Números binomiais
2 participantes
Página 1 de 1
Números binomiais
A é o conjunto {1, 2, 3, ..., n } e p é um natural tal que 1 < p < n.
a) Quantos são os p-subconjuntos de A nas quais o elemento mínimo é k ?
b) Formam- se todos os p-subconjuntos de A,em cada um deles considera-se o elemento mínimo do subconjunto. Quanto vale a média aritmética desses mínimos?
b) Formam- se todos os p-subconjuntos de A,em cada um deles considera-se o elemento mínimo do subconjunto. Quanto vale a média aritmética desses mínimos?
Última edição por wbao em Dom 09 Out 2016, 21:26, editado 1 vez(es)
Re: Números binomiais
Acho que falta algo em seu enunciado...
Ashitaka- Monitor
Eu corrigi, agora tá tudo como no livroAshitaka escreveu:Acho que falta algo em seu enunciado...
A letra a) eu já fiz, mas estou com dúvida na b). Você sabe se ele quer a média dos elementos apenas pegando uma vez cada ou então pegando cada um o tanto de vezes que ele aparece? Coloca aí os gabaritos, se tiver.
Ashitaka- Monitor
a) C n - k, pAshitaka escreveu:A letra a) eu já fiz, mas estou com dúvida na b). Você sabe se ele quer a média dos elementos apenas pegando uma vez cada ou então pegando cada um o tanto de vezes que ele aparece? Coloca aí os gabaritos, se tiver.
b) (n + 1) /(p +1)
Acho que ia dar no mesmo pegar uma vez cada ou quantas vezes cada um aparece. Basta dividir pela quantidade que se pegou.
wbao escreveu:A é o conjunto {1, 2, 3, ..., n } e p é um natural tal que 1 < p < n.
a) Se o elemento mínimo é o k e participa do sub., deve-se escolher outros p-1 elementos dentre os n-k maiores que ele.
C(n-k, p-1).
Note que isso só faz sentido enquanto n - k ≥ p - 1.
O item b não tenho como fazer nesse momento, mas entendi perfeitamente o que ele quer. Não tinha uma segunda interpretação como havia pensado. Daqui a pouco volto nesse item.
Ashitaka- Monitor
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos