Transferência de energia térmica
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Transferência de energia térmica
Quando eu coloco minha mão num pedaço de ferro a 20 ºC e a outra mão num pedaço de madeira a mesma temperatura, o ferro parece mais frio. Por que?
Eu estive pensando no seguinte caso: O que é algo ser frio?
Eu penso que deve ser algo que consiga retirar muita energia térmica da minha mão quando eu toco. Isso bateria com a alta condutividade térmica dos metais devido aos elétrons livres.
Mas por que a sensação de frio é assim (se a minha ideia estiver correta)?
Eu estive pensando no seguinte caso: O que é algo ser frio?
Eu penso que deve ser algo que consiga retirar muita energia térmica da minha mão quando eu toco. Isso bateria com a alta condutividade térmica dos metais devido aos elétrons livres.
Mas por que a sensação de frio é assim (se a minha ideia estiver correta)?
Convidado- Convidado
Re: Transferência de energia térmica
Outra questão muito interessante que eu encontrei:
Existe alguma temperatura na qual a madeira e o ferro (a mesma temperatura) parecem ser igualmente frios ou quentes?
Existe alguma temperatura na qual a madeira e o ferro (a mesma temperatura) parecem ser igualmente frios ou quentes?
Convidado- Convidado
O ferro é melhor condutor de calor que a madeira.
Assim, o ferro "puxa" o calor da sua mão mais rapidamente do que o faz a madeira.
Devido a isto temos a "sensação" de que o ferro é mais frio.
O mesmo ocorre quando você pisa com um pé descalço num piso frio do banheiro e com o outro pé você pisa numa toalha no chão
Não podemos confiar na "sensação" para avaliar temperaturas: nossos sentidos se enganem.
Existe a famosa experiência com 3 baldes: o esquerdo tem água quente, o do meio tem água na temperatura ambiente e o da direita tem água gelada.
Você enfia a mão esquerda no balde esquerdo e a mão direita no balde direito e deixa assim por um certo tempo. Depois, rapidamente retira ambas as mãos dos respectivos baldes e as coloca no balde do meio.
Para sua mão esquerda água parece fria e para a mão esquerda parece quente.
Assim, o ferro "puxa" o calor da sua mão mais rapidamente do que o faz a madeira.
Devido a isto temos a "sensação" de que o ferro é mais frio.
O mesmo ocorre quando você pisa com um pé descalço num piso frio do banheiro e com o outro pé você pisa numa toalha no chão
Não podemos confiar na "sensação" para avaliar temperaturas: nossos sentidos se enganem.
Existe a famosa experiência com 3 baldes: o esquerdo tem água quente, o do meio tem água na temperatura ambiente e o da direita tem água gelada.
Você enfia a mão esquerda no balde esquerdo e a mão direita no balde direito e deixa assim por um certo tempo. Depois, rapidamente retira ambas as mãos dos respectivos baldes e as coloca no balde do meio.
Para sua mão esquerda água parece fria e para a mão esquerda parece quente.
Elcioschin- Grande Mestre
Para que o ferro e a madeira pareçam ser igualmente quentes ou frios, eles devem estar a uma mesma temperatura que a nossa mão.
Convidado- Convidado