PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de Cariótipo

2 participantes

Ir para baixo

Análise de Cariótipo Empty Análise de Cariótipo

Mensagem por doraoliveira Qui 22 Set 2016, 12:02

Estou com dúvida na interpretação desse cariótipo. Na contagem, o grupo C deveria ter 7 ares, entretanto após o par 12 aparece um a mais, o que me faz parecer uma trissomia. Além disso, o grupo G tá esquisito, não posso afirmar que seria uma trissomia, pois falta um cromossomo sexual para formar o par XY, o que me faz pensar que o cromossomo a mais nesse grupo seria o sexual.
Alguém pode me ajudar a esclarecer isso? A resposta correta é o item 03 (estou em dúvida entre os itens de V e F do meio (2 e 3).

Análise de Cariótipo 2a9wrww

doraoliveira
Jedi
Jedi

Mensagens : 204
Data de inscrição : 06/02/2016
Idade : 29
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Cariótipo Empty Re: Análise de Cariótipo

Mensagem por Diego A Dom 09 Out 2016, 11:52

Segui a seguinte hipótese da minha fonte e encontrei os seguintes resultados.


Definições:

Grupo C: cromossomos 6 a 12 e X ---> cromossomos submetacêntricos de tamanho médio.

Grupo G: cromossomos 21 e 22 e Y ---> cromossomos pequenos acrocêntricos com padrão de bandas característico

Cariótipo normal:
Masculino (15 cromossomos no grupo C e 5 no grupo G)
Feminino (16 cromossomos no grupo C e 4 no grupo G)

Bom, até aí teríamos um cariótipo normal, pois é do sexo masculino (15 cromossomos no grupo C e 5 no grupo G), ou seja, o 15º do grupo C é o X e o 5º do grupo G é o Y. O que se apresenta de anormal é o último Y do sistema

Alternativa 2) (F) Não é XXY é XYY
Alternativa 3) ( ) 22 pares autossômicos = 44 cromossomos + XY + Y. O estranho é que ele não especificou o outro Y na resposta e também sugeriu que são 21 pares autossômicos = 42 cromossomos, ele sugeriu isso colocando "47, 21+XY", enquanto o correto deveria ter sido 47, 22+XYY, ou somente 47, 22+XY, deixando implícito o outro Y

Nome da síndrome, síndrome do duplo Y, em outras fontes achei como Jacob's syndrome.

fonte:
http://www.biologia.bio.br/curso/Cari%C3%B3tipo%20e%20aberra%C3%A7%C3%B5es%20cromoss%C3%B4micas.pdf

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos