Inequações do 1 e 2 Graus Pontos em Comum
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Inequações do 1 e 2 Graus Pontos em Comum
23;179-(Uneb-BA) A função quadrática f e a função afim g têm os gráficos:
Da análise dos gráficos, pode-se concluir que o conjunto solução da inequação f(x)/g(x) < 1 é:
a) ]-2,1[ - {0}
b) ]-1,2[ - {0}
c) ℝ - [-1,1]
d) ℝ - [ -1,2]
e) ℝ - [-2,1]
Gabarito: Letra E
Da análise dos gráficos, pode-se concluir que o conjunto solução da inequação f(x)/g(x) < 1 é:
a) ]-2,1[ - {0}
b) ]-1,2[ - {0}
c) ℝ - [-1,1]
d) ℝ - [ -1,2]
e) ℝ - [-2,1]
Gabarito: Letra E
ismael1008,3- Mestre Jedi
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Re: Inequações do 1 e 2 Graus Pontos em Comum
Da análise do gráfico onde estão representadas as funções f(x) = - x + 2 e g(x) = x2 pode-se concluir que o conjunto-solução da inequação é
I. Se f(x) = g(x), a divisão vai dar 1.
II. Se f(x) > g(x), a divisão resultará em um número maior que 1.
III. Se f(x) < g(x), ou seja, se o denominador, g(x), for maior que o numerador, f(x), a divisão resultará em um número menor que 1. ---> Justamente o que queremos.
Logo, f(x) < g(x) ---> - x + 2 < x2 ---> x2 + x - 2 > 0
Fazendo que h(x) = x2 + x - 2, temos uma parábola com concavidade voltada para cima e raízes iguais a -2 e 1.
Para que h(x) seja positiva: x < - 2 ou x > 1 ---> ℝ – [–2, 1]
Acho que é isso. Espero não ter errado nada dessa vez. Da próxima, procure colocar a questão inteira, pois tive que procurar a prova da UNEB de 2005 para conseguir responder.
a) ]–2, 1[ – {0}
b) ]–1, 2[ – {0}
c) ℝ – [–1, 1]
d) ℝ – [–1, 2]
e) ℝ – [–2, 1]
Analisando o quociente f(x)/g(x): b) ]–1, 2[ – {0}
c) ℝ – [–1, 1]
d) ℝ – [–1, 2]
e) ℝ – [–2, 1]
I. Se f(x) = g(x), a divisão vai dar 1.
II. Se f(x) > g(x), a divisão resultará em um número maior que 1.
III. Se f(x) < g(x), ou seja, se o denominador, g(x), for maior que o numerador, f(x), a divisão resultará em um número menor que 1. ---> Justamente o que queremos.
Logo, f(x) < g(x) ---> - x + 2 < x2 ---> x2 + x - 2 > 0
Fazendo que h(x) = x2 + x - 2, temos uma parábola com concavidade voltada para cima e raízes iguais a -2 e 1.
Para que h(x) seja positiva: x < - 2 ou x > 1 ---> ℝ – [–2, 1]
Acho que é isso. Espero não ter errado nada dessa vez. Da próxima, procure colocar a questão inteira, pois tive que procurar a prova da UNEB de 2005 para conseguir responder.
Zaqueu- Recebeu o sabre de luz
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