PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cálculo de fórmulas

3 participantes

Ir para baixo

Cálculo de fórmulas Empty Cálculo de fórmulas

Mensagem por guilherme.resende2 Sex 30 Jun 2017, 19:47

Alguém teria um método, sei lá, um modo de resolver exercícios desse tipo com mais velocidade?

(UFF-RJ) Foram aquecidos 1,83 g de uma amostra de Al2(SO4)3 hidratado, até que toda a água fosse eliminada. A amostra anidra pesou 0,94 g. Determine a fórmula molecular do sal hidratado.

Consigo resolver sem problema, mas parece que falta alguma técnica, sei lá. Sinto como se estivesse levando mais tempo do que necessário para resolver esse tipo simples de cálculo.
guilherme.resende2
guilherme.resende2
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 158
Data de inscrição : 01/12/2015
Idade : 25
Localização : Minas Gerais Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de fórmulas Empty Re: Cálculo de fórmulas

Mensagem por Claudir Sáb 01 Jul 2017, 16:09


____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de fórmulas Empty Re: Cálculo de fórmulas

Mensagem por Slendermanfísico Qui 27 maio 2021, 23:02

Porquê você igualou o número de moles (n)? não compreendi muito bem, pois, se toda a água foi eliminada do composto, como você mostrou na equação de reação, e como diz o enunciado, logo o composto de Al perdeu quantidade de máteria, não? Por favor se puder me explicar onde estou equivocado agradeço!.

Slendermanfísico
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 23/12/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de fórmulas Empty Re: Cálculo de fórmulas

Mensagem por Claudir Sex 28 maio 2021, 05:54

Slendermanfísico escreveu:Porquê você igualou o número de moles (n)? não compreendi muito bem, pois, se toda a água foi eliminada do composto, como você mostrou na equação de reação, e como diz o enunciado, logo o composto de Al perdeu quantidade de máteria, não? Por favor se puder me explicar onde estou equivocado agradeço!.
A estequiometria da reação nos mostra que 1 mol do composto hidratado gera 1 mol do composto anidro e x mols de água. Quantidades em mol não são o mesmo que quantidades em massa. 1 mol do composto hidratado pesa mais do que 1 mol do composto anidro, e essa diferença em termos de massa é relativa à água eliminada.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Cálculo de fórmulas Empty Re: Cálculo de fórmulas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos