Condição de existência tg e cotg
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Condição de existência tg e cotg
(UEL-PR) A função dada por f(x) = (tg x)(cotg x) está definida se, e somente se:
Resposta:
Minha análise:
Sabemos que
tg x-->
cotg x-->
Agora como unir essas duas restrições?
e uma outra coisa: se cotg x = 1/tg x então a tg x não pode ser 0, mas por ainda ser tg no denominador a restrição da tg não deveria continuar valendo para cotg?
Resposta:
Minha análise:
Sabemos que
tg x-->
cotg x-->
Agora como unir essas duas restrições?
e uma outra coisa: se cotg x = 1/tg x então a tg x não pode ser 0, mas por ainda ser tg no denominador a restrição da tg não deveria continuar valendo para cotg?
Alisson Cabrini- Jedi
Re: Condição de existência tg e cotg
A função tangente, na primeira volta, NÃO é definida para x = pi/2 = 90º e para x = 3.pi/2 = 270º (a tangente seria ∞)
A função cotangente, na 1ª volta, NÃO é definida para x = 0 e x = pi (a cotangente seria ∞)
Solução na 1ª volta: x ≠ 0, x ≠ pi/2, x ≠ pi, x ≠ 3.pi/2
Solução geral: x = k.pi/2 ---> k inteiro
A função cotangente, na 1ª volta, NÃO é definida para x = 0 e x = pi (a cotangente seria ∞)
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Condição de existência tg e cotg
Obrigado novamente Elcio!Elcioschin escreveu:A função tangente, na primeira volta, NÃO é definida para x = pi/2 = 90º e para x = 3.pi/2 = 270º (a tangente seria ∞)
Bem organizado deu pra entender melhor.
Eu até acertei essa questão, mas foi mentalmente. Deduzi que a restrição seria a cada 90º então qualquer variável Inteira k em pi/2 satisfaz a condição de existência para f(x).
Porém fiquei na duvida se existiria uma maneira de unir as restrições da tg e cotg através de alguma operação (união, interseção, adição, etc)
Alisson Cabrini- Jedi
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos