Cálculo de fórmulas
3 participantes
Página 1 de 1
Cálculo de fórmulas
Alguém teria um método, sei lá, um modo de resolver exercícios desse tipo com mais velocidade?
(UFF-RJ) Foram aquecidos 1,83 g de uma amostra de Al2(SO4)3 hidratado, até que toda a água fosse eliminada. A amostra anidra pesou 0,94 g. Determine a fórmula molecular do sal hidratado.
Consigo resolver sem problema, mas parece que falta alguma técnica, sei lá. Sinto como se estivesse levando mais tempo do que necessário para resolver esse tipo simples de cálculo.
(UFF-RJ) Foram aquecidos 1,83 g de uma amostra de Al2(SO4)3 hidratado, até que toda a água fosse eliminada. A amostra anidra pesou 0,94 g. Determine a fórmula molecular do sal hidratado.
Consigo resolver sem problema, mas parece que falta alguma técnica, sei lá. Sinto como se estivesse levando mais tempo do que necessário para resolver esse tipo simples de cálculo.
guilherme.resende2- Recebeu o sabre de luz
Re: Cálculo de fórmulas
Porquê você igualou o número de moles (n)? não compreendi muito bem, pois, se toda a água foi eliminada do composto, como você mostrou na equação de reação, e como diz o enunciado, logo o composto de Al perdeu quantidade de máteria, não? Por favor se puder me explicar onde estou equivocado agradeço!.
Slendermanfísico- Iniciante
Re: Cálculo de fórmulas
A estequiometria da reação nos mostra que 1 mol do composto hidratado gera 1 mol do composto anidro e x mols de água. Quantidades em mol não são o mesmo que quantidades em massa. 1 mol do composto hidratado pesa mais do que 1 mol do composto anidro, e essa diferença em termos de massa é relativa à água eliminada.Slendermanfísico escreveu:Porquê você igualou o número de moles (n)? não compreendi muito bem, pois, se toda a água foi eliminada do composto, como você mostrou na equação de reação, e como diz o enunciado, logo o composto de Al perdeu quantidade de máteria, não? Por favor se puder me explicar onde estou equivocado agradeço!.