PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão

2 participantes

Ir para baixo

Pressão  Empty Pressão

Mensagem por lucasconrado Dom 16 Out 2016, 11:04

Em casa, é tarefa da filha encher os recipientes de fazer gelo. Ela pôs 100 g de água, inicialmente a 20 o C, em um dos recipientes e o colocou no freezer, regulado para manter a temperatura em seu interior a −19 o C, sempre que a porta estiver fechada. No entanto, a porta ficou tanto tempo aberta que a temperatura do ar dentro do freezer chegou a − 3 o C. Sabendo que a pressão atmosférica local é 1 atm, e considerando que o ar no interior do freezer é um gás ideal, determine:

a)  A quantidade de calor que a água do recipiente deve perder para que se converta totalmente em gelo a 0 o C;

b) a pressão no interior do freezer imediatamente após a filha ter fechado a porta.

Respostas: 

a) 10^4 cal
b) 0,94 atm 


Embora eu tenha conseguido resolver a questão, fiquei com uma dúvida, que acredito que muita gente tenha, na letra B. A questão pede para que calculemos a pressão no interior do freezes IMEDIATAMENTE após a filha ter fechado a porta. Como número de mols, R e o volume são constantes, escrevi que P°/T° = P/T . A partir dai, então, como a exercício só me da duas temperaturas eu joguei na formula e fechei a questão. Contudo, no meu entendimento, imediatamente após a filha ter fechado a porta, a temperatura final não seria −19 o C. Imagino que imediatamente após a porta ter sido fechada a temperatura continuaria a mesma e, após um determinado tempo, chegaria a temperatura de equilíbrio do freezer que é −19 o C. Alguém poderia me explicar o porque de imediatamente a porta ter sido fechada a temperatura sai de -3o C para −19 o C ? 

A fim de enriquecer o tópico, posto abaixo a minha resolução. 

Pressão  120qs5g

lucasconrado
Jedi
Jedi

Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão  Empty Re: Pressão

Mensagem por Elcioschin Seg 17 Out 2016, 10:58

A temperatura no interior do freezer é -19 ºC SOMENTE enquanto o freezer está fechado

O enunciado informou que o freezer ficou muito tempo aberto e com isto sua temperatura aumentou para
-3 ºC (devido à entrada de ar quente do ambiente)

Logo, ao fechar o freezer, sua temperatura era -3ºC 
A partir daí o compressor do freezer vai retirar calor interno e abaixar a temperatura novamente até -19 ºC
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão  Empty Re: Pressão

Mensagem por lucasconrado Seg 17 Out 2016, 14:51

Sim, Elcio. Eu interpretei a questão da mesma maneira que você. Acredito que a questão esteja mal formulada, uma vez que,imediatamente após a o freezer ter sido fechado, a temperatura dentro desse continuará sendo de -3 graus, chegando a -19 graus apenas depois de um certo intervalo de tempo.
Muito obrigado

lucasconrado
Jedi
Jedi

Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão  Empty Re: Pressão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos