Gemetria Plana
2 participantes
Página 1 de 1
Gemetria Plana
(Puccamp 99) Na figura a seguir tem-se um octógono regular inscrito na circunferência de equação e com os vértices A, C, E e G sobre os eixos coordenados.
Gab: Letra C
Alguém poderia me explicar como resolver esta questão. Vi uma resolução na Internet só que eu não entendi da onde a pessoa que formulou a resolução tirou que o raio da circunferência circunscrita é igual a 4. Alguém pode me explicar passo a passo?
Grato.
Alguém poderia me explicar como resolver esta questão. Vi uma resolução na Internet só que eu não entendi da onde a pessoa que formulou a resolução tirou que o raio da circunferência circunscrita é igual a 4. Alguém pode me explicar passo a passo?
Grato.
lovemoviesforfun- Recebeu o sabre de luz
Re: Gemetria Plana
Boa tarde,lovemoviesforfun escreveu:(Puccamp 99) Na figura a seguir tem-se um octógono regular inscrito na circunferência de equação e com os vértices A, C, E e G sobre os eixos coordenados.
Grato.
(x – a)² + (y – b)² = R²
Se o centro da circunferência estiver no cruzamento dos eixos X e Y, quando então a=0 e b=0, fica:
x² + y² = R²
Donde, tem-se:
x² + y² - R² = 0
De sua fórmula,
x² + y² - 16 = 0
Deduz-se:
R² = 16
R = 4.
Chamando de O o centro do círculo de sua figura, temos:
^BOC = 360°/8 = 45º
OB = OC = 4
Pela Lei dos Cossenos podemos então calcular a medida de BC, lado do octógono regular:
(BC)² = (OB)² + (OC)² - 2(OB)(OC)cos 45°
(BC)² = 4² + 4² - 2.4.4.√2/2 = 16 +16 – 16√2 = 32 – 16√2
(BC)² = 16(2 - √2)
BC = 4√(2 -√2)
Alternativa (C)
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos