(ENEM) Território e problemas ambientais
2 participantes
Página 1 de 1
(ENEM) Território e problemas ambientais
(ENEM) Ninguém vive sem ocupar espaço, sem respirar, sem alimentar-se, sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana: luz, telefone, televisão, rádio, refrigeração dos alimentos etc. A humanidade não vive sem ocupar espaço, sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.
RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).
O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a):
(grifo meu).
a) alteração no modo de vida das comunidades e a delimitação dos problemas ambientais em escala local.
b) surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais.
c) incorporação de novas tecnologias no processo produtivo e a aceleração dos problemas ambientais.
d) aumento do consumo de bens e mercadorias e a utilização de mão de obra nas unidades produtivas.
e) esgotamento das reservas naturais e a desaceleração da produção de bens de consumo humano.
Eu não entendi o gabarito. A b) surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais. não estaria correta?
"[...]sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana [...] A humanidade não vive sem ocupar espaço".
seria o surgimento de novas formas de apropriação dos territórios
Eu tive de depreender, já que não há explícito no texto essas novas formas, mas o texto fala da ocupação do espaço geográfico e o território nada mais é do que o espaço geográfico sob a jurisdição de um Estado.
"[...]sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas [...]"
seria a utilização pública dos recursos naturais.
No texto em nenhum momento faz a menção de nenhum problema ambiental, nem da aceleração desse. Como poderia ser a c)?
Eu teria que inferir que qualquer ação humana causa problemas ambientais?
RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).
O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a):
(grifo meu).
a) alteração no modo de vida das comunidades e a delimitação dos problemas ambientais em escala local.
b) surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais.
c) incorporação de novas tecnologias no processo produtivo e a aceleração dos problemas ambientais.
d) aumento do consumo de bens e mercadorias e a utilização de mão de obra nas unidades produtivas.
e) esgotamento das reservas naturais e a desaceleração da produção de bens de consumo humano.
- Gabarito:
- c) incorporação de novas tecnologias no processo produtivo e a aceleração dos problemas ambientais.
Eu não entendi o gabarito. A b) surgimento de novas formas de apropriação dos territórios e a utilização pública dos recursos naturais. não estaria correta?
"[...]sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana [...] A humanidade não vive sem ocupar espaço".
seria o surgimento de novas formas de apropriação dos territórios
Eu tive de depreender, já que não há explícito no texto essas novas formas, mas o texto fala da ocupação do espaço geográfico e o território nada mais é do que o espaço geográfico sob a jurisdição de um Estado.
"[...]sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas [...]"
seria a utilização pública dos recursos naturais.
No texto em nenhum momento faz a menção de nenhum problema ambiental, nem da aceleração desse. Como poderia ser a c)?
Eu teria que inferir que qualquer ação humana causa problemas ambientais?
Última edição por Rafael Gusmão em Dom 18 Abr 2021, 20:03, editado 1 vez(es)
Rafael Gusmão- Padawan
Re: (ENEM) Território e problemas ambientais
O erro da A) está em
Observe que o texto diz exatamente o contrário:
Mas concordo com você, a alternativa C) demanda algumas inferências:
a utilização pública dos recursos naturais.
Observe que o texto diz exatamente o contrário:
A humanidade não vive [...] sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.
Mas concordo com você, a alternativa C) demanda algumas inferências:
- as transformações modernas no quotidiano ― listadas no excerto ― refletem a implementação de novas tecnologias nos meios de produção.
As palavras em itálico dão noção de exploração (apropriação) acelerada (cada vez mais intensamente) da natureza (riquezas naturais) ― o que é um problema de ordem ambiental.A humanidade não vive [...] sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.- Isto não é necessário para resolver a questão, mas poderia ajudar na interpretação: o título da obra original, "Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações", é bem sugestivo e se relaciona diretamente com a alternativa C).
Henrique de Cristo- Recebeu o sabre de luz
Re: (ENEM) Território e problemas ambientais
Realmente a "utilização pública" entra em antítese com "apropriação privada", a C) de fato faz mais sentido.
Rafael Gusmão- Padawan
Henrique de Cristo gosta desta mensagem