gerador. Quando o receptor deixa de atuar no circuito, a parcela de energia que antes era consumida pelo mesmo passa a ser distribuída para o circuito de tal modo que uma quantidade maior de energia passa a ser consumida pela lâmpada (outra parte dissipa-se em outras formas de energia, por exemplo, como forma de calor.). Eu tentei "demonstrar" matematicamente que a lâmpada passará a ter um brilho mais intenso quando o receptor deixa de atuar no circuito e, aparentemente, os cálculos batem com o que você supôs. Seja R a resistência da lâmpada. Supondo que estamos lidando com geradores e receptores que possuem resistência interna desprezível:
Pelos cálculos, notamos que, para R constante, quanto maior ε2 menor será a potência dissipada na lâmpada, ou seja, menor será o brilho adquirido pela mesma. Desse modo, para ε2 tendendo a zero (situação na qual o receptor deixa de funcionar), a potência dissipada na lâmpada passa a ser maior. Honestamente, eu ainda não sei o que aconteceria caso as resistências internas não pudessem ser desprezadas. Quem sabe o mestre Élcio ou outro membro possa complementar.
Nota: o r da primeira linha do equacionamento seria uma resistência equivalente referente à resistência interna tanto do gerador quanto do receptor.
Pelos cálculos, notamos que, para R constante, quanto maior ε2 menor será a potência dissipada na lâmpada, ou seja, menor será o brilho adquirido pela mesma. Desse modo, para ε2 tendendo a zero (situação na qual o receptor deixa de funcionar), a potência dissipada na lâmpada passa a ser maior. Honestamente, eu ainda não sei o que aconteceria caso as resistências internas não pudessem ser desprezadas. Quem sabe o mestre Élcio ou outro membro possa complementar.
Nota: o r da primeira linha do equacionamento seria uma resistência equivalente referente à resistência interna tanto do gerador quanto do receptor.
A Giovana está corretíssima. Vou apenas detalhar um pouco mais a prova matemática:
Inicialmente não vamos desprezar as resistências internas r do gerador e r' do receptor.
Sejam E a fem do gerador, E' a fcem do receptor e R a resistência da lâmpada
E - E' = (r + r' + R).i ---> i = (E - E')/(r + r' + R)
Bloqueando o eixo do motor ---> E' = 0
i' = E/(r + r' + R)
Obviamente i' > i ---> logo, a lâmpada brilha mais.
E este conceito vale também caso r = r' = 0
Neste caso a corrente também aumentaria.
Não existiria curto-circuito, porque ainda existe R no circuito
Inicialmente não vamos desprezar as resistências internas r do gerador e r' do receptor.
Sejam E a fem do gerador, E' a fcem do receptor e R a resistência da lâmpada
E - E' = (r + r' + R).i ---> i = (E - E')/(r + r' + R)
Bloqueando o eixo do motor ---> E' = 0
i' = E/(r + r' + R)
Obviamente i' > i ---> logo, a lâmpada brilha mais.
E este conceito vale também caso r = r' = 0
Neste caso a corrente também aumentaria.
Não existiria curto-circuito, porque ainda existe R no circuito
Elcioschin- Grande Mestre
Muito obrigada pela ótima explicação, como sempre, Giovana! E também ao Élcio pela complementação.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
De nada. Obrigada, Élcio por complementar.