PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação ime ou ita

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Preparação ime ou ita

Mensagem por lucasavelino Qui 4 Ago - 12:23

Gente preciso de ajuda estou pensando em prestar IME ou ITA e queria saber a opinião de vcs e tbm queria saber qual mais fácil de entrar dos dois , no momento tenho 18 anos e estou me preparando pro enem com cursinho infelizmente n sei a matemática avançada desses vestibulares e minha base n é muito boa e queria saber se ate em 3 anos de preparação consigo entrar la e tbm queria dicas de como se preparar , estou muito em duvida pq tenho medo de n passar e tbm a questão financeira pq sou de recife e só tem 2 cursos bons aqui GGE e motivo e os 2 caros

lucasavelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por Claudir Dom 7 Ago - 0:54

Ambos os vestibulares - IME  e ITA - são difíceis, cada um com suas características.

Particularmente considero as provas do IME tão difíceis quanto as do ITA, embora o vestibular deste último seja mais concorrido. É muito mais comum pessoas que querem ITA irem para o IME por não terem conseguido passar no ITA do que o contrário.

É muito difícil, porém possível, passar nesses vestibulares com 1 ano de cursinho. Normalmente as pessoas passam no segundo ou terceiro ano de estudos - exceto aqueles que se preparam desde o início do ensino médio, como os alunos das grandes escolas de Fortaleza.

Você não deve ter medo de fracassar. Ao estudar para o ITA, você estará se preparando para uma prova de alto nível, ou seja, estará adquirindo conhecimentos além dos necessários para passar nos vestibulares comuns, então não há nada a perder.

Há uma frase do Theodore Roosevelt que eu gosto bastante:
"Se fracassar, ao menos que fracasse ousando grandes feitos, de modo que a sua postura não seja nunca a dessas almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota."

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por lucasavelino Dom 7 Ago - 10:47

Pow amigo obrigado pela frase realmente muito motivante , enfim acho que esse ano vou tentar o enem pra engenharia se eu passar vou ficar um tempo la pq disseram que o começo de engenharia é mais ou menos o que agt da pra esses vestibulares e se por acaso eu me der bem nesse periodo acho que vou trancar e tentar o ime ou ita por bolsa de estudo se eu conseguir a bolsa integral acho que fico tentando ate o limite de idade o que vc acha dessa alternativa ?

lucasavelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por Claudir Dom 7 Ago - 14:13

As únicas matérias que você vai ver no início da engenharia e que são realmente úteis para a prova do ITA são Física I e Cálculo I (sendo que este último servirá apenas como auxílio teórico, pois não cai no ITA).

Se você for cursar o primeiro semestre numa faculdade de engenharia, leve isso como uma experiência pra decidir se é isso mesmo o que você quer, ou se você quer mais.
No entanto, acho que você deveria começar a estudar para o ITA, se você decidir que quer isso mesmo, desde o início do ano que vem, pois leva-se tempo até tapar os buracos que o ensino médio deixou para depois começar a aprofundar nos conteúdos (pelo menos uns 5 meses, com ajuda de um bom cursinho).

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por lucasavelino Dom 7 Ago - 14:19

Pois é mano so estou preocupado com o tempo q posso tentar mas pelo que estou vendo vou ter em torno de 2,5 anos ou 3.5 anos e quero fazer como vc falou pq se eu ver que engenharia é realmente o q eu quero eu ja tranco e tento pois vale muito a pena agr se eu tiver tomando pau na engenharia ja vou ficar na duvida . aqui em recife tem 2 cursos GGE e Motivo sabe me informar alguma coisa deles ? e tipo talvez eu concilie cursinho com a faculdade , mas ainda estou na duvida em qual tentar ITA ou IME vou querer o q for mais meu estilo de prova ou o mais fácil de entrar

lucasavelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por Claudir Dom 7 Ago - 14:33

IME e ITA são bem diferentes. O IME é completamente militar, enquanto o ITA, apesar de ser da aeronáutica, é muito mais civil. Você precisa decidir onde quer estudar não pela dificuldade da prova, mas sim pelas características da instituição e pelos cursos que oferecem. Pesquise um pouco sobre essas escolas.

Não sei lhe dizer se esses dois cursinhos são bons, sugiro que você veja a relação de aprovados por cada um a cada ano, mas turmas ITA costumam ser boas, independente do cursinho, a maior parte dos estudos dependerá do seu esforço.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por lucasavelino Dom 7 Ago - 14:49

Ahhhh entendi mano obrigado tipo eu me acho um cara bem de boa sabe ? gosto de ajudar pessoas , n gosto de ser grosso , me acho bem de boa mas infelizmente tenho uma deficiência só monocular e queria saber se isso alteraria alguma coisa em alguma dessas instituições mas relação ao resto nao ligo muito queria a quer me desse a melhor formação para o mercado de trabalho ou a que me desse as melhores contratações no futuro

lucasavelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por marcelomendes1 Dom 7 Ago - 15:35

Tem muitos tópicos de preparação para ITA/IME aqui no fórum eu recomendaria fazer como eu, ler 5 paginas diariamente das abas Dicas de Material Didáticos e Bate Papo dos Membros até acabar todas. Lembre de ler atentamente os tópicos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Desse modo, vc irá encontrar diversos tópicos sobre o ITA/IME, livros, embasamento, aprofundamento, métodos de estudos e muito mais.

Um tópico que eu acho muito bom é esse aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já adiantando, lendo os tópicos vc irá encontrar livros que vc precisa comprar e alguns desses tem na internet, eu pesquisei muitos deles e os que eu achei eu coloquei no meu drive, então, caso vc não consiga comprar livros físicos, pode encontrar em pdf aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Boa sorte e comece o quanto antes!
marcelomendes1
marcelomendes1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/06/2016
Idade : 29
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por lucasavelino Dom 7 Ago - 15:37

Ok obrigado marcelo =D  eu ja olho esses topicos e realmente ajudam muito

lucasavelino
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por Claudir Dom 7 Ago - 15:47

Quanto ao seu problema monocular, tenho um amigo que estuda no ITA e enxerga só de um olho... Portanto creio que não seja um problema. Quanto ao IME, eu já não sei.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação ime ou ita  Empty Re: Preparação ime ou ita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos