PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem PPL 2009

3 participantes

Ir para baixo

Enem PPL 2009 Empty Enem PPL 2009

Mensagem por APSmed Qui 15 Set 2016, 12:12

Não é a primeira vez que os cientistas brasileiros são colocados diante do desafio de encontrar uma fonte de energia renovável como alternativa para o petróleo e seus derivados. Tampouco é a primeira vez que uma planta, “que cresce por si só como mato”, é vista como a salvação da lavoura e depois se torna uma frustração para os produtores. Os pesquisadores temem que a riqueza da biodiversidade brasileira confunda produtores rurais e os leve a subestimar o desafio científico e tecnológico de transformar qualquer planta promissora e dela obter uma commodity agroindustrial, como se fez com a cana e o etanol.
Sem ciência, biodiversidade não garante produção. Ciência Hoje, n. 4, jul. 2008
(adaptado).
Uma das grandes limitações para uso, em escala comercial, de espécies vegetais nativas, ainda não domesticadas, para a produção de energia, deve-se ao fato de essas plantas, em geral, apresentam baixa

Enem PPL 2009 Alternativa_1resistência a fatores abióticos.
Enem PPL 2009 Alternativa_2rusticidade.
Enem PPL 2009 Alternativa_3uniformidade no crescimento.
Enem PPL 2009 Alternativa_4variabilidade genética.
Enem PPL 2009 Alternativa_5adaptação ao ambiente.
Resposta : C           O que eu deveria saber para resolver essa questão ?  Por que não poderia ser a E ??

APSmed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Enem PPL 2009 Empty Re: Enem PPL 2009

Mensagem por hugo araujo Qui 15 Set 2016, 13:49

Com o desenvolvimento tecnológico de hoje, o solo é manipulado para atender as necessidades da planta ou a planta é modificada geneticamente para se adaptar em qualquer substrato. 

Eu errei essa questão, ela ao meu ver é uma daquelas questões estranhas do enem, a qual você elimina as respostas erradas sem saber o porque da alternativa estar correta.

Forçando um pouco a interpretação, acho que a uniformidade da plantação é necessária para facilitar a colheita, estimular a quantidade produzida em massa, por exemplo, ou a estipulação da lucratividade e entre outros fatores que talvez estejam relacionados.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Isabela1972 Qui 15 Set 2016, 19:39

hugo araujo escreveu:Com o desenvolvimento tecnológico de hoje, o solo é manipulado para atender as necessidades da planta ou a planta é modificada geneticamente para se adaptar em qualquer substrato. 

Eu errei essa questão, ela ao meu ver é uma daquelas questões estranhas do enem, a qual você elimina as respostas erradas sem saber o porque da alternativa estar correta.

Forçando um pouco a interpretação, acho que a uniformidade da plantação é necessária para facilitar a colheita, estimular a quantidade produzida em massa, por exemplo, ou a estipulação da lucratividade e entre outros fatores que talvez estejam relacionados.
Não poderia ser a D não ?
Isabela1972
Isabela1972
Jedi
Jedi

Mensagem por hugo araujo Qui 15 Set 2016, 20:24

A baixa variabilidade genética seria uma qualidade, pois o intuito é possuir uma plantação homogênea e uniforme. 

Perceba que a variabilidade genética está diretamente relacionada a resposta da questão. A falta de uniformidade do crescimento do mato está relacionado a sua variabilidade genética, se a mesma fosse pequena o mato cresceria uniformemente.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo