PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

+13
Mateus Cabral Lima
João Medeiros
Jose Carlos
Elcioschin
mateus160399
Smasher
Claudir
Nina Luizet
_Arthur_
VioletChachki
AleeZl
hugo araujo
Christian M. Martins
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Christian M. Martins Ter 27 Set 2016, 22:06

Relembrando a primeira mensagem :

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 R9e885
Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 33bomxy


Finalmente, pessoal... meu sonho se realizou. Aprovado em Medicina em uma universidade federal de renome.


Para aqueles que não conhecem a minha história, segue um pequeno trecho do que passei pelos vestibulares e, também, por esse fórum. Espero que ela sirva de motivação aos atuais e aos futuros vestibulandos do fórum.



Literalmente a primeira vez que ouvi falar em concursos foi aos meus 17 anos: durante todo o período do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio eu não soube o que era ENEM ou vestibular. Isso se deve ao fato de eu provir de uma péssima escola pública (em cujas salas haviam alagamentos em dias de chuva e na qual passei o primeiro e o segundo ano do E.M. sem aulas de História), e de uma família há gerações sem ensino superior. Ao invés disso, meu primeiro contato com os concursos se deu por intermédio de minha namorada, a quem devo, conjuntamente a minha familia (pelo apoio psicológico e financeiro) e ao fórum PiR2 (pelo apoio educacional), as minhas conquistas.

Após ser apresentado aos concursos e à possibilidade de realizar meu sonho de ser médico, procurei formas de começar meus estudos sozinho, dada a incapacidade financeira de minha família para prover-me de algum cursinho. Iniciei ainda no começo do segundo semestre de 2014, com livros de ajuda para o Ensino Médio que abordavam todos os conteúdos de todas as matérias em 800 páginas — e, também nessa época, conheci o PiR2. Foi uma época cansativa da minha vida, já que, concomitante aos estudos para concursos, realizava o "Ensino Médio" durante a manhã, um curso técnico de Redes em Computadores à tarde, no SENAI, e um curso de língua estrangeira à noite.

Para mim era clara a estagnação. Independente dos esforços que fossem realizados, eu não saía do mesmo lugar. Assim, é claro, a decepção não foi tardia, obtive uma pontuação de em torno de 550 pontos no ENEM 2014.

Sempre sozinho, sem ninguém a quem recorrer, não desisti e fui atrás de novas fontes de estudo. Ao fim do que devem ter sido meses de pesquisa e perguntas aqui pelo fórum, consegui montar uma boa bibliografia; bastava comprar os livros e iniciar os estudos. Entretanto, novas etapas, novos desafios: tendo em vista os altos preços dos livros didáticos, eles houveram de ser comprados de sebos, de forma a chegarem amassados, rabiscados, rasgados, com folhas faltando, etc. Além disso, tinham de ser comprados individualizados (logo, as matérias também tinham de ser estudadas individualizadas), já que não era possível adquiri-los todos de uma vez só, por causa dos problemas financeiros.

Sem deixar se abalar pelas dificuldades, comecei pelos estudos de Química e, com o auxílio do pessoal do fórum, obtive ótimos resultados. Procedi à Física, obtendo, novamente, resultados brilhantes. Além disso, com a ajuda de alguns corretores online, pude melhorar minhas redações; no mais, estudei alguns livros de outras matérias de uma forma mais geral. Chegado o tão esperado dia, dei meu melhor.

Obtive 726,52 pontos.

Reprovado no ProUni e SiSU 2016/1, afundei novamente nos estudos. E afundei mesmo. Fui ao fundo do poço.

Como meus estudos haviam de ser realizados em casa, era impossível o fazer de dia, em via do grande número de distrações. Para tanto, estudava durante a madrugada e dormia durante o dia. Assim foi meu ano de 2015, inteiro e metade do ano de 2016.

Quando me dei conta das reprovações, passei a me dedicar mais ainda. Mas acabei enveredando por um caminho ruim... ficando depressivo.

FELIZMENTE fui aprovado, pelo ProUni, para uma bolsa integral no curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo e, mais recentemente, para uma vaga na Universidade Federal de Pelotas, FINALMENTE realizando meu sonho.



É impossível resumir em alguns parágrafos tudo o que passei. Apesar da ajuda que recebi de minha família e namorada, as dificuldades pelas quais passei foram quase insuperáveis:

- Perder quase que inteiramente um ano e meio de vida para ficar trancado em um quarto estudando (devo ter saído de casa em torno de vinte vezes durante esse período todo);
- Passar uma, duas, três semanas seguidas sem ver a luz do dia;
- Não conversar com ninguém, nem com a própria família;
- Não ter amigos na vida real, etc.



É difícil? É. É impossível? Não.

Os estudos que inciei em 2014/2 foram a respeito de cousas básicas. Ao término do terceiro ano do E.M. eu não sabia:

- O que era um átomo, em Química;
- O que era Cinética, em Física;
- Bháskara, em Matemática;
- Pré-História, em História;
- Relevos, em Geografia;
- O que era uma célula, em Biologia, etc.

Se, partindo disso, eu consegui chegar onde estou, vocês também conseguem. Confiem em si mesmos.

O sentimento que se tem, depois de todo o sofrimento que se passou para chegar até aqui... é impagável. Olhar para trás e ver tudo o que aprendi, tanto a respeito de Biologia, Química, etc. quanto a respeito da vida... é mesmo impagável. Se eu tivesse que voltar de lá do inicio de 2014/2, faria tudo de novo.

Batalhem pelos seus sonhos. É possível chegar lá.



Segue toda a bibliografia que utilizei em meus estudos:

Química: Ricardo Feltre - 7ª Ed.
Física: Tópicos de Física - 21ª Ed.
Biologia: Sônia Lopes (três volumes) e Amabis e Martho (três volumes)
História Geral: Cláudio Vicentino
História do Brasil: Cláudio Vicentino; Bóris Fausto
Matemática: Paiva (ModernaPLUS)
Sociologia: Sociologia em Movimento (PNLD 2015, 2016, 2017)
Filosofia: Gilberto Cotrim + Livros de bolso da L&PM sobre a teoria dos principais pensadores
Geografia: Eustáquio de Sene (PNLD 2012, 2013, 2014)
Português: Leila Lauar Sarmento
Literatura: Curso de Literatura Brasileira - Sergius Gonzaga
História da Arte: Graça Proença
Língua estrangeira: fiz curso



Por fim, gostaria de agradecer aos principais mestres e colegas que me ajudaram a chegar até aqui: Euclides, Elcioschin, Thalisson C., ivomilton, Medeiros, Ashitaka, Carlos Adir, PedroCunha, Mimetist e Nina Luizet.

Muito obrigado por tudo. Vocês foram, além de tutores, amigos, durante esse período tão difícil da minha vida.


Última edição por Christian M. Martins em Qua 28 Set 2016, 16:32, editado 10 vez(es)
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo


Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Elcioschin Sex 30 Set 2016, 17:43

Caro Christian

Certamente o mérito real é seu. Todos nós do fórum fomos apenas coadjuvantes, interessados em ajudá-lo.
Parabéns pela conquista, continue a estudar seriamente e honre sua profissão!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71437
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Christian M. Martins Ter 11 Out 2016, 02:05

SCOFIELD escreveu:Christian, algumas dúvidas:

"com a ajuda de alguns corretores online"

Algum em específico?

"Livros de bolso da L&PM sobre a teoria dos principais pensadores"

Quais livros seriam esses, exatamente?

Sobre os corretores, utilizei o Projeto Redação. Lá, iniciei minhas redações com notas de em torno 400, 500 pontos; fui evoluindo com as dicas dos professores e adquirindo em torno de 900, até atingir 1000. Minha redação no ENEM, enfim, foi condizente com as avaliações do site: obtive 960 pontos — se quiser, posso enviá-la por MP.

Não estou com os livros da L&PM aqui em Pelotas, mas assim que tiver a oportunidade posto os titulos.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por _Arthur_ Ter 11 Out 2016, 02:31

Christian M. Martins escreveu:
SCOFIELD escreveu:Christian, algumas dúvidas:

"com a ajuda de alguns corretores online"

Algum em específico?

"Livros de bolso da L&PM sobre a teoria dos principais pensadores"

Quais livros seriam esses, exatamente?

Sobre os corretores, utilizei o Projeto Redação. Lá, iniciei minhas redações com notas de em torno 400, 500 pontos; fui evoluindo com as dicas dos professores e adquirindo em torno de 900, até atingir 1000. Minha redação no ENEM, enfim, foi condizente com as avaliações do site: obtive 960 pontos — se quiser, posso enviá-la por MP.

Não estou com os livros da L&PM aqui em Pelotas, mas assim que tiver a oportunidade posto os titulos.
Quero sim, me envie por MP sua redação, por favor!
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Smasher Ter 11 Out 2016, 03:10

SCOFIELD escreveu:
Christian M. Martins escreveu:
SCOFIELD escreveu:Christian, algumas dúvidas:

"com a ajuda de alguns corretores online"

Algum em específico?

"Livros de bolso da L&PM sobre a teoria dos principais pensadores"

Quais livros seriam esses, exatamente?

Sobre os corretores, utilizei o Projeto Redação. Lá, iniciei minhas redações com notas de em torno 400, 500 pontos; fui evoluindo com as dicas dos professores e adquirindo em torno de 900, até atingir 1000. Minha redação no ENEM, enfim, foi condizente com as avaliações do site: obtive 960 pontos — se quiser, posso enviá-la por MP.

Não estou com os livros da L&PM aqui em Pelotas, mas assim que tiver a oportunidade posto os titulos.
Quero sim, me envie por MP sua redação, por favor!
Eu também, por favor?  Very Happy Very Happy
Smasher
Smasher
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 583
Data de inscrição : 21/03/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Christian M. Martins Ter 11 Out 2016, 06:18

Enviei a ambos. Smile

Finalmente findou o mistério do M, Smasher. Laughing
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Jose Carlos Ter 11 Out 2016, 14:38

Parabéns!

____________________________________________
...se acupuntura adiantasse, porco-espinho viveria para sempre....
Jose Carlos
Jose Carlos
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 5551
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 73
Localização : Niterói - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por João Medeiros Ter 11 Out 2016, 21:04

Parabéns!!
João Medeiros
João Medeiros
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 21
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Christian M. Martins Qua 19 Out 2016, 01:56

Muitíssimo obrigado a todos. Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Mateus Cabral Lima Sáb 29 Out 2016, 02:34

História inspiradora! Parabéns novamente, Christian!

Mateus Cabral Lima
Padawan
Padawan

Mensagens : 86
Data de inscrição : 16/04/2016
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por anaclaracn Qua 02 Nov 2016, 02:26

que legal Christian!!! parabéns e muito sucesso nessa nova jornada!! você merece muito!
ainda estou na luta mas acho que esse ano vai!! hahaha

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 17/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2 - Página 2 Empty Re: Bixo Medicina UFPel - SiSU 2016/2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos