Potência efetiva do motor
3 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Física
Página 1 de 1
Potência efetiva do motor
(OBFEP-2014)
Na fábrica ao lado da escola, existia um elevador de construção civil que transportava os trabalhadores para os lugares mais altos da obra. Um dia, o travesso Bisnaga entrou no elevador e acionou o botão de subir. Bisnaga tinha 50 kg e o elevador tinha 350 kg. O motor do elevador ficava no chão e puxava o elevador para cima por meio de um cabo, de massa desprezível, que passava por duas roldanas muito bem lubrificadas. Esta brincadeira durou apenas o tempo de subida, pois dois trabalhadores estavam esperando Bisnaga no alto da construção para trazê-lo para baixo pela escada. Foi o professor Arquimedes que recebeu o mestre da obra trazendo Bisnaga pelo braço. Depois da bronca e da saída do mestre da obra, o professor falou:
- Eu verifiquei que o elevador levou 12s para subir os 30m de altura.
Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e que ele sobe praticamente em movimento uniforme, qual a potência efetiva do motor usado pelo elevador?
a) 8 kW
b) 10 kW
c) 15 kW
d) 18 kW
Na fábrica ao lado da escola, existia um elevador de construção civil que transportava os trabalhadores para os lugares mais altos da obra. Um dia, o travesso Bisnaga entrou no elevador e acionou o botão de subir. Bisnaga tinha 50 kg e o elevador tinha 350 kg. O motor do elevador ficava no chão e puxava o elevador para cima por meio de um cabo, de massa desprezível, que passava por duas roldanas muito bem lubrificadas. Esta brincadeira durou apenas o tempo de subida, pois dois trabalhadores estavam esperando Bisnaga no alto da construção para trazê-lo para baixo pela escada. Foi o professor Arquimedes que recebeu o mestre da obra trazendo Bisnaga pelo braço. Depois da bronca e da saída do mestre da obra, o professor falou:
- Eu verifiquei que o elevador levou 12s para subir os 30m de altura.
Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e que ele sobe praticamente em movimento uniforme, qual a potência efetiva do motor usado pelo elevador?
a) 8 kW
b) 10 kW
c) 15 kW
d) 18 kW
Romer cake- Jedi
Giovana Martins- Grande Mestre
Re: Potência efetiva do motor
Obrigado Giovana, ajudou bastante na compreensão da questão .
Romer cake- Jedi
De nada!
Giovana, deixe-me cumprimentá-la pelo seu desenvolvimento. Você agora passou para uma fase muito contributiva, dando boas soluções aos colegas.
Você, sem dúvida, está mais perto da sua faculdade escolhida!
Você, sem dúvida, está mais perto da sua faculdade escolhida!
Euclides- Fundador
Muito obrigada, Euclides! Ainda tenho bastante dificuldades em uma série de coisas, mas, estou estudando bastante e sinto que estou evoluindo aos pouquinhos, .
PiR2 :: Questões Especiais :: Olimpíadas :: Física
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos