PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre constantes de Eletroestática

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre constantes de Eletroestática Empty Dúvida sobre constantes de Eletroestática

Mensagem por Scotle Seg 05 Fev 2018, 16:46

Existem aquelas questões em Eletroestática em que você tem que achar a distância ideal para que uma partícula fique em repouso. Logo, você tem que igualar as duas forças que agem sobre a partícula (Ex: Fe1=Fe2; E1=E2). 


Em uma situação de igualdade dessas, eu me deparo com essa situação:




                                            K|Q.q|/d² = K|Q.q|/d²


# Pesquisando nos fóruns, observei que para facilitar o cálculo, não se leva em conta a CONSTANTE. E usa-se apenas os outros valores.


# A dúvida é: Em que situações eu posso anular essa constante, e por que                      ( conceitualmente ) valores constantes podem ser ignorados em algumas equações ?



AGRADEÇO DESDE JÁ !!!

Scotle
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/09/2017
Idade : 24
Localização : Pinheiro, Maranhao, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre constantes de Eletroestática Empty Re: Dúvida sobre constantes de Eletroestática

Mensagem por SpaceFunction Seg 05 Fev 2018, 17:04

Esta é uma simples questão atrelada aos fundamentos equacionais.
Se a.b = a.c, logicamente, pode-se dividir ambas as expressões da equação por a, contanto que este seja diferente de zero.

Usando o tema da sua dúvida e munindo-me de um sistema de três partículas, perceba o seguinte:
Fel = k.Q.q/d²

d(partícula a, posição de c) = D
d(partícula b, posição de c) = d

Fel (a,c) = Fel (b,c)
k.Qa.qc/D² = k.Qb.qc/d²

Qa.d²/Qb.D² = k.qc/k.qc
Qa.d²/Qb.D² = 1 (ou seja, como a constante é um termo comum nas duas expressões da equação, esta não influencia no resultado final, assim como a carga de c)
SpaceFunction
SpaceFunction
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 114
Data de inscrição : 02/05/2016
Idade : 24
Localização : Santo André - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos