(UNICAMP)sustentação do avião
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(UNICAMP)sustentação do avião
(UNICAMP)Em junho de 2017 uma intensa onda de calor atingiu os EUA, acarretando uma série de cancelamentos de voos do aeroporto de Phoenix no Arizona. A razão é que o ar atmosférico se torna muito rarefeito quando a temperatura sobe muito, o que diminui a força de sustentação da aeronave em voo. Essa força, vertical de baixo para cima, está associada à diferença de pressão AP entre as partes inferior e superior do avião. Considere um avião de massa m= 3x10^5kg em voo horizontal. Sendo a área efetiva de sustentação do avião
A=500m², na situação de voo horizontal AP, vale:
R:6x10^3 N/m²
Esse tipo de questão como eu começo ?
A Força do Ar de sustentação é o Empuxo do ar ?
:scratch:
A=500m², na situação de voo horizontal AP, vale:
R:6x10^3 N/m²
Esse tipo de questão como eu começo ?
A Força do Ar de sustentação é o Empuxo do ar ?
:scratch:
Luana Skywalker- Jedi
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
É só seguir a definição padrão de pressão. P = F/A. Nesse caso, a força é o próprio peso do avião (mg)
Nota: A situação pode ser compreendida de uma forma melhor com a equação da dinâmica dos fluidos de Bernoulli. A diferença de pressão é consequente da velocidade de "escoamento" do ar.
Nota: A situação pode ser compreendida de uma forma melhor com a equação da dinâmica dos fluidos de Bernoulli. A diferença de pressão é consequente da velocidade de "escoamento" do ar.
SpaceFunction- Recebeu o sabre de luz
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Não. A força é devida apenas à diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior da asa:
Com o avião em movimento (acima de uma certa velocidade, entre 200 e 300 km/h), devido ao perfil da asa, o ar passa mais rapidamente acima do que abaixo da asa.
A pressão do ar é inversamente proporcional à sua velocidade: na parte superior da asa a pressão do ar é menor do que a pressão na parte inferior.
Como consequência aparece o ∆p que empurra o avião para cima
∆p = F/A ---> ∆p = m.g/A ---> ∆p = 3.105.10/5.10² ---> ∆p = 6.10³ Pa
Com o avião em movimento (acima de uma certa velocidade, entre 200 e 300 km/h), devido ao perfil da asa, o ar passa mais rapidamente acima do que abaixo da asa.
A pressão do ar é inversamente proporcional à sua velocidade: na parte superior da asa a pressão do ar é menor do que a pressão na parte inferior.
Como consequência aparece o ∆p que empurra o avião para cima
∆p = F/A ---> ∆p = m.g/A ---> ∆p = 3.105.10/5.10² ---> ∆p = 6.10³ Pa
Última edição por Elcioschin em Dom Dez 03 2017, 20:05, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Pelo enunciado a força de sustentação tem a seguinte orientação: direção vertical e sentido de baixo para cima. A força gravitacional que age no avião compensa a força de sustentação, logo:
Fg=Fs -> Fs=mg (1)
Ainda pelo enunciado, a força de sustentação está associada a uma diferença de pressão. Sabemos que:
F=pA
Mas, convenientemente, podemos adaptar a relação acima de tal modo que:
F=∆pA
Sendo assim:
Fs=∆pA (2)
De (1) e (2):
∆pA=mg
500.∆p=3.105.10
∆p=6000 N/m²
Quanto a sua outra pergunta, confesso que tive que ir pesquisar, pois eu não saberia responder com precisão. Procurando pela internet eu achei um artigo (clique na palavra artigo) interessante da UFRGS, veja se ele te ajuda.
Última edição por Giovana Martins em Dom Dez 03 2017, 20:05, editado 1 vez(es)
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Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Elcioschin escreveu:Não. A força é devida apenas à diferença de pressão entre a parte inferior e a parte superior da asa:
Com o avião em movimento (acima de uma certa velocidade, entre 200 e 300 km/h), devido ao perfil da asa, o ar passa mais rapidamente acima do que abaixo da asa.
A pressão do ar é inversamente proporcional à sua velocidade: na parte superior da asa a pressão do ar é menor do que a pressão na parte inferior.
Como consequência aparece o ∆p que empurra o avião para cima
∆p = F/A ---> ∆p = m.g/A ---> ∆p = 3.105.10/5.10² ---> ∆p = 3.10³ Pa
Sim, eu estava me referindo justamente à força que deveria ser usada para o cálculo da diferença de pressão. Como o corpo está em equilíbrio dinâmico, tal força é igual ao peso (em módulo)
SpaceFunction- Recebeu o sabre de luz
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Não entendi como a expressão P=F/A virou F=∆p/AGiovana Martins escreveu:Pelo enunciado a força de sustentação tem a seguinte orientação: direção vertical e sentido de baixo para cima. A força gravitacional que age no avião compensa a força de sustentação, logo:Fg=Fs -> Fs=mg (1)Ainda pelo enunciado, a força de sustentação está associada a uma diferença de pressão. Sabemos que:F=pAMas, convenientemente, podemos adaptar a relação acima de tal modo que:F=∆pASendo assim:Fs=∆pA (2)De (1) e (2):∆pA=mg500.∆p=3.105.10∆p=6000 N/m²Quanto a sua outra pergunta, confesso que tive que ir pesquisar, pois eu não saberia responder com precisão. Procurando pela internet eu achei um artigo (clique na palavra artigo) interessante da UFRGS, veja se ele te ajuda.
victormanfro99- Jedi
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Data de inscrição : 20/05/2016
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
"Não entendi como a expressão P=F/A virou F=∆p/A"
- A força é produto da pressão pela área.
- Eu apenas reescrevi a relação de uma forma conveniente, pois a questão nos diz que a força de sustentação relaciona-se com uma diferença de pressão.
- A força é produto da pressão pela área.
- Eu apenas reescrevi a relação de uma forma conveniente, pois a questão nos diz que a força de sustentação relaciona-se com uma diferença de pressão.
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Charlotte de Witte - Universal Nation
Giovana Martins- Grande Mestre
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Data de inscrição : 15/05/2015
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Entendi agora.Valeu! Sempre que existir diferença de pressão num corpo, tem força.
victormanfro99- Jedi
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Data de inscrição : 20/05/2016
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Re: (UNICAMP)sustentação do avião
Entendi, eu estava relacionando com o Empuxo, mas, agora ficou mais claro !!
Muito Obrigada pela ajuda
Muito Obrigada pela ajuda
Luana Skywalker- Jedi
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Localização : Condado (Florianópolis - SC)
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