PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema excretor

2 participantes

Ir para baixo

Sistema excretor Empty Sistema excretor

Mensagem por hugo araujo Seg 10 Out 2016, 15:56

Nós livros didáticos aparece que o hormônico ADH (anti-diurético) produzido pelo hipotálamo é o responsável pela reabsorção de água pelos túbulos do néfron (unidade anatômica e fisiológica do rim) através do controle do canais de aquaporinas.

Sabendo disso, eu posso escrever em uma questão discursiva que o hormônio aldosterona produzido pela glândula adrenal, cuja função é reabsorver sódio, atua em conjunto com o hormônio ADH ? 

Se ocorre reabsorção de sódio para os capilares sanguíneos, ocorre também reabsorção de água devido a diferença de concentração entre os capilares eferentes e os túbulos renais.

Desde já agradeço.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Hayzel Sh Qua 12 Out 2016, 16:36

"Se ocorre reabsorção de sódio para os capilares sanguíneos, ocorre também reabsorção de água devido a diferença de concentração entre os capilares eferentes e os túbulos renais."

Hugo, eu acho que essa justificativa está errada (ou incompleta) para justificar a relação entre os hormônios ADH e Aldosterona. 
A Aldosterona atua nos túbulos contorcidos distais e nos ductos coletores, promovendo a reabsorção de sódio e a consequente reabsorção de água por osmose. Quando há essa reabsorção de sódio pelo hormônio Aldosterona, a pressão osmótica π do sangue aumenta (π=MRT, sendo M a concentração do plasma, que aumenta pela reabsorção de sódio pela Aldosterona), e é isso que estimula a produção de ADH pelo hipotálamo e a sua liberação pela neuroipófise, promovendo a reabsorção de água por osmose. Acho que a relação seria essa!

De qualquer forma, eu recomentaria, numa prova aberta, apenas escrever o que cada um faz, separadamente, sem tentar estabelecer relações entre eles: o ADH regula a reabsorção de água, e a Aldosterona regula a reabsorção de sódio. Acho que seria mais seguro!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Hayzel Sh Qua 12 Out 2016, 16:39

O que está grifado não é o que o ADH faz, mas sim o que a própria Aldosterona faz (consequência da reabsorção de sódio), ou seja, você não estabeleceu relação entre eles. Talvez eles atuem em conjunto sim, porque o aumento da pressão osmótica do sangue está relacionado à produção de ADH pelo hipotálamo e sua liberação pela neuroipófise!
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por hugo araujo Qua 12 Out 2016, 20:55

HayzelS escreveu:O que está grifado não é o que o ADH faz, mas sim o que a própria Aldosterona faz (consequência da reabsorção de sódio), ou seja, você não estabeleceu relação entre eles. Talvez eles atuem em conjunto sim, porque o aumento da pressão osmótica do sangue está relacionado à produção de ADH pelo hipotálamo e sua liberação pela neuroipófise!

Obrigado, Hayzels.

Exato, é nessa parte que não entendi muito bem. 

A reabsorção de água é uma consequência da ação da reabsorção de sódio provocada pela aldosterona ou é uma consequência do ADH independente da reabsorção de sódio ? 

Como é um processo que envolve diferença de pressão osmótica, como você esboçou, fico com a sua argumentação. A reabsorção de água é uma consequência da aldosterona, porém regulada pelo ADH!

Então minha frase poderia ficar melhor assim:

Se ocorre reabsorção de sódio nos túbulos distorcidos distais e coletores  para os capilares sanguíneos eferentes, ocorre também reabsorção de água pelas aquaporinas reguladas pelo ADH devido a diferença de concentração entre os capilares eferentes e os túbulos renais.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Hayzel Sh Qua 12 Out 2016, 22:09

O ADH atua diretamente na reabsorção de água nos néfrons, aumentando a permeabilidade dos túbulos contorcidos distais e dos ductos coletores. Para que isso ocorra, é necessário que haja alta pressão osmótica nos vasos sanguíneos (plasma hipertônico, seja por sódio ou não), o que faz o hipotálamo produzir ADH, o qual será liberado pela neuroipófise. Isso quer dizer que a reabsorção de água é uma consequência do ADH, independente da reabsorção de sódio pela Aldosterona. 
Já a Aldosterona atua indiretamente na reabsorção de água, porque primeiro tem que acontecer a reabsorção de sódio para que a água seja reabsorvida por osmose.

É um pouco complicado diferenciá-los, porque os dois hormônios tem o mesmo efeito, que é aumentar a pressão arterial pela reabsorção de água (diretamente, no caso do ADH, e indiretamente, no caso da Aldosterona). Por isso eu acho mais fácil dizer que um regula a reabsorção de água (ADH), e o outro regula a reabsorção de sódio (Aldosterona), que são suas funções básicas, descritas pelos livros didáticos.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Hayzel Sh Qua 12 Out 2016, 22:16

Ah, e em relação à sua frase final, não consegui identificar nada de errado!

De qualquer forma, eu acho mais fácil diferenciá-los da seguinte forma:

O ADH serve para resolver o seguinte problema fisiológico: plasma sanguíneo hipertônico. Ele é útil, portanto, na osmorregulação.
A Aldosterona serve para resolver o seguinte problema fisiológico: baixa pressão arterial: a reabsorção de sódio possibilita a reabsorção de água, o que aumenta a pressão arterial.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por hugo araujo Sex 14 Out 2016, 17:51

HayzelS escreveu:O ADH atua diretamente na reabsorção de água nos néfrons, aumentando a permeabilidade dos túbulos contorcidos distais e dos ductos coletores. Para que isso ocorra, é necessário que haja alta pressão osmótica nos vasos sanguíneos (plasma hipertônico, seja por sódio ou não), o que faz o hipotálamo produzir ADH, o qual será liberado pela neuroipófise. Isso quer dizer que a reabsorção de água é uma consequência do ADH, independente da reabsorção de sódio pela Aldosterona. 
Já a Aldosterona atua indiretamente na reabsorção de água, porque primeiro tem que acontecer a reabsorção de sódio para que a água seja reabsorvida por osmose.

É um pouco complicado diferenciá-los, porque os dois hormônios tem o mesmo efeito, que é aumentar a pressão arterial pela reabsorção de água (diretamente, no caso do ADH, e indiretamente, no caso da Aldosterona). Por isso eu acho mais fácil dizer que um regula a reabsorção de água (ADH), e o outro regula a reabsorção de sódio (Aldosterona), que são suas funções básicas, descritas pelos livros didáticos.

Brigadão, Hayzels.

Eu não consigo ver o mecanismo de reabsorção de água isolado do mecanismo de reabsorção de sais.

A reabsorção de água é um processo passivo, ocorre por osmose, dependendo exclusivamente de canais proteicos para a passagem da água, já que a membrana plasmática tem uma parte hidrofóbica, e da diferença de pressão entre as unidades dos rins e seus capilares.  

Essa diferença de pressão é comanda pela Aldosterona, pois é ela que comanda a reabsorção dos sais. E, ao mesmo tempo, o ADH controla os canais, pois mesmo havendo diferença de pressão, se os canais estiverem fechados, não ocorrerá reabsorção de água, por exemplo. E o inverso é válido, pois se não houver diferença de pressão, mesmo as aquaporinas estando abertas, não ocorrerá reabsorção da água.

Talvez ficou confusa minha explanação, mas apesar dos livros didáticos do ensino médio apresentarem o ADH como o regulador hídrico direto e a aldosterona como indireto, eu vejo participação efetiva dos dois hormônios no processo e dependentes.

Talvez eu esteja viajando, me corrija, por favor, se eu estiver.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 15 Out 2016, 02:05

De fato, para que ocorra reabsorção de água, é necessário haver diferença de pressão osmótica entre os néfrons e seus capilares. No entanto, essa diferença de pressão não precisa ser comandada necessariamente pela Aldosterona. Se comermos alimentos salgados, por exemplo, nosso plasma sanguíneo ficará hipertônico e, com isso, o ADH agirá na osmorregulação. Nesse caso, portanto, o ADH age sem a interferência da Aldosterona.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por hugo araujo Sáb 15 Out 2016, 12:56

Eita, não pensei por esse ponto de vista.

Muito Obrigado HayzelS.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema excretor Empty Re: Sistema excretor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos