PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

3 participantes

Ir para baixo

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Empty Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

Mensagem por Agente Esteves Dom 03 Abr 2011, 18:16

Como não achei a área de geometria espacial no fórum e vi algumas perguntas de geometria espacial sendo feitas aqui, resolvi colocar a minha dúvida aqui também. Se eu estiver errada, por favor, corrijam-me e movam este tópico.

A dúvida:

Um cubo (ABCD - EFGH), cuja aresta mede 6 cm, encontra-se apoiado pela face ABCD em um plano horizontal. Considere o triângulo OBC, em que O é o centro da face EFGH.

Determine:
a área do triângulo OBC;
o cosseno do ângulo formado pela altura (OM) do triângulo OBC e sua projeção ortogonal (PM) sobre o plano da base ABCD

Se quiser, leia o quote. Ele não tem a resposta, mas tem umas observações minhas, inclusive a minha resolução do primeiro item.
Spoiler:

Obrigada pela atenção! =D
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Empty Re: Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

Mensagem por Elcioschin Dom 03 Abr 2011, 18:55

Sejam:

M = ponto médio de BC
P = centro da base ABCD

BC = 6 ----> Base do triângulo OBC
OM = H = altura do triângulo OBC

No triângulo retângulo OPM -----> OM² = OP² + PM² ----> H² = 6² + 3³ ----> H = 3*\/5

a) S = BC*H/2 ----> S = 6*(3*\/5)/2 ----> S = 9*\/5

b) cosO^MP = PM/OM = 3/3*\/5 = \/5/5
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71785
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Empty Re: Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

Mensagem por Agente Esteves Dom 03 Abr 2011, 18:56

Muito obrigada, Mestre Elcioschin! =D

Agora que eu vi que eu havia lido errado o enunciado dois, por isso não sabia fazer. XDD

Um beijo. =*
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Empty Re: Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

Mensagem por Euclides Dom 03 Abr 2011, 19:07

Olá Agente Esteves, você deve ser de um serviço secreto de elite. Sua dúvida está colocada com muita organização e clareza.

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Trokc

veja que é muito fácil encontrar a altura de OBC como a hipotenusa do triângulo rosado:



o cosseno do ângulo será


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial Empty Re: Um triângulo e um cubo - Geometria Espacial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos