Análise Combinatória- Enem 2015
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Análise Combinatória- Enem 2015
Numa cidade, cinco escolas de samba (I, II, III, IV e V) participaram do desfile de Carnaval. Quatro quesitos são julgados, cada um por dois jurados, que podem atribuir somente uma dentre as notas 6, 7, 8, 9 ou 10. A campeã será a escola que obtiver mais pontuação na soma de todas as notas emitidas. Em caso de empate, a campeã será a que alcançar a maior soma das notas atribuídas pelos jurados no quesito Enredo e Harmonia. A tabela mostra as notas do desfile desse ano no momento em que faltava somente a divulgação das notas do jurado B no quesito Bateria.
Quantas configurações distintas das notas a serem atribuídas pelo jurado B no quesito Bateria tornariam campeã a Escola II?
a) 21
b) 90
c) 750
d) 1.250
e) 3.125
Gab.: c)
Alguém pode me explicar com detalhes??
Quantas configurações distintas das notas a serem atribuídas pelo jurado B no quesito Bateria tornariam campeã a Escola II?
a) 21
b) 90
c) 750
d) 1.250
e) 3.125
Gab.: c)
Alguém pode me explicar com detalhes??
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
- Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP
Re: Análise Combinatória- Enem 2015
Você deveria considerar as situações, agrupando aquelas que fossem parecidas
Por exemplo: Qual a chance de II perder se a escola I obtiver 6, 7, 8, 9 ou 10 pt? 0 chance
1) Escolas I, III e V podem obter qualquer nota que II vence
De quantas formas diferentes essa pontuação pode ser atribuída a essas escolas:
C5,1 * C5,1 * C5,1 = 125 modos
2) Se escola IV obter 6, II pode obter:
8, 9 ou 10. Mas porque 8 também, se ficariam empatadas?
Veja bem, aqui você vai considerar que em caso de empate vence aquela que tiver maior nota no quesito Enredo e Harmonia (está no enunciado).
Então, mesmo IV fazendo 6 e ficando com nota final de 74 e II obtendo 8 e ficando com 74 também, II Vence, pois tem maior pontuação em Enredo.
Modos de vencer: 3
3) Se escola IV obter 7, II pode obter:
9 ou 10, seguindo o mesmo preceito acima em caso de empate.
Modos de vencer: 2
4) Se escola IV obter 8, II pode obter:
10
Modos de vencer: 1
Por fim, teremos que multiplicar todas as possibilidades, o que nos dá:
125 * 3 * 2 * 1 = 750 modos
Por exemplo: Qual a chance de II perder se a escola I obtiver 6, 7, 8, 9 ou 10 pt? 0 chance
1) Escolas I, III e V podem obter qualquer nota que II vence
De quantas formas diferentes essa pontuação pode ser atribuída a essas escolas:
C5,1 * C5,1 * C5,1 = 125 modos
2) Se escola IV obter 6, II pode obter:
8, 9 ou 10. Mas porque 8 também, se ficariam empatadas?
Veja bem, aqui você vai considerar que em caso de empate vence aquela que tiver maior nota no quesito Enredo e Harmonia (está no enunciado).
Então, mesmo IV fazendo 6 e ficando com nota final de 74 e II obtendo 8 e ficando com 74 também, II Vence, pois tem maior pontuação em Enredo.
Modos de vencer: 3
3) Se escola IV obter 7, II pode obter:
9 ou 10, seguindo o mesmo preceito acima em caso de empate.
Modos de vencer: 2
4) Se escola IV obter 8, II pode obter:
10
Modos de vencer: 1
Por fim, teremos que multiplicar todas as possibilidades, o que nos dá:
125 * 3 * 2 * 1 = 750 modos
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*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A- Monitor
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Idade : 28
Localização : Cascavel - PR
Re: Análise Combinatória- Enem 2015
Muito obrigada!!!
Liliana Rodrigues- Estrela Dourada
- Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP
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