Função do 1º Grau
2 participantes
Página 1 de 1
Função do 1º Grau
Galera, há uma questão capciosa aqui, ao menos para quem está aprendendo a fazer taltipo de exercícios, rs. A grande questão é: Dá para resolver por sistemas? Se sim, como? Já que os dados ficam diferentes?
Quero dizer:
-2 ● a + b = 4 é diferente de
x ● (-3) + 7 = y
Qual a melhor forma?
Questão:
Determine a função do 1º Grau f(x) que passa pelo ponto (-2, 4) e é paralela à reta y=-3x+7 e responda:
a) Qual é a sua raiz.
b) Construa o seu gráfico.
c) Faça o estudo de sinais da função.
Grato!
Quero dizer:
-2 ● a + b = 4 é diferente de
x ● (-3) + 7 = y
Qual a melhor forma?
Questão:
Determine a função do 1º Grau f(x) que passa pelo ponto (-2, 4) e é paralela à reta y=-3x+7 e responda:
a) Qual é a sua raiz.
b) Construa o seu gráfico.
c) Faça o estudo de sinais da função.
Grato!
bra²- Iniciante
Re: Função do 1º Grau
Coeficiente angular da reta dada: m = - 3
Coeficiente angular da reta procurada, que é paralela à reta dada ---> m' = m ---> m' = - 3
Equação procurada, que passa por (-2, 4) ---> y - 4 = (-3).[x - (-2)] ---> y =- 3.x - 2
a) Raiz ---> y = 0 ---> - 3.x - 2 = 0 ----> x = - 2/3 ---> A reta passa por A(-2/3, 0)
b) Para x = 0 ---> y = - 3.0 - 2 ---> y = - 2 ---> A reta passa por B(0, -2) ---> Desenhe a reta
c) Estudo do sinal(varal):
......................... - 2/3 ........................
y ++++++++++++0---------------------
Coeficiente angular da reta procurada, que é paralela à reta dada ---> m' = m ---> m' = - 3
Equação procurada, que passa por (-2, 4) ---> y - 4 = (-3).[x - (-2)] ---> y =- 3.x - 2
a) Raiz ---> y = 0 ---> - 3.x - 2 = 0 ----> x = - 2/3 ---> A reta passa por A(-2/3, 0)
b) Para x = 0 ---> y = - 3.0 - 2 ---> y = - 2 ---> A reta passa por B(0, -2) ---> Desenhe a reta
c) Estudo do sinal(varal):
......................... - 2/3 ........................
y ++++++++++++0---------------------
Última edição por Elcioschin em Qua 25 Abr 2018, 11:11, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
Grato, Prof. Só quero deixar claro que não tenho respondido com celeridade por estar melhorando na matemática que, na realidade, gosto de mais, é divertido à beça! Rsrs
Mas, até agora tenho tido dificuldades para compreender várias respostas. Por isso não falo algo já que a intenção que tenho é retornar nelas quando conseguir ou perguntar mais...
Assim, entendo o coeficiente = -3.
Mas, pelo que vi o Sr. chamou o coeficiente da outra reta de m'. Pelo que sei o "linha" é usado em derivadas, correto? Qual o significado exatamente desta colocação?
Grato novamente e abraço!
Mas, até agora tenho tido dificuldades para compreender várias respostas. Por isso não falo algo já que a intenção que tenho é retornar nelas quando conseguir ou perguntar mais...
Assim, entendo o coeficiente = -3.
Mas, pelo que vi o Sr. chamou o coeficiente da outra reta de m'. Pelo que sei o "linha" é usado em derivadas, correto? Qual o significado exatamente desta colocação?
Grato novamente e abraço!
bra²- Iniciante
Vou melhorar minha solução para você entender melhor.
Eu chamei o coeficiente da reta procurada de m' apenas para diferenciar do coeficiente m da reta
y = - 3.x + 7 (então, não tem nada a ver com derivadas)
Eu chamei o coeficiente da reta procurada de m' apenas para diferenciar do coeficiente m da reta
y = - 3.x + 7 (então, não tem nada a ver com derivadas)
Elcioschin- Grande Mestre
Claro Prof. Muito grato por me esclarecer. Realmente não via como ter e não há ligação com derivadas, rs.
Minha dúvida maior era em relação à notação que, até então, não sabia que poderia ser usada para algo além de derivadas dessa forma. Já vi uso para demonstração em horas nas suas divisões.
E realmente não soube interpretar se era apenas como coeficiente que a lógica já direciona à conclusão ou não.
Grato e até!
Minha dúvida maior era em relação à notação que, até então, não sabia que poderia ser usada para algo além de derivadas dessa forma. Já vi uso para demonstração em horas nas suas divisões.
E realmente não soube interpretar se era apenas como coeficiente que a lógica já direciona à conclusão ou não.
Grato e até!
bra²- Iniciante