VETORES UFSC 1998
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
VETORES UFSC 1998
Um míssil, movendo-se horizontalmente no sentido positivo do eixo Ox, explode em dois fragmentos de massas iguais. Imediatamente após a explosão, um dos fragmentos é lançado verticalmente ao longo do eixo Oy, sentido positivo. A(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) que representa(m) o vetor velocidade v do segundo fragmento, neste instante, é(são):
Resposta: 32
Gostaria de saber se há explicação algébrica para essa questão... Eu entendi apenas que o vetor resultante dos fragmentos tem que dar igual ao vetor original... Isso está certo?
Resposta: 32
Gostaria de saber se há explicação algébrica para essa questão... Eu entendi apenas que o vetor resultante dos fragmentos tem que dar igual ao vetor original... Isso está certo?
amandacze- Padawan
Re: VETORES UFSC 1998
Sim. O vetor resultante de suas decomposições sempre será o mesmo de origem. Como as massas são iguais os fragmentos se tornam equidistantes entre si. Como um dos pedaços foi lançado para cima o outro será lançado para baixo formando um mesmo ângulo com a reta das abscisas (Não ignorando seu direcionamento inicial).
marcelo-jr- Padawan
Re: VETORES UFSC 1998
Amanda, ao meu ver a questão trata apenas de uma análise vetorial mesmo. Esta questão trata da conservação do momento linear. Lembremos que o momento linear é uma grandeza vetorial. Inicialmente, o momento linear tem a seguinte orientação: direção horizontal e sentido positivo do eixo Ox. Para que haja a conservação do momento linear, o momento linear final resultante tem que ter a mesma orientação que o momento linear inicial, o que só é possível quando o segundo fragmento tem a velocidade orientada como foi explicitada pela proposição 32.
Nota: perdoe-me pela má disposição dos vetores.