PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de estática do tópicos de física vol1

3 participantes

Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por marcelovile Qui 15 Dez 2016, 00:27

(Olimpiada Ibero-Americana de Física) Um dinamômetro é preso por uma corda ao teto e logo é tensionado por outra corda presa ao piso, de forma que sua leitura seja de 10N (figura a).Coloca-se então um peso W no gancho inferior do dinamômetro.
Qual será a nova leitura do dinamômetro nos seguintes casos:
Questão de estática do tópicos de física vol1 K9ge4y

a)W = 7N
b)W = 16N




Galera, a questão parecia fácil quando li , achei que a resposta da A seria 17N e da b fosse 26 mas me enganei.

Alguém saberia faze-la explicitando os argumentos (sejam algébricos ou não) do porquê dessas respostas.

Agradeço desde já!


Última edição por marcelovile em Qui 15 Dez 2016, 19:53, editado 1 vez(es)

marcelovile
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 28
Localização : Valinhos, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por Forken Qui 15 Dez 2016, 03:10

Olá! Marcelo, por gentileza, leia as regras. IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por marcelovile Qui 15 Dez 2016, 19:55

Forken escreveu:Olá! Marcelo, por gentileza, leia as regras. IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.

Peço desculpas, ja editei conforme as regras. Very Happy

marcelovile
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 28
Localização : Valinhos, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por Willian Honorio Qui 15 Dez 2016, 22:24

Olá, 

 Na situação B é um pouco óbvia, se é aplicada uma força de 16N o dinamômetro também irá ler 16N, acho que o mesmo vale para a A, se é exercida uma força de 10N o dinamômetro marcará isso, não tenho certeza, aguardemos um colega mais sábio.


Edit.:

 A situação da A é a seguinte, se já está sendo exercida uma força de 10N, uma força de 7N não alteraria a marcação do dinamômetro, é análogo à dizer que conseguiria movimentar um corpo sob ação do atrito de tal forma que a força aplicada nesse corpo não vencesse a força de atrito de destaque, para movimentar esse corpo é necessário uma força maior que a força de atrito necessária para deixá-lo na iminência de ''sair''. Uma força de 7N não alteraria a força resultante do sistema anterior.

A=10N
B=16N
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por marcelovile Sex 16 Dez 2016, 20:12

Willian ,
N entendi muito bem o argumento , digo , porque é que as forças não são somadas , do tipo , ja há uma força de traçao que o fio exerce no dinamometro ,acrescentar uma carga iria somente fazer aumentar a força (somando os dois vetores) nos dois casos.

Sei la essa questao ainda buga minha mente.

marcelovile
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 28
Localização : Valinhos, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por Willian Honorio Sex 16 Dez 2016, 20:23

De fato, marcelovile.

 Estive pensando nessa questão e lembrei-me de minha resposta que de inicio foi bem intuitiva. Se já está agindo uma força de 10N, uma força a mais iria acrescentar a essa força resultante, como você mesmo afirmou. Minha resposta  foi sem sentido algum. Não deu certo apelar para a imaginação! É possível que o gabarito tenha errado, edições mais atuais do tópicos têm bastantes erros. Aguardemos um colega mais sábio. Cool


Última edição por Willian Honorio em Sex 16 Dez 2016, 21:29, editado 1 vez(es)
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por marcelovile Sex 16 Dez 2016, 21:24

Depois de ler algumas vezes , reparei que a corda não é ideal , ou seja ela "estica" (até porque se não esticasse nao haveria essa traçao) assim , to tentando tratar ela como uma mola , e com a carga a mola "desestica" , mas ainda não consigo chegar na resposta certinha com a matematica , acham que é esse o caminho?

marcelovile
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 28
Localização : Valinhos, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por marcelovile Sex 16 Dez 2016, 21:53

É no fim coloquei como justificativa, vejam se concordam:
A) Quando adicionamos uma carga ao dinamometro que está sob a tração de uma corda esticada(tratada como mola, pois não é ideal), a corda passa a esticar menos ( desestica 7N , e agora somente exerce uma força de 3N) , exercendo no dinamômetro uma força de somente 3N , este que , agora tambem recebe uma traçao da carga de 7N , assim o dinamometro marcaria 3 + 7 = 10N.

B)Nesse caso , a corda ficaria "folgada", não exercendo qualquer força de tração, no dinamômetro , no entanto , agora temos uma carga de 16N no dinamometro , assim a força que atuara no dinamometro sera somente os 16 N da carga.

Poxa , acho que saiu , vejam se concordam.

marcelovile
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 24/12/2015
Idade : 28
Localização : Valinhos, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de estática do tópicos de física vol1 Empty Re: Questão de estática do tópicos de física vol1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos