PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFPEL) Problemas Ambientais

2 participantes

Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por Giovana Martins Sáb 14 Jan 2017, 23:20

A expansão das atividades econômicas que se concentram nas cidades, tem contribuído muito para agravar os problemas ambientais urbanos. Entre os principais, destacam-se as chuvas ácidas, a inversão térmica e as ilhas de calor. Tendo em vista essa situação, observe o gráfico a seguir.

(UFPEL) Problemas Ambientais 25tyi4w

A partir do estudo do gráfico e de seus conhecimentos, analise as afirmativas que seguem.
 
I. A elevação das temperaturas médias nas áreas densamente urbanizadas forma as chamadas "ilhas de calor", ocasionadas principalmente pela ausência de áreas verdes, pela concentração de poluentes e pelas construções de concreto.
II. As grandes cidades constituem um ambiente muito favorável à ocorrência de "inversão térmica" - fenômeno tipicamente antrópico, -, devido à grande área desmatada e impermeabilizada pelo imenso volume de cimento, ferro e asfalto.
III. O fenômeno mostrado no gráfico refere-se ao "efeito estufa", fenômeno natural que consiste na dispersão de calor irradiado pela superfície terrestre e pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, agravado pelo crescente despejo de gases que têm a capacidade de absorver o calor.
IV. O gráfico mostra um fenômeno que ocorre pela substituição da vegetação por grande quantidade de casas, prédios e outras construções urbanas que diminuem significativamente a irradiação do calor para a atmosfera, em comparação com as zonas rurais, onde geralmente é maior a cobertura vegetal.
 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I. b) I e II. c) III. d) II e IV. e) IV.

Por que a letra e está errada?

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por AleeZl Sáb 14 Jan 2017, 23:41

Giovana Martins escreveu:IV. O gráfico mostra um fenômeno que ocorre pela substituição da vegetação por grande quantidade de casas, prédios e outras construções urbanas que diminuem significativamente a irradiação do calor para a atmosfera, em comparação com as zonas rurais, onde geralmente é maior a cobertura vegetal.
 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I. b) I e II. c) III. d) II e IV. e) IV.

Por que a letra e está errada?
Giovana,

A proposição E afirma que as construções diminuem significativamente a irradiação, quando na verdade o que ocorre é o contrário.
Lembre-se de que a cidade absorve grandes quantidades de energia na forma de calor e, portanto, irradia mais para outros pontos dessa zona urbana e para atmosfera, ou seja, nas cidades há um aumento na irradiação de calor para atmosfera.

Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por Giovana Martins Sáb 14 Jan 2017, 23:53

Alee, acho que estou fazendo uma leve confusão. Veja:

Por exemplo, eu sei que asfalto possui baixa capacidade de refletir a luz solar (possui baixo albedo), sendo assim ele absorve mais energia do que reflete. Por que, então, há uma elevada irradiação, se o asfalto, por exemplo, possui baixo poder de reflexão (certamente eu estou fazendo confusão com a palavra "irradiar" haha)?

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por AleeZl Dom 15 Jan 2017, 00:36

Giovana Martins escreveu:Alee, acho que estou fazendo uma leve confusão. Veja:

Por exemplo, eu sei que asfalto possui baixa capacidade de refletir a luz solar (possui baixo albedo), sendo assim ele absorve mais energia do que reflete. Por que, então, há uma elevada irradiação, se o asfalto, por exemplo, possui baixo poder de reflexão (certamente eu estou fazendo confusão com a palavra "irradiar" haha)?
Giovana,

Sim, há uma maior absorção por parte do asfalto. Temos também a capacidade térmica: a temperatura pode variar rapidamente ou lentamente, dependendo do material. No caso do asfalto, sua temperatura varia rapidamente tanto "para cima" quanto "para baixo", ou seja, da mesma forma que recebe energia na forma de calor, o manda de volta para atmosfera por irradiação (que é a emissão de energia na forma de calor, seja pelo sol, por seres vivos, pelo asfalto etc).

Um exemplo: ligue um ferro de passar roupas (ou algo semelhante), veja que se você aproximar a mão sentirá um aumento de sua temperatura, esta que aumenta devido a irradiação de calor pelo ferro.
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por Giovana Martins Dom 15 Jan 2017, 00:41

Ah, entendi!! Muito obrigada!

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por AleeZl Dom 15 Jan 2017, 00:46

Disponha!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(UFPEL) Problemas Ambientais Empty Re: (UFPEL) Problemas Ambientais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos