Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Língua Portuguesa
Página 1 de 1
Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...
Assinale a opção em que a expressão sublinhada NÃO tem valor de um adjetivo.
a)Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
b)Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
c)O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
d)Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...).
e)Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.
Alguém poderia me explicar essa questão?
a)Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
b)Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
c)O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
d)Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...).
e)Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.
Alguém poderia me explicar essa questão?
Re: Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...
Olá!
Antes de resolver, procurei o exercício para saber quais seriam as expressões sublinhadas. (nunca deixe de colocar, pois nos ajuda a te ajudar)
A) Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
B) Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
C) O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
D) Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...).
E) Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.
Agora a resolução:
Você pode resolver esse exercício pelo achismo ou pela função sintática.
Pelo achismo:
Basta se lembrar que adjetivo tem função de característica do ser.
A) a menina é de fora ✓
b) os soldados são de canoa ??? -> já marcava essa que não faz sentido
c) as algas são do mar ✓
d) as coisas são do mato ✓
e) a lama é do brejo ✓
Pela função sintática:
'de fora', 'do mar', 'do mato' e 'do brejo' são adjuntos adnominais (papel de adjetivo)
'de canoa' é adjunto adverbial de modo/meio
--> se vc não conhece ou não sabe a diferença entre essas duas funções sintáticas, dê uma revisada na teoria para entender e ficar por dentro!
qqer outra dúvida, só falar
Abç
Antes de resolver, procurei o exercício para saber quais seriam as expressões sublinhadas. (nunca deixe de colocar, pois nos ajuda a te ajudar)
A) Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
B) Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
C) O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
D) Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...).
E) Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.
Agora a resolução:
Você pode resolver esse exercício pelo achismo ou pela função sintática.
Pelo achismo:
Basta se lembrar que adjetivo tem função de característica do ser.
A) a menina é de fora ✓
b) os soldados são de canoa ??? -> já marcava essa que não faz sentido
c) as algas são do mar ✓
d) as coisas são do mato ✓
e) a lama é do brejo ✓
Pela função sintática:
'de fora', 'do mar', 'do mato' e 'do brejo' são adjuntos adnominais (papel de adjetivo)
'de canoa' é adjunto adverbial de modo/meio
--> se vc não conhece ou não sabe a diferença entre essas duas funções sintáticas, dê uma revisada na teoria para entender e ficar por dentro!
qqer outra dúvida, só falar
Abç
dd0123- Estrela Dourada